terça-feira, janeiro 29, 2013

Sublime Egoismo


Tenho acompanhado o processo de escolha do candidato do PSD à câmara municipal de Gaia com o interesse de alguém a quem o desfecho das autárquicas naquele município não é indiferente, com o distanciamento possível a quem não está lá e com o relativo conhecimento de causa que seis anos de trabalho naquele município me permitiram.
Do município, das pessoas e da secção do PSD.
Luís Filipe Menezes(LFM) é um politico com enormes qualidades e alguns defeitos.
As qualidades permitem-lhe aspirar a ser o que quiser na politica portuguesa.
Os defeitos impediram-no de ser hoje primeiro ministro de Portugal.
Mas não é disso que estamos a tratar neste post.
É mesmo do processo que leva á sua sucessão.
Convirá recordar que quando em 1997 LFM decidiu ser candidato a Gaia, liderada pelo PS de Heitor Carvalheiras, essa opção do então presidente da distrital do Porto não foi pacifica no seio da secção gaiense.
Houve quem tentasse impedir a sua candidatura, houve aqueles que nada fizeram para ela ter sucesso e houve até alguns que atravessavam ostensivamente a rua para não terem de cumprimentar o então candidato!
A verdade é que Menezes ganhou.
E os que se lhe opunham converteram-se.
Uns a Menezes.
Outros os poder que ele significava.
E durante 16 anos os oponentes e os apoiantes viveram no melhor dos mundos.
Para eles, mesmo para aqueles que mais acerrimamente se tinham oposto á sua primeira candidatura, era Deus no céu e Menezes na Terra.
Á custa do poder de LFM tiveram vida boa.
Lugares na câmara, nas empresas municipais, no partido e noutras instâncias mesmo quando nalguns dos casos a forma como exerciam esses cargos tornava o "principio de Peter" obsoleto.
Graças ao poder de Menezes fizeram felizes familiares e amigos, subiram na "sua" hierarquia social, atingiram patamares que sem Menezes nem sonhar ousariam.
Mas um dia, por força da lei de limitação de mandatos, perceberam que LFM ia embora.
Por acaso candidatar-se a um município do outro lado do rio mas o problema era dele não deles.
E ressuscitaram os pruridos contra Menezes adormecidos durante longos anos dos quais o principal era não ser de Gaia, ser de fora, e isso era crime de "lesa majestade" para os defensores da pureza da "raça gaiense".
Entretanto LFM , também presidente da secção do PSD, viu-se em mãos com o problema de escolher  entre vários potenciais candidatos aquele que irá liderar a candidatura ao município.
Sabendo que para isso tem de contar com quem está e quer estar e não com sucessões dinásticas  que pessoalmente nunca acreditei que viessem a acontecer.
E LFM escolheu, do meu ponto de vista com lógica, José Guilherme Aguiar.
Com a lógica de ser de Gaia, de ser mediaticamente muitíssimo mais conhecido que qualquer dos outros, de ter sido presidente de junta de freguesia e vereador no município e de os estudos de opinião indicarem que é de longe o melhor candidato.
Levado o nome á "sua" comissão politica de secção assiste-se á impensável votação de sete a favor e sete contra com um conjunto de atitudes e declarações profundamente desagradáveis por parte de alguns opositores á solução em relação ao próprio LFM o tal que veneravam quando do poder por ele distribuído (e conquistado) resultava a referida vida boa.
E percebendo-se claramente que o epicentro da contestação e a estratégia de derrotar a opção de LFM não brotou de nenhum desses sete opositores.
Vem de muito longe.
Luís Filipe Menezes não é um "santo" já todos sabemos.
Cometeu os seus erros, as suas injustiças, teve posturas escusadas durante estes 16 anos para com muita gente.
Mas não merecia isto.
Esta grosseira ingratidão, esta falta de respeito, esta assumpção de egoísmos pessoais perfeitamente condenáveis e que põe em causa a continuidade de um projecto politico de sucesso que transformou Gaia para muito melhor.
Não sei como vai acabar todo este processo.
Mas sei, isso sim porque a História no-lo ensina, que onde há um "Júlio César" há um "Brutus".
Neste caso vários.
Depois Falamos.

12 comentários:

Anónimo disse...

Genial.
Parabéns amigo Luis.
MF

Anónimo disse...

Um pequeno lembrete : na lógica que diz ter presidido à escolha de guilherme aguiar ( ser de gaia, ter presidido a uma freguesia,etc.,etc. ) "esqueceu-se" de mencionar a falta de carácter e militancia social democrata demonstrada por este indivíduo aquando da sua passagem por matosinhos... Caro Cirilo : deixe os taticismos...

Anónimo disse...

Amigo Luis,

As "raposas" são uns ANIMAIS matreiros, desleais e de conduta muito baixa.

Todos sabemos disto!

Mas, mesmo assim, os "pintainhos", tristes otários anestesiados, foram deixando o "galinheiro" ser invadido, ao longo de anos, de uma forma sorrateira...

Allons nous méditez sur cette...

Ass: mais um pinto

Anónimo disse...

