sexta-feira, janeiro 04, 2013

O Autocarro e o Sonho.


Comecei a ir ver jogos do Vitória em meados dos anos sessenta!
Há muito tempo.
Lembro-me, até, que o primeiro jogo que fui ver a contar para o campeonato nacional da 1ª divisão foi ainda no campo da Amorosa e o Vitória venceu o Porto.
Uma boa estreia!
Com essas primeiras idas ao futebol, ora com o meu pai ora com o meu avô, nasceu uma paixão para a vida toda pelo Vitória e um sonho de menino: Ir ao balneário, conhecer os jogadores e até fazer uma viagem no autocarro (ao tempo da firma "João Carlos Soares") com a equipa numa das suas deslocações para jogos fora.
Creio que todas as crianças que gostam de futebol tem sonhos parecidos.
Uns anos mais tarde, aí por 1968 ou 1969, cumpri dois terços do sonho.
Um dia, antes de um jogo em casa creio que com a Sanjoanense mas não tenho a certeza, fui com o meu pai e um amigo dele (o senhor Belmiro Jordão ao tempo director do clube)aos balneários antes do desafio e num tempo em que as exigências de uma equipa profissional nada tinham a ver com as de hoje.
Lá estive com os jogadores (um dos meus idolos o Mendes "pé de canhão" até me passou uma bola para eu dar um chuto), vi-os fazer o aquecimento naqueles corredores gelados dos antigos balneários do estádio, tive até a emoção de subir as escadas para o relvado e atravessá-lo de uma ponta a outra.
No autocarro é que nunca andei!
Entretanto cresci.
E os sonhos infantis de conhecer jogadores, ir ao balneário, andar no autocarro foram substituidos por outros mais adequados á idade adulta mas também de muito mais dificil realização.
Ver o Vitória ser campeão nacional da I liga, ganhar a taça de Portugal, jogar a "Champions.
Em termos de Vitória é um sonho de vida.
Que espero ver realizado.
Depois Falamos

P.S. Quarenta e tal anos depois cumpri a terceira parte do sonho.
Andei no autocarro.
Que é excelente, é do Vitória (e não da já inexistente empresa "João Carlos Soares"), mas não é aquele que preenchia os meus sonhos de miudo.
Há um tempo para tudo!

22 comentários:

Anónimo disse...

snif snif

jj disse...

Aqui por Braga, já ganhámos a Taça, já jogámos na "Champions" e havemos de ser campeões nacionais. Mas sonhar faz bem e não paga impostos!

luis cirilo disse...

Caro jj:
O sonho comanda a vida.

Anónimo disse...

O vosso sonho é a nossa REALIDADE! Este ano vamos ficar mais uma vez em 3º lugar e a Fase de Grupos da Liga dos Campeões vai-nos render mais 10/12 milhões. A Taça de Portugal ou a Taça da Liga este ano vai ser nossa. Continua a sonhar Luis Cirilo, porque sonhar, faz parte da vida. Saudações Bracarenses!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O nosso sonho é ganhar o campeonato. Coisa que o braga hunca conseguirá a não ser na play station e mesmo aí...
Quanto ás taças boa sorte para a da Liga que devem chegar ás meias finais...

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo, no dia 16 conversamos para falar da Taça de Portugal. Já vi que estamos eliminados pelo Vitória mesmo antes de jogar, mas nós em Braga gostamos que estejam confiantes. Já o Luis Cirilo aqui no seu Blog estava confiante para o jogo da Liga e perderam 0-2, não pense que me esqueci aqui das suas palavras antes do jogo. Quanto à Taça da Liga e passagem às meias-finais, ainda temos que ganhar ao Beira-Mar e respeitar o adversário e ganhar com seriedade e mérito. Quanto a ganhar o campeonato, já estivemos recentemente perto, não fosse a história do túnel e mesmo assim disputamos o título até à última jornada, situação que o Vitória nunca teve. Mas face às condições atuais, estamos tão perto de ganhar o título como o Vitória de conseguir uma qualificação para a Liga Europa. Vamos sonhando, nós com o título e o Vitória com a Liga Europa. Falaremos depois!

