terça-feira, janeiro 31, 2012

Mercado...

Durante muitos anos, e provavelmente bem, as equipas de futebol apenas podiam contratar jogadores no chamado "defeso" porque uma vez iniciadas as competições isso estava-lhes vedado em quase todos os campeonatos.
Depois as coisas evoluíram, as leis flexibilizaram-se (felizmente nalguns casos como a famigerada lei de opção),surgiu o "caso Bosman e nunca mais o futebol foi o mesmo.
Especialmente no mês de Janeiro em que o mercado reabre e os clubes procuram afanosamente compor os seus grupos de trabalho suprindo lacunas e corrigindo erros cometidos no tal defeso em que se define o plantel de cada uma.
Pessoalmente não vejo grandes vantagens nessa reabertura de mercado na óptica dos clubes.
Especialmente quando se vão buscar jogadores a outros campeonatos,outros climas,outros hábitos.
Normalmente quando estão adaptados já o campeonato corre para o fim e acabam por ser (quando são...) apenas reforços para a época seguinte.
Para os jogadores,especialmente para os que estão mais ou menos encostados ou para os que se salientaram e podem dar o salto para realidade competitiva e financeira.admito que esta época de Janeiro seja vantajosa.
Mas para quem o é ,sem sombra de duvida,é para aqueles a quem se chama "empresários" de futebol.
É vê-los de uma lado para outro, com as malas cheias de "Messis","Ronaldos","Iniestas" e afins,sempre prontos a impingirem qualquer jogador a qualquer clube desde que "pingue" a respectiva comissão e possam auferir os proventos do negociozinho.
Não criam riqueza nem postos de trabalho mas gostam que lhes chamem empresários.
Por eles o mercado não reabria em Janeiro; estava aberto todo o ano!
Por mim,com raríssimas excepções,no Vitória não passavam da recepção do complexo desportivo.
Modos de ver as coisas...
Depois Falamos

15 comentários:

Fumega7 disse...

Tenho de concordar consigo e discordar. Janeiro é bom para quem tem um bom scouting e começa a preparar a próxima época bem cedo, por exemplo jogadores jovens de outros campeonatos que venham em janeiro ganham 6 meses de adaptação e podem na época seguinte começar já em igualdade com o resto. (Por exemplo o Bruno Teles beneficiou disso quando veio para cá!")

Anónimo disse...

Paradoxalmente, esse Bosman que provavelmente sem querer enriqueceu muitos vive agora na miséria.
Fico contente do Vitória ter aproveitado o mercado para despachar o excedente e ter promovido o Amorim e mais 2 ex-juniores. Um sinal que espero seja seguido por quem assumir os destinos do VSC.

luis cirilo disse...

Caro Filipe:
Não discordo.
Embora esse scouting me pareça direccionado para a equipa B.
Onde os jovens podem ganhar o tal "balanço"para a equipa principal.
Caro Anónimo:
A formação terá de ser uma aposta firme.
Excedentes é que tem de ser evitados.Pelo menos na proporção actual

Anónimo disse...

Espero que quando for o presidente do Vitória (oxalá muito brevemente), não perca a assertividade, obejectividade, energia, clarividência, etc...

Por favor, não seja mais um engolido, ou conivente com o sistema, que tanto (e muito bem) critica e denuncia...


GATE 12

Anónimo disse...

Com essa dos empresários já ganhou mais um voto. Espero sinceramente que este clube deixe de ser comandado por um ou dois empresários e passe a ser comando por aqueles que nos oferecem qualidade nos jogadores que nos apresentam. Seja ele quem for. Carrega Vitória.

Anónimo disse...

Luis Cirilo,peço desculpa mas vou falar de outro assunto que me está a preocupar em demasia!
Venho lembrar a promessa que a direçao na palavra do seu presidente, fez em resolver o problema financeiro do Vitoria até ao fim do mês de Janeiro 2012.
Ora estamos no dia 1 Fevereiro e nada,nem soluçao, nem nada!
Penso que a maioria dos Vitorianos nao estáo concerteza a ver a gravidade da situaçao para o futuro do nosso Vitória!
Espero que até 6ª feira caso nao haja novidades da parte da direçao o presidente da assembleia geral convoque assembleia extraordinária para discutir este ponto,pois as contas foram rejeitadas e até à data prometida (31/1) nada se sabe!
Alerto os vitorianos para esta situaçao e nao acomodem perante isto!


