domingo, janeiro 20, 2013

Mereciam!

Foto: www.vitoriasc.pt / João Santos

Ontem ao entrar no relvado para defrontar o Sporting B, segundo classificado da liga de honra com mais 21 pontos que o Vitória B, o técnico Luiz Felipe e os jogadores vitorianos sabiam o seguinte:
Estavam abaixo da linha de água.
Nove jogadores que iniciaram a época integrando regularmente as convocatórias desta equipa estavam convocados por Rui Vitória para a equipa A e portanto não podiam dar o seu contributo neste jogo tão importante.
Paulo Oliveira,Tiago Rodrigues, Josué,Rafa, Luís Rocha, Crivellaro,Gonçalo,André Preto e Siaka Bamba.
Dinis e Amorim que foram opções das duas equipas no inicio de época ainda estão na fase final da recuperação das suas graves lesões e Kanu(titular em quase todos os jogos) lesionou-se contra o Braga para a Taça de Portugal.
A brincar a brincar mas são doze(!) jogadores indisponíveis.
Daí que apenas tivessem sido convocado 16 jogadores em vez dos 18 habituais e mesmo para conseguir esse número o treinador teve de chamar dois juniores (o guarda redes Palha e o médio Junior)o segundo dos quais jogou os minutos finais e dar a titularidade ao central Touré(boa estreia) recém chegado ao clube.
São factos.
Mas mesmo contra todas essas contrariedades o Vitória dominou o jogo, criou oportunidades de golo e só não venceu porque além de falhar na finalização ainda teve a pouca sorte de ver um remate de Vítor Bastos esbarrar na trave já na fase final da partida.
Pergunto: alguém que assistisse ao jogo e não conhecesse a realidade classificativa das duas equipas diria que era o Sporting que estava em segundo e o Vitória em antepenúltimo?
Creio que não.
Porque com todas as contrariedades conhecidas a nossa equipa deu mais um grande exemplo de profissionalismo, classe, entrega ao jogo e respeito pela camisola.
Mereceu ganhar.
E merecia, de há muito que merece, ter muitos mais vitorianos no estádio a apoiá-la e a darem o seu contributo para que esta equipa cumpra o seu objectivo.
Formar jogadores para a A (e aí tem dado uma belíssima resposta)e fazer um campeonato tranquilo que neste momento está em causa precisamente pela forma como o primeiro objectivo tem sido prioritário.
Desde o inicio de época, ainda na Póvoa de Varzim, há um "núcleo duro" entre os 1500 e os 3000 adeptos que não falham nos jogos em casa é verdade.
E que até nos permitem liderar as assistências na liga de honra!
Mas todos sabemos que os vitorianos podem fazer, neste aspecto, muito mais.
Basta quererem.
E há muitos que infelizmente não tem querido.
Depois Falamos

3 comentários:

Anónimo disse...

O Vitória, tem agora mais uma equipa...a "C"!

Anónimo disse...

uma análise muito bem feita da realidade do futebol vitoriano. realmente as nossas equipas andam mesmo esticadinhas em termos de recursos humanos.mas acredito que a equipa B vai fazer uma boa segunda volta e classificar-se a meio da tabela. basta que o luis filipe possa ter mais opções para compor o plantel.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Tem um belo grupo de jogadores.
Caro Anónimo:
Acredito que sim