Unknown disse...

O anónimo bracarino, não escrevas o que não sabes. Então o Vitória na época 68/69, não ficou a apenas 3 pontos do título, e não lutou pelo título até final do campeonato? Ficou a saber agora, para na próxima não voltar a ficar mal.
Quanto à Taça de Portugal, se há pessoas que dizem que o vosso Clube já passou, são muitos bracarinos e alguma da imprensa deste país.
Talvez dia 16, todos eles fiquem mal dispostos.
Força Vitória, jamais caminharás só!
E já agora, os bracarinos não vivem sem o Vitória, estão sempre em cima do acontecimento do Vitória.
Haja inveja!

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Como compreenderá sempre que o Vitória defrontar o SCB neste blogue verá palavras de incentivo ao Vitória e a convicção no triunfo. O contrário seria negar-me a mim próprio.
Quanto aos objectivos para esta época parece-me razoável pensar que o Vitória se apurará para a Liga Europa e o SCB para a Champions. Salvo percalços num e noutro caso.
Taça de Portugal?
Depois Falamos.
Caro Lafuente:
De facto já por várias vezes disputamos o titulo e andamos lá perto ao contrário do SCB que o disputou uma vez.
Quanto ao dia 16 veremos quem ri no fim

Anónimo disse...

Caro José Lafuente espanholito e Caro Luis Cirilo, o SCBraga além de ter disputado a Liga até à última jornada, noutras épocas também lá andou perto como o Vitória, mas na parte final eram sempre empurrados para baixo pelas arbitragens. Quanto à Taça de Portugal, dia 16 vai ser um grande jogo, mas o SCBraga em condições normais e atuais, vence o jogo, desde que não hajam forças estranhas em pleno estádio do rei. Para quem já tem uma Taça de Portugal de 1966, não deixa de ser um objetivo conquistá-la novamente, para quem não tem nenhuma no seu palmarés, passa a ser um sonho, desde que na final os adeptos não saiam aos 60m de jogo. Hoje mais uma excelente vitória sobre o Moreirense e o 3º lugar mais consolidado. Não se esqueçam do nosso sucesso recente, com a conquista da Taça Intertoto (está no site da UEFA o nome do SCBraga), Final da Liga Europa e duas participações na Fase de Grupos da Liga dos Campeões. O Vitória nos últimos anos além de descer de divisão, tem andado sempre atrás do SCBraga na classificação, excepto no ano a seguir à subida de divisão. Enquanto houver A.Salvador, sempre acima de vós. A VOSSA SINA É SOFRER COM O NOSSO SUCESSO!

Pedro disse...

Caro anónimo, percebo perfeitamente o seu estado de espírito, tem vivido momentos singulares em Braga, o clube está de facto estável, neste momento, é superior ao Vitória, não há a mínima dúvida, mas lembre-se de uma coisa, não foi sempre assim, como deve saber, nem será sempre assim.Olhe para o estado miserável do Sporting, agora é a filial a ocupar o espaço da "casa mãe", falta saber até quando.
Agora, ao contrário do sr., nós temos de viver com que temos, estamos a passar um período difícil, talvez perdure mais uns anos, mas é a vida, temos de aguentar é que ao contrário do Sr., que no dia que o Braga cair, isso acontecerá naturalmente, a vida é feita de ciclos, terá sempre as vitórias do seu Benfica na taça da Liga para lhe dar moral.

Passe bem.

