terça-feira, janeiro 08, 2013

Menos Onze !

Agora que o Vitória apenas numa semana , amanha com a Naval e oito dias depois com o Braga, vai jogar o seu futuro nas duas taças em que entrou com legitimas aspirações convém olhar para esta fotografia com olhos de ver.
E assim fazendo será fácil constatar que deste grupo de jogadores o treinador Rui Vitória não poderá contar com onze(!) , ou seja metade dos constantes da fotografia, para esses dois compromissos bem como para os jogos do campeonato nas próximas semanas.
Três estão na CAN, cinco abandonaram o clube e outros três por força de impedimentos físicos só estarão aptos a competir dentro de três ou quatro semana na melhor das hipóteses.
Uma equipa inteira.
Querem confirmar?
Delac, Amorim, N'Dyaie, Defendi,João Gonçalves, Dinis, Adoua, André, Toscano,Soudani,Lalkovic.
É brutal.
E mesmo com o recurso lógico aos jovens que vem jogando na equipa B, equipa essa que também tem jogos complicados nas próximas semanas e que tem de subir na classificação o mais depressa possível, conviremos que não é a mesma coisa nem o lançamento apressado deles na primeira equipa dá garantias totais de sucesso.
Por isso é bom que cada um de nós, adeptos que só queremos ver o Vitória ganhar, ao entrarmos amanha no estádio para frente á Naval tentarmos uma complicada passagem ás meias finais da taça da liga e na quarta feira seguinte quando frente ao velho rival tentarmos a passagem ás meias finais da taça de Portugal(que praticamente corresponde a um apuramento para a final) tenhamos a plena consciência das nossas dificuldades e limitações.
Não tenho duvidas que a equipa entrará em campo com a motivação total e com a aspiração de vencer ambos os desafios e seguir em frente nas provas.
Num caso é provável que vença o jogo mas dificilmente seguirá para as meias finais dado depender de resultados de terceiros.
No outro caso, aquele em que depende apenas de si, não duvido que o grupo vai dar tudo para passar quer pelo atractivo do Jamor "à vista" quer pelo adversário que vai defrontar.
Mas temos de ter a consciência que neste momento o desiquilibrio de forças a favôr do adversário é o maior de que me lembro em muitos anos se é que me lembro de algum.
Vale que num derbi nem sempre o que parece...é.
Depois Falamos

9 comentários:

Pedro disse...

Faltou juntar o seu nome à lista dos que saíram do clube e estão na foto:)

Abraço

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Eu não jogo.

o grande disse...

Caro Luís,

Gostaria de fazer uma correcção:
Não vamos jogar com qualquer 'velho rival' nesta eliminatória da Taça.
Velhos rivais são o Porto, Benfica e Sporting.
O outro é muito novo, apenas é rival há 10 anos..
Quero lembrar que temos mais 12 ( penso eu) participações no escalão máximo.

jj disse...

Caro grande,
Está muito enganado.
O registo direto entre VSC e SCB, em provas oficiais (de âmbito nacional), é muito equilibrado.

Liga: 107j 39 SCB - 23E - 45 VSC
Taça: 9j 5 SCB - 2E - 2 VSC
TL: 2j 1 SCB - 1E - 0 VSC
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
TOTAL 118j 45 SCB - 26E - 47 VSC

Em golos há também um empate técnico: 157 SCB - 156 VSC

Podíamos ainda acrescentar os 2 jogos para a Taça FPF (empate em Braga e vitória do SCB em Guimarães).

Quanto ao maior número de presenças no escalão máximo, é verdade que o VSC tem mais. Mas nós temos quase o dobro dos jogos em provas da UEFA (97 contra 48). Temos 40 vitórias nesses jogos, vocês só têm 17!!! Nós temos tido prestações muito robustas, incluindo uma vitória na Taça Intertoto e uma final da Liga Europa...
Sabe quantos jogos o SCB já ganhou fora para as provas europeias? 12 (incluindo em Inglaterra, Itália, Holanda, Turquia, Sérbia, Grécia). Veja lá se descobre *quanta vez* o VSC ganhou fora nas provas da UEFA?

