sexta-feira, janeiro 13, 2012

Paixão e Razão

Foto: http://oladov.blogspot.com
Uma das originalidades do futebol é a de que sendo vivido(e alimentado-se)com paixão deve ser gerido com o máximo possível de razão.
Sendo certo que nessa razão deve haver sempre algum espaço para compreender a paixão.
Todos sabemos que há jogadores que marcaram um tempo e uma forma de estar na sua passagem pelo Vitória e que uma vez saídos deixaram sempre nos adeptos o desejo de os voltar a ver com a nossa camisola.
Sabendo que nuns casos isso é possível noutros não.
Pedro Mendes e Nuno Assis são dois exemplos da primeira situação.
Fernando Meira e Pedro Barbosa da segunda.
Outros há.
Como Moreno.
Que foi produto da nossa formação, saiu para rodar e voltou, afirmando-se durante anos como uma referência na equipa principal.
Nunca foi um jogador consensual (poucos o são em boa verdade)mas ninguém ousará negar-lhe o profissionalismo, a entrega, a qualidade futebolistica e o enorme vitorianismo de que sempre deu provas.
Chegou merecidamente a capitanear a equipa em muitas ocasiões.
No velho derbi,com o Braga,não me lembro de jogador que incarnasse tão bem o espírito vitoriano como ele.
Um dia saiu para Inglaterra onde não foi totalmente feliz.
Regressa agora a Portugal para jogar no ...Nacional da Madeira.
Eu percebo que a direcção do clube,certamente empenhada em cumprir o prazo que lhe foi dado pelo presidente da Assembleia Geral para apresentar soluções para os problemas financeiros , não estará muito voltada para o reforço da equipa.
Até pelos condicionalismos financeiros existentes.
Mas com o emagrecimento do plantel, através de meia dúzia de saídas, fica sempre espaço para um ou dois retoques necessários.
Moreno tem trinta anos (ou seja mais 4 ou 5 para jogar a alto nível),faz várias posições com qualidade,é português e vitoriano.
Não será um dos tais casos em que a Razão devia ter ouvido a Paixão ?
Até porque não seria uma contratação por favor ou com qualquer outro objectivo que não fosse o de reforçar a equipa onde ela precisa.
Para mim ,como para muitos vitorianos,será uma tristeza vê-lo jogar com outra camisola que não a do nosso clube.
Especialmente quando se fala no interesse num central argelino que joga no ultimo classificado do seu país.
Depois Falamos

21 comentários:

lourenço lima disse...

Caro Cirilo inteiramente de acordo com a sua opinião. Mas para esta direcção mais vale ter cinco ou seis estrangeiros de péssima qualidade do que o um vitoriano e vimaranenses com provas dadas.

Anónimo disse...

Mais um em final de carreira ??? É esta política que o senhor defende para o nosso futebol profissional ???
Eu acho que o senhor deveria era estar atento aos talentos das camadas jovens.
Não sei se ainda vai a tempo, mas se puder resgate o Manuel Machado que ele explica-lhe um projecto como deve ser. Sem Pedros Mendes, Nunos Assis muito menos Morenos.

Miguel Salazar disse...

O Moreno já deve ter casa em Guimarães...

luis cirilo disse...

Caro Lourenço:
Resolvendo o presente vamos mas é pensar no futuro.E o futuro é um Vitória "à Vitória" onde cabem os Pedro Mendes,os Moreno e outros que honraram a nossa camisola.
Caro Anónimo:
Se lesse com atenção o que escrevo saberia que considero a aposta na formação vital para o futuro do nosso clube. Mas isso não impede que se aposte em jogadores mais experientes. E no Vitória a formação é essencial e não apenas de jovens talentos. Também de adeptos de todas as idades. Especialmente aqueles que são mais criticos com os "nossos" do que com os que vem de fora de paragens sul americanas.
E aqueles que por manifesta incompreensão do futebol moderno acham que um jogador de trinta anos está no final de carreira.
Actualize-se caro anónimo. Veja o que se passa nos paises em que o futebol é tratado como uma verdadeira industria. A semana passada o Arsenal contratou Thierry Henry a caminho dos 35 anos e Scholes aos 37 voltou a jogar pelo Manchester United.
Mas,claro, o Moreno vimaranense e vitoriano com 30 anos está em fim de carreira!
Caro Miguel:
Pois tem.

Anónimo disse...

