quinta-feira, janeiro 24, 2013

O DAS e o DAR

DAS e DAR são as siglas que abreviam a designação de dois novos departamentos criados no Vitória, pela actual direcção, e que visam apoiar os atletas do clube em varáveis desportivas, educacionais e cívicas.
O DAR (departamento apoio ao rendimento) foi idealizado por Rui Vitória e visa complementar o trabalho de campo dos jogadores das duas equipas profissionais com o aperfeiçoamento em ginásio da sua capacidade física,aeróbica, muscular e por ai fora.
Simultâneamente implica a realização periódica de testes e avaliações aos jogadores para acompanhar a sua reacção ao trabalho desenvolvido ao longo da época.
Liderado pelo professor Paulo Mourão tem-se revelado muito importante na forma como o grupo de trabalho tem reagido ás enormes exigências e dificuldades que lhe tem sido postas.
O DAS (departamento apoio social) tem estado mais vocacionado para o futebol de formação embora também colabore com o futebol profissional e com outras modalidades do clube nomeadamente em aulas de língua portuguesa aos estrangeiros que vem jogar para o Vitória.
Liderado pela Palmira Guimarães o DAS tem acompanhado o rendimento escolar dos jovens atletas quer através de reuniões nas escolas que frequentam para avaliar o seu comportamento escolar quer para recolher informação sobre o seu comportamento social.
Simultâneamente garante aos jovens com maiores dificuldades escolares as necessárias explicações naquelas disciplinas em que  demonstram maiores carências e que são asseguradas quer pela própria directora quer por outros professores que colaboram gratuitamente com o Vitória.
A par desta vertente escolar, digamos assim, o DAS conta ainda com a colaboração (também gratuita)de duas jovens e competentes vitorianas, a nutricionista Tânia Tinoco e a psicóloga Sandra Lopes que acompanham os jovens atletas na vertente alimentar e no apoio psicológico necessário a quem muitas vezes longe dos pais e das famílias precisa de algumas orientações nessas áreas.
É um trabalho "invisível", feito longe dos holofotes e do protagonismo, mas muito importante e do qual o Vitória está a tirar imenso proveito porque ajuda a formar os homens e mulheres que estão sempre por detrás de cada atleta.
E quanto melhor for a pessoa formada seguramente melhor será o atleta!
Também no Vitória, a exemplo do que se faz nos grandes clubes europeus, o atleta é visto e tratado para além da exclusiva componente desportiva.
Depois Falamos

2 comentários:

Palmira disse...

Nada tenho a acrescentar ao texto, apenas digo que sinto (assim como todos do DAR e do DAS) muito orgulho em servir o Vitória, nunca me servindo Dele.
E que tenho muita, mas mesmo muita tristeza que não continues a ser o nosso Vice-presidente, embora continues a ajudar muito e a lutar pelo e para o bem do Vitória.
Saíste da Direcção (e continuas a ter todo o meu apoio), mas nunca saíste do Vitória ... e é nisto que se distinguem os grandes Homens.

Foste o ideólogo do Projecto ... de um Projecto maravilhoso, que nem a meio vai.
Mas, como diz o outro: "depois do tempo, tempo vem".

Obrigada por tudo!

luis cirilo disse...

Cara Palmira:
Eu é que devo agradecer a colaboração que tu e a tua malta do DAR sempre mederam de forma gratuita e desinteressada.
Apenas por vitorianismo.
Os projectos quando são bons afirma-se pela sua valia e eu acredito que aquilo que está em curso no clube,nessa área,vai ter sucesso