Pedro

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Vamos por partes: Não me lembro de nenhuma época com excepção daquela em que conquistaram o segundo lugar em que o SCB tenha andado a disputar o primeiro lugar.
O Vitória sim.
TReinado por Jorge Vieira, Marinho Peres, Paulo Autuori e Quinito.
É verdade que no Jamor sairam alguns (uma insignificante minoria)antes do fim.
Mas para ter adeptos a sair é preciso tê-los no estádio...
Quanto ás "forças estranhas" no dia 16: Eu acho que depois da arbitragem de Soares Dias no Braga-Vitória da vergonha qualquer adepto bracarense devia ter o pudor de durante dez anos não falar de árbitros em jogos entre as duas equipas.
Caro Pedro:
O caminho dificil que estamos a fazer outros o farão também. Se calhar em pior situação do que nós.
Eu não retiro mérito ao SCB e ao seu percurso nestes ultimos anos mas também sei de duas coisas:
Uma é que o clube bracarense dispôs de apoios excepcionais do poder politico autárquico que só tem paralelo com o que acontecia na Madeira com o o Maritimo e Nacional.
Outra é que se não fossem os disparates da gestão anterior e a subserviência ao "outro" clube de Braga nunca o Vitória estaria nesta situaçãoi nem o Braga à nossa frente.
Mas atrás de tempo...tempo vem!

Anónimo disse...

Caro Pedro.
Concordo com o seu comentário, excepto na questão do Benfica. O que se passou com o Vitória quando o Pimenta Machado assumiu os destinos do clube, passou-se o mesmo agora com o A.Salvador. Antes de assumirem a presidência, tanto em Guimarães, como em Braga, havia muitos sócios que eram bi-clubistas (foi o próprio Pimenta Machado que o disse em entrevista recente). Em Braga quem era sócio biclubista deixou de o ser e quem continuou a ser, deixou de ser sócio e tenho testemunhos de pessoas que o eram. Quem vai ao Axa ver um SCBraga-Benfica fica a perceber que ali não há benfiquistas no meio dos sócios do SCBraga. Quanto aos ciclos, é verdade, já vivemos tempos dificeis e agora felizmente os tempos são bons, é a vida desportiva. Vocês, mesmo com o Pimenta Machado e o famoso SACO AZUL, o encosto ao P.Costa e à Liga, nunca conseguiram este sucesso do SCBraga. Os industriais de Guimarães sempre apoiaram muito o vosso clube, daí algum ascendente em relação ao SCBraga em algumas épocas.
Caro Luis Cirilo, não tenho dúvidas que o Vitória nessas épocas andou nos lugares cimeiros a fazer o que o SCBraga hoje em dia faz, lutar para os três primeiro lugares. Em relação ao Soares Dias e a esse jogo, apenas reconheço que têm razão no lance do penalty do Renteria e que deu a vitória final. Mas lembra-se da vitória por 1-0 no vosso estádio em que o Flávio Meireles empurrou a bola e o Andrés Madrid para dentro da nossa baliza e não foi assinalada a falta? Em relação ao apoio autártico, que eu saiba a Câmara não vendeu ao SCBraga o estádio por valor irrisório e que depois de vendido, ainda fez obras pagas pela Câmara para o Euro2004. O apoio da Câmara ao SCBraga foi a aquisição de acções e a cedência do estádio por um aluguer baixo. Desde que entrou o A.Salvador, os milhões que têm entrado são devido a vendas de jogadores e participações na Liga dos Campeões, Liga Europa, publicidade e televisão.
Quanto ao "outro" clube de Braga, já respondi ao Senhor Pedro e não vá por aí, porque a realidade em Braga hoje é outra. Tenho amigos vitorianos e da cidade de Guimarães(quem trabalha no ensino e no Distrito de Braga sabe isso)e sei bem as preferências clubísticas de cada um deles. Nem todos são só adeptos do Vitória, também são adeptos de outros clubes chamados "grandes". Os tempos são de extrema dificuldade e o que se passa no Sporting é tudo má gestão. Compreende-se que o Miguel Lopes, um lateral direito vá passar a ser um dos mais bem pagos do plantel? Isto é má gestão. Em Braga, o A.Salvador, não tem cometido loucuras, tem um teto salarial e não abdica dele. Veremos quantos anos aguentamos este período positivo em todos os aspetos. Saudações!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não acredite em tudo que lê nos jornais. Em Guimarães nunca houve esse fenómeno do bi clubismo nem nunca passamos a vergonha de ver nos jogos em casa o clube visitante ter mais adeptos como era frequente em Braga.
Não sei onde foi buscar essa ideia dos industriais de Guimarães apoiarem muito o clube. Pelo menos nos ultimos 40 anos isso não sucedeu. Mas mesmo no tempo em qie isso era um facto(anos 50 e 60 do século pasado) faziam-no com o próprio dinheiro e não á custa dos contribuintes!
Quanto ao estádio:é verdade que ele foi vendido ao clube por um preço simbólico e que a Camara investiu algum dinheiro para o euro 2004. Mas quer comparar isso com a megalomania que é ter dois estádios municipais pagos pelos nossos impostos? quer comparar uma dação a preço simbólico a ter gasto 20 milhões de contos (100 milhões de euros) num monumento ao desperdicio como é o estádio AXA? Finalmente em relação a Soares Dias: Não deve ter visto o jogo ou então não se lembra do chorrilho de asneiras sempre a favorecerem o clube da casa. Comparar isso a um lance duvidoso num Vitória-Braga é simplesmente querer justificar o injustificável.
P.S. Realmente os bracarenses tem muita razão para falarem do encosto de outros clubes a Pinto da Costa e á Liga...