Unknown disse...

jj o Vitória tem 58 jogos nas provas internacionais e não 48 como escreveu.
Isto não contabilizando os 12 jogos que fez na Taça Intertoto em 1974 e 1976 e que não são contabilizados, ao contrário do ano da vossa participação.
Quanto a ganhar fora, apenas o fizemos em Cracóvia, mas muitas virão no futuro.
De há 10 anos para cá, o S.C.B estava mais forte, mais estruturado, tal como o Vitória já teve uma estrutura forte noutros temos.
Saudações desportivas!

luis cirilo disse...

Caro o grande:
Nisso discordo. O grande rival será sempre o SCB.
Caro jj:
Números são...números.
Depois há o resto. E aí ganhamos 10-0.
Caro José Lafuente:
São ciclos. Mas o Vitória fará o seu caminho

o grande disse...

Viva,

Eu referi o número de presenças no escalão máximo, mas já que a final da "Liga Europa" veio à baila, quero lembrar que o VSC chegou aos 1/4 de final da "Taça UEFA".
E se na Liga Europa não se defrontam os melhores de cada - pois esses vão à Champions - na taça UEFA da altura jogavamos contra vice-campeões...
Portanto, se o feito não é superior, é, no maximo, equivalente.

O que vem corroborar com o equilíbrio que o JJ referiu.

Caro Luís Cirilo, há 10 anos atrás não sentia borboletas no estômago quando jogávamos com o SCB. O derby não era assunto de conversa uma semana antes...etc..apenas com os 3 já referidos isso acontecia..(em momentos, também o Boavista). Daí não considerar o SCB como rival.
Há 10 anos atrás o SCB estava a lutar para não descer há 20 anos oferecíamos um empate aqui e ali para que eles não descessem...isso não é rivalidade...

Agora...na política... ui ui .. a rivalidade tem séculos..

Pedro disse...

caro Cirilo,
o Braga "velho Rival"??!! Bem, pegando nas palavras de Nascimento, um ex-jogador do Vitória e ex-técnico do Vitória e Braga, os jogos contra o Braga "eram para ganhar em casa, fora e pelo caminho". O Braga é, actualmente, mais forte que o Vitória e como tal encaramo-lo como um rival, mas não vai assim há tantos anos, o nosso rival era, de facto, o Boavista. O Braga nessa altura nem contava para o totobola. Aliás os jogos de pré-época, a taça amizade, que o Vitória vencia normalmente, eram fastidiosos e pouco apelativos,tendo acabado por iniciativa do...Braga.
Portanto, a cidade de Braga é nossa eterna rival, por razões históricas, agora o clube é-o na última década, antes disso não via nenhum vitoriano a considerar um empate, em Braga, um bom resultado, ao contrário do que acontece actualmente e acontecia no velhinho Bessa. Jogos muito especiais que tenho saudades.

O Braga hoje superou-nos, fruto de uma gestão equilibrada, ambiciosa, com um "encosto" lógico ao Porto e a Jorge Mendes, e os resultados estão aí. Para além disso, quando fomos claramente superiores, não existiam as fases de grupos na UEFA, nem muito menos os 3º lugares davam direito a Pré-eliminatórias de Champions, com todo o prestígio e valor monetário inerentes. São outros tempos.

Abraço,

PS: Acho curiosa a "vitória" na Intertoto que o Braga apregoa, é que não sei com quem disputaram a final. De qualquer forma é um prémio honronso, que visa premiar a equipa saída da intertoto, que mais longe foi na Taça UEFA. Tiveram mérito daí em vez de uma taça, tiveram direito a uma chapa de metal. Mas está bem na mesma.

luis cirilo disse...

Caro o grande:
As coisas são o que são.
Nós estagnamos e eles aproveitaram.
Agora temos de ter a paciência e o trabalho de recuperarmos o nosso lugar.
Caro pedro:
Tal como diz nós fomos quase sempre melhores que o braga. Acontece que não soubemos manter-nos no lugar que era nosso e o scb encostado á autarquia, aos empreiteiros, ao fcp e a jorge mendes soube crescer e marcar posição de destaque. Nada que não se resolva quando conseguirmos controlar os problemas financeiros. Estou convicto que ao braga bastarão dois anos fracos para tudo aquilo se desmoronar. Embora o meu sincedo desejo não passe pelo braga piorar.Passa épor o Vitória melhorar. E muito!