terça-feira, janeiro 10, 2012

EDP

Neste caso até se poderia considerar que a polémica em volta da EDP não tem a ver com o normal significado da sigla (Electicidade de Portugal) mas sim com outra EDP que pode significar Escolha De Personalidades.
Neste caso para o Conselho Geral da empresa.
Escolha feita,diga-se de passagem, pelos accionistas privados e não pelo governo!
E quem são os alvos da polémica?
Eduardo Catroga,Braga de Macedo,Paulo Teixeira Pinto,Celeste Cardona e o general Rocha Vieira.
A oposição, desde os contra tudo desde que "cheire" a governo(PCP e BE) até ao gravemente amnésico PS,desatou a falar da partidarização das escolhas.
Esqueceu-se contudo de dois pormenores que fazem a diferença.
Por um lado os convites vieram dos accionistas privados.
E Portugal não é a Coreia do Norte.
Por outro lado há uma coisa que se chama perfil e currículo dos convidados.
Que fala por si.
Porque para além dos cargos políticos, de grande responsabilidade, desempenhados todos eles tem uma vida profissional de sucesso fora da politica.
Como professores,empresários,profissionais liberais,na banca ou nas Forças Armadas.
Eu sei que isto faz confusão a partidos que tem os seus políticos de topo como funcionários.
Ou a partidos cuja elite vive umbilicalmente ligada ao aparelho de Estado,ás empresas públicas,e por aí fora.
Mas por muito que isso desagrade à esquerda a verdade é que todos eles tem perfis perfeitamente justificadores dos convites que lhes foram endereçado.
São da área politica da actual governo?
São!
Porque se Portugal não é a Coreia do Norte também não é a Disneylandia.
Como os accionistas da EDP muito bem sabem.
Depois Falamos

13 comentários:

Anónimo disse...

O senhor tirou essas conclusões, mas como diz muito bem, isto não é a Disneylandia. Por isso não venha cá contar histórias da Carochinha, porque isto é simplesmente CLIENTELISMO e TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS. O Dr. Cirilo pode chamar o que lhe quiser...
Facto: São da cor do governo.

luis cirilo disse...

caro Anonimo:
Facto: não foi o governo que os nomeou. Foram os accionistas privados.
Facto 2: tem curriculo mais que suficiente.

Anónimo disse...

Caro luis, nunca é governo que nomeia, mas o que é importante é que sao da cor do governo e ISSO NAO PODE NEGAR (FACTO INEGAVEL), muito gosta de atirar areia para os olhinhos do povo, felizmente burro eu nao sou, bem como muitos outros portugueses.

Quanto ao CV meu caro luis, tenho mais CV do que o aquele coelho que ta no governo, olhe eu sou mais novo que ele e ja tenho mais anos de trabalho do que ele, e nao me formei aos 37 anos ;)

PS: nao sou o anonimo de cima

Pedro disse...

Caro Cirilo, este post "ingénuo" é uma autêntica desilusão. Com todo o respeito, dá uma demonstração inequívoca de como a filiação partidária pode tolher o discernimento. Mas, a bem da verdade, não seria de esperar outra coisa, o sr. alicerçou a sua carreira profissonal desta forma. Portanto, sabe do que fala e a justificação do curriculo aparece como um "guarda-chuva" enorme, basta olhar, por exemplo, para o curriculo da douta Celeste Cardona para vermos a diferença entre o mérito pessoal e o clientelismo. Mas que a srª tem curriculo lá isso tem! Como o conseguiu? Bem, como tantos outros...mas isso o sr. sabe muito bem como se faz.

Abraço

Pedro

jose machado disse...

Caro Luís Cirilo

Desculpe a minha discordância, mas é por estas situações que a política está desacreditada.Ocorre-lhe por acaso, por que é que os accionistas nomeiam pessoas da area do governo?A palavra Loby não lhe diz nada?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não é verdade que "...nunca é o governo que nomeia..." porque no caso das empresas publicas é mesmo o governo que escolhe e nomeia.
Armando Vara na CGD e Rui Pedro Soares na PT são dois exemplos claros.
De dois nomeados sem curriculo que o justificasse.
Acontece que a EDP já não é uma empresa publica.
E por isso as ecolhas dos accionistas tem de ser respeitadas embora seja legitimo não concordar.
Caro Pedro:
Está redondamente enganado quanto á minha carreira profissional que manifestamente desconhece.
Trabalho há 30 anos e apenas onze desses anos foram na politica.
Com muita honra,aliás, que para discursos demagógicos escusam de contar comigo.
De resto entrei e saí da politica profissional pelo meu pé.
Quanto a Celeste Cardona (que não é do meu partido fique claro)tem uma carreira profissional como jurista e foi ministra da Justiça e deputada entre outros cargos publicos.
Foi também administradora da CGD nomeada pelo anterior governo.
E,repito mais uma vez, foi nomeada pelos accionistas privados.
Caro José Machado:
Acho natural que os accionistas privados considerem que a empresa beneficia ao ter no conselho geram pessoas da área do governo e não da oposição. Eles,accionistas, não estão interesados na politica pela politica. A politica deles é a valorização da empresa.
Quanto ao "lobby" é um tipo de actividade que devidamente regulamentado não me faz qualquer espécie. Existe em muitas democracias e prefiro-o legal do que subrepticio como actualmente

Anónimo disse...

