terça-feira, janeiro 22, 2013

Um Fazedor

Não conhecia pessoalmente Luiz Felipe.
Mas conhecia o seu trabalho, a excelente opinião que dele tinham aqueles que com ele tinham colaborado (dirigindo,treinado ou jogando) e uma boa opinião assente no futebol que tinha visto as suas equipas praticarem quando estava na formação do Vitória.
Além de uma forma de comandar a equipa a partir do banco que me agradava.
Presente, interventivo q.b., mas nada espalhafatoso nem a mostrar "serviço" para a bancada.
Quando a direcção de que fiz parte entendeu avançar para a equipa B, dando cumprimento a uma das suas propostas eleitorais, a primeira questão que se pôs foi quem a iria liderar.
Houve muitas sugestões como é fácil de imaginar.
Mas desde o primeiro momento, como poderá comprovar quem partilhou comigo algumas conversas sobre o assunto, que a opção foi por Luiz Felipe.
O que obteve a concordância e apoio do presidente do clube como não podia deixar de ser.
E desde a primeira conversa telefónica que mantivemos, eu em Guimarães e ele ainda na Arábia Saudita, percebi o acerto da escolha.
Porque vi nele, para além de uma imediata aceitação do projecto desportivo para que o estava a convidar, uma enorme paixão pelo Vitória e uma tremenda motivação para ser treinador da sua equipa B reencontrando muitos jovens que já tinham passado pelas suas mãos na formação do clube.
Sei que ao aceitar voltar a casa o técnico perdeu muito dinheiro face à diferença entre o que aufere no Vitória e aquilo que ainda hoje podia estar a ganhar no estrangeiro.
Mas a questão financeira deve ter ocupado dois ou três dos muitos minutos de conversa que mantivemos naqueles dias.
Os meses em que tive o privilégio de trabalhar com ele confirmaram tudo aquilo que levou á sua contratação.
Um técnico moderno, actualizado, imensamente trabalhador, atento á formação (presença habitual em treinos e jogos dos escalões inferiores) e de uma imensa qualidade humana.
Um verdadeiro líder, respeitado e admirado pelos seus jogadores, que defende o grupo de trabalho até aos últimos limites sempre com o supremo interesse do Vitória no horizonte.
Que lhe permite um entendimento excelente com Rui Vitória e um trabalho conjunto em prol do clube que está a dar os seus frutos.
E hoje quando saudamos e aplaudimos a coragem de Rui Vitória em lançar jovens talentos também temos de felicitar Luiz Felipe pela forma como os trabalhou (e trabalha) na equipa B de molde a que estejam preparados para jogarem na 1ª liga sempre que preciso.
Paulo Oliveira, Tiago Rodrigues, Kanu, Pedro Lemos, Luis Rocha , Gonçalo, Indio, Josué,Bamba e o "recuperado" Crivellaro são bem a prova disso porque já jogaram oficialmente pela equipa A.
Mas vem aí outros podemos estar tranquilos quanto a isso.
Assis,Vitor Bastos, Bruno Alves, João Pedro, Diogo Lamelas, Rafa, Tomané ou Tiago Almeida serão aqueles que estão mais perto porque se trata de excelentes jogadores.
Mas acredito que André Preto e Areias, a fazerem o primeiro ano de seniores também lá chegarão,é apenas uma questão de tempo.
Mas com um técnico fazedor como Luiz Felipe, que ainda contra o Sporting B estreou Júnior de apenas 17 anos e a fazer a primeira época como júnior, "só" podemos esperar boas novidades nessa matéria.
Depois Falamos

6 comentários:

Ricardo Silva disse...

Que se criem condições e se dê tranquilidade a este tipo de profissionais para ficarem muitos anos no nosso clube!Se estamos a ser pioneiros neste tipo de projeto sejamos também na manutenção dos nossos treinadores!Valor a quem o tem,Rui Vitoria e Luiz Felipe estão a prova-lo cabalmente!Parabéns!

ON disse...

Mais do que merecido, este reconhecimento, como aliás, já tinha referenciado em posts anteriores. Esperemos que continue com este bom trabalho, e que se mantenha por cá muitos anos.

luis cirilo disse...

Caro RIcardo:
Faço minhas as suas palavras.
Caro ON:
Assim espero

Anónimo disse...

Lembram-se o que se passou com o Manuel Machado? E com o M.Cajuda? Quatro diretores do futebol jovem do Vitória de Guimarães pediram a demissão "por divergências crescentes com o rumo que o departamento estava a seguir", pedindo uma "alteração profunda" e acusando-o de "subserviência ao Benfica".
Para Rui Leite (diretor do escalão de juvenis A), Jorge Freitas (iniciados A), Ricardo Almeida (iniciados C) e Jorge Rodrigues (infantis A), a "gota de água" foi a participação do Vitória de Guimarães num recente torneio juvenil -- 4. Torneio da Taça da Cidade dos Campeões - que teve lugar no Centro de Estágio do Benfica, no Seixal. "O nosso diretor da formação, Manuel Fernandes, entendia que aquilo, no fundo, era um torneio de captações do Benfica, mas, este ano, sem informação atempada ao diretor responsável, Jorge Freitas, decidiu que o Vitória participaria, contrariando a política até então adotada, o que entendemos ter sido uma subserviência ao Benfica".


Anónimo disse...

No dia em que o Rui Vitória sair para um grande, este homem tem de ser o senhor que se segue. É justo e será com certeza a melhor opção para o Vitória !!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não percebi o âmbito do comentário.
Caro Anónimo:
É para isso que a lógica das coisas aponta. Mas cada coisa a seu tempo