AR

Ricardo Campos disse...

ainda estou recuperar de um fim de semana aziado, como é possivel que a unica mulher honesta em Portugal, a maria josé morgado, não investigue o bruno paixão, sempre q ele arbitra o FCP o FCP é severamente prejudicado. será só incompetência?

quero ver como a FPF vai descalçar a bota, agora q o tribunais voltaram a dar razão ao FCP, ao Pinto da Costa e ao Boavista... vão rolar cabeças! é pena que os bufos deste caso não sejam severamente punidos.

para finalizar, li hoje q o vitoria no fim do mês fica sem direcção e está já na banca rota... sempre avança senhor Luis cirilo?

luis cirilo disse...

Caro Gate12:
No Vitória tudo tem de mudar.
Presidente,direcção,atitude.
E o clube tem de ser gerido por gente que seja absolutamente firme na defesa dos interessses do Vitória.
Caro Anónimo:
O Vitória tem de ser comandado pela direcção.
Os empresários não mandarão nada no clube.
Caro AR:
Estou convicto que o presidente da AG tomará as medidas necessárias.
E urgentes.
Caro Ricardo:
O bruno paixão além de péssimo árbitro é um benfiquista assumido.Ainda há poucas semanas, para a taça da liga, prejudicou o Vitória no jogo com o SLB.
Quanto à maria josé morgado não estou nada de acordo.
nem é a unica mulher honesta em Portugal(mal estavamos!!!)nem tenho fé nenhuma nas suas investigações. Normalmente dão muita parra e pouca uva.

Afonso disse...

Num clube sério, o mercado de Inverno apenas deveria servir para colmatar alguma lesão, imprevisto ou um excelente negocio.

Infelizmente o que se vê é uma manifesta falta de competencia nos trabalhos de casa e depois há que remediar a situação com custos elevados para os clubes.

Sendo que no VSC são raros os casos em que jogadores vindos em "Janeiro" possam ser descritos como "mais-valias"

luis cirilo disse...

Caro Afonso:
Estou de acordo com a sua visão domque deve ser o mercado de Janeiro.
Que infelizmente é bem diferente.
Em relação ao Vitória também não me lembro de nenhum reforço de Janeiro que tenha tido um aproveitamente acima da média

Anónimo disse...

há clubes e clubes.se virem bem há sempre quem consiga obter mais valias

Jorge Machado disse...

Concordo plenamente, é uma janela de mercado onde o Vitória nunca tira proveito, isto porque se direcciona sempre para mercados sul americanos, a fazer uso desta janela acho que se deveria reforçar pontualmente e com jogadores que conheçam o campeonato, existem jogadores em clubes desaproveitados e em divisões inferiores que poderiam acrescentar algo ao plantel, já sei que vão dizer que o jogador português é mais caro que os estrangeiros, mas mais vale um jogador que chegue em Janeiro e possa jogar, do que 3 ou 4 estrangeiros que ainda tenham de passar pelo tal período de adaptação e chegar ao fim e serem mais uns "Saucedos" "Ostolazas" e "Santanas Carlos" e outros que são muitos, que nada contribuíram para o Vitória.

luis cirilo disse...

Caro Anonimo:
Pois,tem razão. Mas o Vitória não tem sido desses clubes.
Caro Jorge Machado:
Inteiramente de acordo.
No mercado de Janeiro os jogadores devem ser preferencialmente contratados em Portugal e habituados aos nossos campeonatos

Anónimo disse...

Boa tarde Sr.Cirilo nao acha que está mais que na altura para dar um murro na mesa e fazer algo contra esta direcção vergonhosa ?
ou espera que os adeptos a derrubem para depois vir pedir batatinhas ?
quando fizer alguma coisa pelo clube que tanto ama, talvez seja é tarde demais...e limita-se a ver cair e cair ... cair... cair...
MEXA-SE !

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Obrigado pelo conselho.
Tenho feito aquilo que entendo como mais adequado.
O Vitória não precisa de espectáculo em volta da sua triste situação. Precisa de bom senso