Caro Dr. Cirilo, não se trata de qualidade nem de menosprezar jogadores de faixa etária dos 30.
Apenas penso que o Vitória neste momento, estruturalmente não tem capacidade para manter estes jogadores. Para além disso, é notório que precisamos de sangue novo e de uma nova filosofia, na qual esse sebastianismo não se enquadra minimamente, é a minha opinião.
É óbvio que jogadores como o Henry e Scholes fazem a diferença mesmo com essa idade. Se o motivo do seu post fosse o Nuno Assis, até aceitava a comparação, agora compará-los com o Moreno... convenhamos que não é um fora de série, nem para lá caminha !!
Termino dizendo-lhe que nunca fui do bota-abaixo, muito menos com os jogadores da casa, embora reconheça que é um dos grandes males deste nosso grande clube - como massa associativa não sabemos acarinhar os nossos - Manuel Machado é o último de muitos exemplos. Inclusive o Moreno, que foi assobiadíssimo, e a quem lhe reconheço profissionalismo extremo não o apreciando como jogador.

Afonso disse...

Anonimo das 1:16

Quantos jovens lançou Manuel Machado?
Mas sem ser ás feras?
Vamos lá puxar pela cabeça?

Assim por alto?

Nenhum!

Fábio Pereira disse...

Brilhante resposta, caro Luís Cirilo. Também fico triste, como vitoriano, ao ver um jogador como o Moreno assinar por outra formação, ainda para mais quando me parece certo que assinaria pelo Vitória na hora em que fosse convidado!

Mas em Guimarães o que é bom é o que vem de fora... Triste mentalidade que um dia espero que possa mudar. Aí espero que você possa ter dado o seu contributo!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Mas nisso estamos de acordo.
Se estes jogadores, por mais vitorianos que sejam,tiverem exigencias salariais incomportáveis para a nossa realidade não devem ser contratados.
De resto devo dizer que para mim o bilhete de identidade se vê dentro do relvado.
Quanto à forma como tratamos os da casa tem toda a razão.Incluindo em relação a Manuel Machado.
Caro Afonso:
Na primeira passagem como treinador principal lançou Targino.
Depois mais nenhum que me lembre.
Rafa foi autenticamente atirado ás feras e Dinis muito mal tratado.
Caro Fábio:
Pode ter a certeza que é um aspecto em que tentarei dar o meu contributo. Porque o respeito pela formação não é só po-los a jogar na equipa principal,é também apoiá-los a partir das bancadas.

Amadeu disse...

Não pdia estar mais de acordo com a sua visão do que deve ser o Vitória.

Preferncialmente nacionais, vimaraneses e vitotianos de valor, complementados com estrangeiros de elevada qualidade.

Por acaso sempre gostei de ver Moreno em campo. Para mim alguém o quis sacrificar e "eliminar" quando o colocou definitivamente a central, quando me parece indiscutivel que o seu melhor desempenho seria a trinco ou pela linha média...lembram-se do golo contra o Leixões, em Matosinhos, no ano "negro"? E a sua dedicação e entrega?

Jogador muito mal tratado no clube e nada protegido pela equipa técnica e direcção.

Força Moreno! Serás sempre um dos nossos!

Anónimo disse...

Caro, muito caro, caríssimo...
É efectivamente um grande vitoriano, mas convenhamos que nunca passou da mediania.
Sempre suou a camisola, mas tudo isto não basta.
Boa sorte Moreno.

Pinto C.F.

Anónimo disse...

Paulo Oliveira (pilar na defesa do Penafiel), Gonçalo Silva e Vítor Bastos, a dupla de centrais do surpreendente Atlético...
E ainda havia espaço para muitos "Morenos" enquanto houverem tantos "Defendis".

MD

Anónimo disse...

Fico contente pelo Moreno. Grande profissional e grande vitoriano. Ele (em consciência) também deve preferir este cenário. Vai ser feliz fora de Guimarães e continuará a ser um grande vitoriano (factor que ele próprio sabe que o prejudica na sua prestação como atleta do vitória).

RRamos disse...

