quarta-feira, janeiro 18, 2012

A Perfeição Existe!

O jogo de hoje, nono confronto directo entre Guardiola e Mourinho, acabou como habitualmente com a vitória do Barcelona.
Sétima nos tais nove jogos.
Se duvidas existissem,mesmo para os adeptos recentes do Real Madrid como os comentadores da sport tv entre outros, elas deixaram de ter qualquer razão de ser.
O Barcelona é a melhor equipa do mundo e aquela que pratica porventura o melhor futebol de todos os tempos.
Jogue A,B ou C, consagrado ou "canterano", jogam sempre da mesma maneira,com a mesma eficácia e o mesmo resultado.
Ganham!
Jogando bem.
Porque, como dizia e bem Luis Freitas Lobo num comentário, ganha a filosofia concebida por Guardiola á estratégia em que Mourinho é mestre.
E uma das peças chave dessa filosofia, para além do fabuloso aproveitamente dos escalões de formação, é precisamente o jogar em todo o lado sempre da mesma forma.
Seja no Nou Camp seja em casa do adversário ou em campo neutro como nas finais que tem ganho.
O futebol do Barcelona é aquele e quem tem de se preocupar é o adversário.
E mesmo um grande treinador como Mourinho,com um plantel fabuloso como o do Real Madrid,tem sido impotente face à espantosa qualidade de jogo da equipa barcelonista que ganha em Madrid,pela segunda vez em poucas semanas (e voltando a inverter um resultado negativo)
com a maior das naturalidades.
Sim, no futebol a perfeição existe.
É esta equipa do Barcelona!
Depois Falamos

12 comentários:

surfer disse...

visca el barça

Anónimo disse...

Se me permite queria deixar uma referencia aos badalhocos Pepe e Coentrao, que nao sabendo perder se contentam em bater e pisar no génio Messi. Vergonhoso, vergonhoso, vergonhoso. Da filosofia do Barcelona pilar principal e a educação, que e coisa que nem o caxineiro nem o brasileiro que se diz português tem. Bons jogadores mas homens medíocres e sem personalidade, novos ricos do futebol que pensam que vale mais um Porsche do que a elevação moral.
Pergunto-me como e possivel o Real Madrid permitir estes comportamentos, jogo atras de jogo.
Quanto ao jogo jogado, sem duvida este Barcelona e a perfeição. A melhor equipa da história do futebol, pela beleza e simplicidade do seu jogo, pelo prazer que demonstram em jogar a bola, pela região que transportam as costas, pelos valores de amizade e humanismo que o seu líder Pep Guardiola simboliza e transmite. O que solidifica e ratifica uma superioridade inquestionável.

Este Barcelona e simplesmente O Futebol.

Anónimo disse...

SOU UM ADEPTO FEROZ DO BARÇA À MUITOS ANOS E QUERO DIZER QUE OS CULES JA TIVERAM GRANDES EQUIPAS,GRANDES JOGADORES E GRANDES TREINADORES,AS COMO ESTA EQUIPA QUE DESDE 2008/09 ATE AGORA GANHOU TUDO,NAO TEVE!
E IMPRESSIONANTE A CLASSE,O PASSE A MOVIMENTAÇAO A VELOCIDADE,DESTES JOGADORES A PERCENTAGEM DE POSSE BOLA EM TODOS OS JOGOS(ONTEM 73%!!!!!!) EM PLENA SANTIAGO BERNABEU!
QUANTO AO TREINADOR,O MELHOR DO MUNDO,POIS E PRECISO SER O MELHOR PARA CONTINUAR A MOTIVAR UM GRUPO DE JOGADORES QUE NOS ULTIMOS 3 ANOS JA GANHOU TUDO!

Um ultimo comentario para o portugues? PEPE. - Lamentavel.

AR

Rui Cordeiro da Silva disse...

Já sabia que hoje ias falar disto!

Mas porque será que tu não gostas do Real? Só porque é uma equipa do "sistema"?
Eles até jogam de branco, como o Vitória!