Caro Luis, pensava que entendia que estava a ser "ironico" quando disse que "nunca é o governo que nomeia"...pelos vistos nao...

Tem uma nomeaçao que foi efectivamente feita pelo governo do passos e essa sim absolutamente vergonhosa, presidente da camara do fundão para Aguas de Portugal, quando esta se encontra em litigio com a mesma, por uma divida de 7 milhoes de euros.
Só "como" aquilo que quero, e desculpe caro cirilo, vc é um pessimo cozinheiro, e olhe que nao precisei de me formar aos 37....

Anónimo disse...

bem, o seu descrédito continua, é a nível clubístico e politico. olhos tapados nas duas vertentes e a tentar tapar os olhos dos outros. não se preste a esse papel que já há muitos nesse comboio.

luis alves disse...

O Catroga fez parte do processo de acordo com a Troika relativo à privatização definitiva da EDP; não aceita ir para ministro com muito espanto do coelhinho e de repente cai-lhe no colo um cargo de 600.000,00€/ano...dúvidas ainda?

Anonimus disse...

Ser competente
Títulos, não são sinónimos de competência.
O que faz a competência de um homem é a sua determinação, a sua vontade de fazer bem feito o que se propõe.
É o que ele aprende com os seus erros e os erros alheios. Somente erra quem faz alguma coisa, aquele que nada faz, não tem a oportunidade de aprender, vive na inércia do estado vegetativo que escolheu para si, como um parasita, um sugador das energias de quem algo faz.
A competência e a cultura também não se aprende nos bancos das faculdades (existem tantas).
Muitos que as frequentaram, saíram delas sem aprender nada. E menos ainda o começo do estudo cientifico das matérias escolhidas por si.
Envaidecem-se pelos títulos adquiridos e esquecem de validarem a sua competência.
Percebemos sábios e competentes sem títulos adquiridos. Estes são grandes observadores da vida, em todos os seus movimentos.
E com isto, aprendem e procuram o melhor para si, e para a comunidade em que participam.
Nada valem os títulos, se quem os adquiriu, não pensar.
Não pensam em fazer o melhor para todos e para a sua própria consciência.
Pensar... Interpretar...
Quantos usam estas faculdades mentais para o mal e mau.
Nunca chegaram a serem competentes, e sim, famosos pelas catástrofes que provocaram, pelas suas atitudes infantis de sede de poder e maldades.
"Mandar."
Arma absurda dos incompetentes idiotas.
O Comando é mais suave, subtil, mais proveitoso quando se trabalha em equipe, e o expor de pensamentos lógicos são compreendidos por todos, que também expõem suas ideias e de comum acordo passam a trabalhar pelo mesmo objectivo. O que gera competência.
Posto isto, o "Bom Carácter" de um homem, ainda é a sua melhor competência, uma vez, que não se deixou contaminar pelos maus e incompetentes.
Passaram pela "Faculdade das Dificuldades da Vida" com grandes mestrados e doutorados, sem se deixar afectar, continuando o querer manter-se inocente, nas suas atitudes num todo.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Nem sou cozinheiro nem uso avental.
E neste blogue só "come" quem quer dado que a sua frequência é absolutamente facultativa como é óbvio.
Espero que não se importe que eu,no meu blogue,expresse as minas opiniões.
Sendo que uma delas é que estou de acordo consigo quanto a algumas nomeações para as "Àguas de Portugal".
Caro Anónimo:
Estou tão preocupado, e dou tanto crédito,á sua opinião sobre o meu "descrédito politico e clubistico" que até publico o seu comentário. Aproveitando para lhe recordar,já que se preocupa tanto com credibilidade,que o anonimato não é das melhores formas de ser levado a sério.
Caro Luis Alves:
São coisas diferentes.
Nem sei se ele foi convidado para ministro. Mas percebo que a vida empresarial,a este nível,é muito mais bem paga e traz muito menos chatices.
Caro Silva:
Uma excelente reflexão com a qual estou de acordo.
No fundo é a velha questão entre o ser e o parecer,entre a forma e o conteudo,entre a substância e a espuma.

Anónimo disse...

edp quer dizer estação distribuiçao portuguesa

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Electricidade de Portugal