Caro Cirilo estou completamente de acordo com o que escreve; se me permite deixo uma nota de reflexão a todos os Vitorianos relativamente à falta de acção e estrategia da direcção de EMS no aproveitamento do que melhor é produzido nas nossas camadas jovens tendo no ultimo episódio culminado com a demissão em bloco de quatro directores do futebol jovem. Senão repare-se com um olhar mais atento o Atlético com a 2ª melhor defesa da Liga Orangina com a dupla de centrais da cantera do Vitoria (Vitor Bastos+Gonçalo Silva) no Chaves o Josué é elogiado cada jogo que passa e andamos á procura de centrais na Argélia. Temos o Dinis no Trofense e pergunto se fica a dever qualidade em relação a Renan ou El Adoua. No passado fim de semana com o Feirense tivemos aquele rapazinho nr 7 chamado Diogo Cunha que pôs a cabeça em agua ao Anderson na primeira parte e ao B.Telles na segunda mas que em Guimarães não tem lugar. Depois temos outros avançados como Diogo Lamelas, Marcelo, Cilmar que começam a dar nas vistas noutros campos pois por aqui no berço anda-se a dormir. Pergunto até onde queremos deixar que esta vergonha continue?

Anónimo disse...

jogador fraco

Anónimo disse...

Moreno um grande vimaranense/vitoriano.
Mas que certamente já deu o que tinha a dar, embora gostasse de estar enganado.
Os regressos ao Vitória, nunca foram bem sucedidos, temos muitos exemplos.
A única excepção, chama-se Manuel Machado (Prof.), colocou novamente o Vitória na Europa do futebol, e 25 anos depois, leva o seu/dele Vitória, á final da Taça de Portugal.
O resto, são tudo "balelas"....

A.C.M.

Anónimo disse...

Também sou um admirador especial daqueles atletas que honram a nossa camisola e, por isso, merecem todo o nosso respeito e consideração.
O Moreno não é um atleta perfeito, mas é um lutador e sobretudo um grande vitoriano (há uns tempos tropecei neste álbum do facebook http://www.facebook.com/photo.php?fbid=214374595273026 que apresenta uma foto sua onde a sua garra está bem ilustrada).
No caso do Pedro Mendes, e sem saber quais os encargos financeiros para o Vitória, merece o nosso apoio e confiança. Foi o cérebro da melhor equipa do VSC que eu vi jogar o vivo e sei que as suas capacidades não se evaporaram...vamos dar-lhe tempo..
Quanto ao Nuno Assis, considero que, apesar da idade, é um dos atletas mais esforçados do plantel e figura no grupo dos melhores deste ano.

Todos eles deram muito ao clube e merecem todas as oportunidades que necessitarem para poderem dar novamente com contrapartidas realistas para o clube, obviamente.

SicGloriaTransitMundi disse...

São notícias como estas que me deixam cada vez mais triste com o rumo que o nosso clube está a tomar!

Felizmente as coisas vão mudar para bem melhor muito brevemente...assim os sócios tenham a cabeça no lugar!

Esperemos pela nossa segunda "Primavera"...

Anónimo disse...

Gosto, muito do Moreno, Pedro Mendes, Alex, Fernando Meira, e outros muitos vitorianos verdadeiros.

Mas convenhamos que pelo facto de serem vitorianos, podem não ser de todo jogadores ainda com valor técnico.
Com todo o respeito, o Vitória não deve assumir o papel de Santa Casa da Misericórdia...

luis cirilo disse...

Caro Amadeu:
Estou de acordo consigo. Mas mesmo a central é melhor que alguns que temos aí.
Caro Pinto:
Preços não sei.
Valor tem mais que suficiente para jogar no Vitória.
Caro MD:
Esses que refere mais o Moreno e o João Paulo deviam ser os nossos centrais na próxima época.
CAro Anónimo:
Acho que ele preferiria ser feliz no Vitória.
Caro R Ramos:
Apenas possi dizer que concordo. E que espero que ainda se vá a tempo de não perder nenhum desses jovens valores.
Caro Anónimo:
É a sua opinião.
CAro ACM:
Conhece mal a história do Vitória.
Senão saberia que já houve regressos de enorme sucesso.
Bastará lembrar Quinito. Que até regressou duas vezes e numa delas ficamos em terceiro lugar. Feito de que Maniuel Machado ficou sempre longe.
Caro Anónimo:
Acho que tem razão.Também penso isso e defendo que a gratidão faz parte de valores a defender sempre e em qualquer circunstancia. E gratidão é diferente de caridade.
Caro Sic:
Venha ela,"primavera" depresssa.
Caro Anónimo:
COmo é possivel considerar que um jogador de 30 anos só regressará por caridade? é esta mentalidade que nos destroi.

Raquel disse...

Para mim vai ser muito triste vê-lo a jogar em Portugal com outra camisola senão a do Vitória. Já o disse e não me canso... esta direcção já não faz nada de jeito!

luis cirilo disse...

Cara Rae:
Somos dois.
Mas infelizmente não depende de nós.