Caro Luis,

"Notícia de Última Hora!

Aguardamos confirmação da notícia que nos chegou à redacção, sobre a iminente transferência de um membro da Comissão Política Concelhia de V.N.Gaia, um Homem de mérito e curriculo incontestável, que iria assumir funções de relevo, em Lisboa, num importante Ministério.

O Notícias da Internet"

Brincadeiras de garotada, que nos saiem caro.
Um abraço,

A. Rosas disse...

A pergunta que daqui resulta, caro amigo Luís, e que se tem de colocar no debate político interno do PSD, é analisar as vantagens e desvantagens de ter uma entidade externa (JSD) com intervenção directa nos destinos de outra entidade (PSD).

E reciprocidade?

E porque não incluir também os TSD, os ASD ou as MSD?

A realidade política de inicios dos anos 80 mudou muito.
Nós também temos de analisar e, eventualmente, evoluir.

Um abr,
A. Rosas

Unknown disse...

Caro Amigo, os meus parabéns por este artigo de opinião, diz tudo!
Posso partilhar no Facebook?

Unknown disse...

Caro Amigo, os meus parabéns por este artigo de opinião, diz tudo!
Posso partilhar no Facebook?

il disse...

Há mouros na costa! Só pode...

Sabem que em Lisboa quem nomeou os candidatos foi a distrital. Quando disse que não era próprio, veio «então eles foram eleitos». Pois não sabem os estatutos.

Aí é a falta de...tudo.

Anónimo disse...

APRE!! TÁ QUIETO!!
------------------
LC,

Dizem-me, uns pintos que por aí esvoaçam, ainda aturdidos com os ANIMAIS, que a raposa-mor de gaia, tem milhúrdios-á-fastazana, para a (sua) campanha...

Digam ao outro, o das sardinhas, que o que está a dar é o(s) negócio(s) à beira-rio.... das mercearias, claro! Nos festivais, que ninguém se lembre de mixordiar!!

Apre!! Tá quieto!!

assina: outro pinto

Anónimo disse...

Cerca de 30 anos de presença nas Vereações da Câmara Municipal, deram à raposa-mor de Gaia a sabedoria para manobrar...

A especialidade poderia ser os tractores e as charruas! Mas não! A "raposa" manobra como ninguém a miudagem da JSD.

E os 2 miúdos da CPC (membros por inerência), não falharam na altura de decidir o seu voto. Os outros 5 membros também não falharam. E (tentam) assim, decidir o nosso destino comum.

A raposa anda feliz!

E que tal uma matreirada e convocar um Plenário Geral onde estes indivíduos nos apresentem o seu alto gabarito e as suas escolhas?

Para eles era uma boa oportunidade para "sairem do armário"! Para nós, finalmente, ficavamos a conhecê-los... a todos!

Bom, mas se calhar, ainda nos aparecia a dizer algo do tipo:
"- Olá, sou o "JSD eleitor", aluno ali na escola secundária de ....., nunca reprovei e até sou um aluno fixe. Conheço todos os professores da turma, que são mt fixes. Dou-me bem a ginástica, conheço a Biblioteca e o Bar, que é fixe. Pratico badminton porque é fixe. Nunca trabalhei porque ainda não tenho idade apropriada, mas sei que é fixe. Sei mais umas coisitas fixes. A JSD é fixe e o seu antigo Presidente, lá por ter 50 anos, é o gajo mais fish que conheço!"

Anónimo disse...

Brilhante! Concordo em 100%!

O Dr. Menezes foi traído pelas "galinholas" a quem deu o "milho" durante 14 anos.

Haja coragem para mudar os abutres!

Também concordo que o Dr. Menezes não merecia isto.

luis cirilo disse...

Caro MF:
Obrigado. É o que penso.
Caro Anónimo:
É a sua opinião anónima. vale o que vale.
Caro mais um pinto:
Esse processo assisti eu a ele nos meus anos de Gaia. Mas...
Caro Anónimo:
Não é verdade ao que sei. Mas era o preço...
Caro A.Rosas:
Totalmente de acordo. Especialmente quando esses votos são postos ao serviço de interesses que nada tem com as organizações. De h´+a muito que defendo, como sabes, uma verdadeira reforma estatutária no PSD. Tem faltado é a coragem necessária.
Caro Anónimo:
Obrigado. Pode partilhar á sua vontade.
Cara il:
Remeter o assunto para Lisboa é meio caminho andado para mais uma câmara perdida. É a concelhia que o deve resolver.
Caro outro pinto:
É o que me dizem também.
Caro Anónimo:
Do meu ponto de vista o dr LFM devia convocar um plenário e pedir aos militantes um inequivoco voto de confiança para escolha do candidato. E votação de braço no ar desse voto de confiança. Para que cada um assumisse as suas responsabilidades.
Caro Anónimo:
Creio que o dr Menezes ainda tem condições para resolver o assunto da melhor maneira que é assegurar definitivamente a candidatura de Guilherme Aguiar. Qualquer outra opção será uma derrota para ele com consequências na sua candidatura ao Porto.