Anónimo disse...

"Não sei onde foi buscar essa ideia dos industriais de Guimarães apoiarem muito o clube. Pelo menos nos ultimos 40 anos isso não sucedeu."
isto é falso, o VSC quando o Pimenta entrou, nos primeiros 10 anos do mandato, muitos industriais ajudaram, eu fui um deles, mas com o tempo a industria deixou de dar dinheiro e a credebilidade do uso desses dinheiros fez com q a torneira fechasse.... O sr. sabe bem disso !!

luis cirilo disse...

Caro Anonimo:nos dez primeiros anos de Pimenta Machado eu nem nos orgaos sociais estive muito menos na dreccao. Sempre o ouvi dizer que nunca teve apoios da industria para gerir o clube. Nos anos em que la estive (1995 a 2002) constatei que assim era.

Anónimo disse...

Não me esqueço k Pimenta Machado prometeu uma equipa para o titulo a seguir á época maravilhosa de 86/87 e essa equipa nunca mais apareceu, nem o Vitória mais lutou por esse titulo. Mentiu aos sócios. Sabia prometer uma equipa sempre num prazo de 2 anos, mas nunca cumpriu...
Não lhe perdou-o isso, já para não falar na famosa Assembleia Geral dos Kapangas.
Se roubou o Vitória? Roubou e roubou bem, por isso mesmo foi condenado.
Se vier algum dia a candidatar-se vai dividir os sócios.
Nas o Vitória não pode viver do passado.

Anónimo disse...