Mas que o Barcelona aproveita bem a "cantera", disso não há duvidas!
Se ao menos nosso Vitória as coisas fossem assim! Mas pelos vistos, parece que é mais rentável a importação de artigo duvidoso, que depois é rapidamente descartado (Jean Coral, João Pedro, os 2 Renan, Crivellaro, Saucedo, Tony...só para lembrar alguns dos "cromos" desta colecção de flop's contratuais)!

Anónimo disse...

A educação é o pilar da filosofia do Barcelona? Mas só eu é que tenho visto os jogos ultimamente? Jogadores como Busquets e Mascherano já fizeram bem pior; Não entendo o porquê de tanto alarido á volta de situações que assistimos centenas de vezes numa só época: porque são portugueses? ou por causa da presunção do Mourinho? Sinceramente...
Se fosse num Vitória-Braga até batíamos palmas, enfim.

Afonso disse...

Ver o atual Braça a jogar até parece facil.
Apesar de terem excelentes jogadores individuais, é o colectivo que demonstra ser o Futebol um desporto facil de jogar.

São raras a jogadas de 1X1, mas sim o 3X3 ou 4x4, onde os jogadores sabem perfeitamente onde se têm de colocar e acima de tudo onde o ultimo Homem tem de aparecer.

Facil, para quem assim trabalha e não inventa.

jj disse...

É engraçado não ver no seu blogue referência ao jogo da Taça da Liga e vê-lo referir-se a um jogo disputado em solo espanhol.
Já agora, como comenta o facto de terem estado apenas 200 (duzentos) espetadores no DAH? Há aqui alguma coisa a escapar-me...

luis cirilo disse...

Caro surfer:
Visca!
Caro Anónimo:
De acordo.
Mas ambos(pepe e coentrão) tem uma atenuante;vem de clubes onde esses comportamentos são tolerados e até estimulados face à impunidade de que gozam.
Caro AR:
De facto o palmarés do FCB fala por ele.
Caro Rui:
Não tenho nada contra o Rm e muito menos contra Mourinho/Ronaldo/Ricardo. Simplesmente prefiro o Barcelona. De há muitos anos como sabes.
Quanto ao que escreves sobre o Vitória apenas digo que tens razão.
Caro Anónimo:
Lá sabe ao que bate palmas. Eu nunc ao faria. Detesto deslealdades e actos cobardes como o de pepe.
Caro Anónimo:
Nem mais.
Caro Afonso:
Tem razão,parece fácil.
Especialmente quando talento e trabalho não faltam.
Caro jj:
Não tive oportunidade de ir ao estádio nem de ve ro jogo por isso não comentei.
Quanto aos espectadores é mais um aviso de que as coisas vão muito mal. Sónão percebe quem não quer.

Anónimo disse...

Não sonha com um Vitória com uma filosofia assim? Não acredita que isso será possível? Eu sonho e acredito. Apenas é preciso qualidade no trabalho e saber para onde queremos ir. O resto vem por osmose.

luis cirilo disse...

Caro Vitoria do futuro:
Claro que sonho.
Sabendo que nunca poderemos ter a dimensão do Barcelona mas sabendo também que, se fizermos as coisas bem feitas,poderemos ser um clube impar em termos nacionais.
Lá está...fazendo bem as coisas.

Anónimo disse...

Obviamente que quando o sonho, tenho que salvaguardar as devidas proporções de cada um dos clubes. Mas acredito que o Vitória pode ser um todo desde os afonsinhos até ao futebol sénior. Que possa criar uma filosofia de jogo e de clube que nos possam dar uma garantia futura tanto a nível financeiro como desportivo. Tudo isto tem que ser feito com base em trabalho de qualidade e com uma nova mentalidade. Eu acredito e espero ver o meu clube assim nos próximos anos.

luis cirilo disse...

Caro vitória do futuro:
Eu também.
E a uniformização do estilo de jogo terá sempre de fazer parte de um projecto desportivo que se exige ganhador