Depois de tantos anos e tantas evidências fico abismado com tamanha existência de cegos!!
Obviamente que foi melhor presidente de todos os tempos.. teve lá 24 anos!! Títulos.. 1 supertaça..
Falam que defendia o vitória.. é verdade que era assim mas acredito que só o fazia para ter protagonismo pessoal que outra coisa.
As infra estruturas que o Vitória tem neste momento foram todas dadas e o clube não gastou um tostão embora há que dar mérito a esse charlatão por tal feito embora seja mentiroso em dizer que foi ele o responsável por tal, quando digo isto porque esse mentiroso dizia que foi dinheiro investido pelo clube para justificar apostas menos fortes na equipa.
Falam muito mas verdade que muitos negócios que ele fez com jogadores nossos foram uma grande merda e um verdadeira falcatruice para não dizer quando muitos activos eram dados!
As contas do clube estão caóticas devido a esse senhor e como os artistas que o sucederam não eram grande espingarda não conseguiram ainda resolver esse grande problema. Vítor Magalhães chegou ao Vitória e tinha que pagar dívidas de anos e a tudo e todos porque esse senhor que vocês tanto veneram simplesmente abandonou o Vitória.. Só digo o seguinte.. se esse senhor se mantivesse no Vitória o clube teria acabado e entrado na falência já algum tempo, abram os olhos!!! 24 anos!! nada! Gostam do complexo? Estava abandonado e a cair de podre quando esse senhor nos abandonou.. não havia organização nenhuma entre muitas coisas. Só vos digo abram os olhos! Mas é isto, o povo gosta de bons falantes e charlatões e não para o que realmente interessa.
Não concordo com vossa opinião mas respeito-a porque vocês têm direito a tê-la. Respeitem a minha também se faz favor.
Não vou falar mais nesse senhor que ele não merece.
Vitória até morrer seja quem for o presidente, seja em que divisão, seja em que posição na classificaçao!

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo, que me diz a isto: Presidente do V. Guimarães durante 24 anos, Pimenta Machado vê “com tristeza” a situação atual do clube. “Quando assumi a presidência os sócios e adeptos do Vitória eram primeiro adeptos do Benfica e do Sporting mas a situação mudou e o vitorianismo emergiu e hoje verifico que estamos a voltar ao passado”, referiu em entrevista ao jornal Record.

Anónimo disse...

"Sempre o ouvi dizer que nunca teve apoios da industria para gerir o clube. Nos anos em que la estive (1995 a 2002) constatei que assim era."

Correcto, foi precisamente por o Sr. PM usar, abusar e tirar todos os creditos para si proprio que um grande grupo de empresarios deixou de apoiar o VSC, pois a beleza do projecto que começou antes com a "unidade" desmoronou-se, o PM ficou demasiado vaidoso e com isso estragou tudo.... Hj em dia e sem qq demagogia as empresas não podem ajudar o VSC, 1º pq não tem liquidez suficiente, as margens de lucro são minimas e 2º os valores que moldavam o clube anteraram-se e a filosofia de "por um vitoria maior" perdeu-se...paciencia a vida continua...

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo, contra factos não há argumentos. A verdade dói, mas o Pimenta Machado no seu reinado teve sempre ao seu lado uma equipa de marionetas, que mais não passavam de meras figuras decorativas. Os empresários da região apoiaram e muito o Vitória, só os mais distraídos é que não se apercebiam desse facto. Como explica que o Vitória tinha dinheiro para pagar os ordenados aos bons jogadores que por aqui passaram, sejam brasileiros de 1ª qualidade, seja portugueses oriundos dos clubes ditos grandes? Acha que eram pagos com a quotização dos sócios, publicidade ou televisão? Felizmente conheço muitos sócios empresários que contribuiram e muito para o Vitória do Pimenta Machado.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Ao que sei Pimenta Machado foi absolvido.
Caro Anónimo:
É sempre fácil ter determinadas opiniões e criticar desabridamente pessoas quando tal é feito a coberto do anonimato. Mas diz coisas que não são verdade coo essa de que foi tudo dado ao clube. Não foi.
Caro Anónimo(suponho que outro):
Pimenta MAchado não tem razão nessas afirmações.
Caro Anónimo:
Como já esclareci as afirmações que faz reportam a um tempo em que eu não era director do clube e portanto não sei o que se passava nessa área.
Caro Anónimo:
É fácil insultar pessoas, muitas das quais deram muito ao clube de forma desinteressada,a coberto do anonimato.
Pessoalmente nunca fui marioneta de ninguém em lado nenhum.
MAs há debates que até tem interesse quando sabemos com quem estamos a debater.