quinta-feira, novembro 10, 2011

Os Feriados

É comum considerar-se,até por ser verdade, que em Portugal existem muitos feriados civis e religiosos.
Vai daí entendeu o governo, com uma "ajudazinha" da troika,que era importante reduzir ao seu número para aumentar a produtividade da economia e adequar a nossa realidade há de outros paises europeus.
Vai daí o entabular negociações com a igreja,algo estranho num Estado laico mas perceptível em nome da sensatez,para serem retirados dois feriados religiosos e outros tantos civis.
Numa lógica de contrapartidas algo difícil,também ela, de entender.
Não sei o resultado final dessas negociações nem quais os feriados que vão desaparecer.
Por mim, em termos religiosos,extinguia três e criava um.
Corpo de Deus,Assunção de Nossa Senhora e Imaculada Conceição seriam extintos.
E criava o de 13 de Maio,dia das aparições em Fátima,que diz muito aos católicos portugueses.
Quanto aos civis extinguia outros três e também criava um.
25 de Abril, 5 de Outubro e 1 de Dezembro desapareciam.
E criava o de 24 de Junho,dia da batalha de S. Mamede, data em que nasceu Portugal.
É muito mais importante comemorar o nascimento de um país do que as mudanças de regime politico.
É a minha opinião sobre o assunto.
Depois Falamos

12 comentários:

il disse...

'Êzatemam'.

O dia 1 de Portugal, ainda por cima é o solstício de Verão/S. João, devia ser o feriado da nação. Embora pudesse ser o 5-10, dia em que o 'primo' Afonso VII, de Leão, reconhecer Portugal como reino.

Não resisto a fazer outra proposta :))))
-o 1º feriado a ser abolido deve ser o 25 de Dezembro- sem subsídio não faz sentido comemorar tristezas;

-o 2º é o 1º de Maio dia do trabalhador -com quase toda a gente sem trabalho, não faz sentido;

-o 25 de Abril deve ser apenas tolerância de ponto entre as 00 horas e as 06 horas da manhã;

-o 10 de Junho também não faz sentido visto que quem manda nisto é a troika;

-NÃO ADMITIMOS que o 1 de Novembro seja desclassificado de feriado -é o dia dos mortos (que é como nós quase estamos).

Anónimo disse...

Concordo em abulir 3 feriados existentes!
15 Agosto , o 5 Outubro e o 1 Dezembro.
Nao fazem sentido nenhum.

AR

luis cirilo disse...

Cara Il:
Fartei-me de rir com o seu comentário.
É uma ideia.
Caro AR:
É uma opinião respeitável.
Ma solhe que querem abolir mais que 3 feriados

José Duarte disse...

Meu caro amigo e senhor Luis Cirilo: não sei se é católico - talvez não seja pela proposta que faz quanto à abolição de certos feriados. Pela minha parte tanto se me dá que a Mãe deixe de ser comemorada pelos portugueses nos dias 15 de Agosto e 8 de Dezembro como não, pois estou com Ela todos os dias.

Agora, o que acho engraçado é que o senhor Luis Cirilo bata na Mãe duas vezes... duas!... e acabe por acarinhá-la depois de toda moída - coitadinha - restaurando-a em 13 de Maio.

Sabe o que eu acho? É que não vai ser por causa da abolição dos feriados que a produção do país vai aumentar, nem tampouco por mais meia hora de trabalho por dia. As horas de trabalho nunca hão-de ser suficientes enquanto não trabalharmos devidamente incentivados, sim, pela remuneração justa e incentivadora da produtividade. Pois já estivemos muito melhores do que o que estamos hoje, e lembro-me das horas extraordinárias nos sectores dos têxteis, por exemplo, aqui há anos, por vezes fins de semana e até feriados religiosos, inclusivé, que os patrões pagaram generosamente aos seus trabalhadores... dinheiro duro e bem ganho, que foi o fermento das primeiras poupanças para a aquisição das nossas casinhas e até automóveis tanto para a deslocação para o trabalho como para recreio nas parcas horas de descanso... Enfim, tudo isto que agora está a ir por água abaixo!!!

Claro, a culpa é sempre do diabo, mas quem leva é a Nossa Senhora.

Haja Deus e bem nos haja.

Ricardo Campos disse...

querem eliminar o corpo de Deus... por mim tudo bem! é o acabar com um feriado importante para a tradição MInhota mas as pessoas fazem o sacrificio.
Porque raio não se acaba com o carnaval?
o feriado do carnaval é a deprimencia total, é ver gente a tilintar de frio só para copiarem os brasileiros.
acabe-se com o carnaval! pum!

luis cirilo disse...

Caro José Duarte:
A sua perspectiva é interessante.
E independentemente de eu ser católico,embora pouco praticante,a verdade é que a conferência episcipal também se inclina em direcção a esses feriados embora não todos.
Outra questão pertinente é o entender que a abolição de feriados não vai resolver nada em termos de aumento de produção.
E aí inclino-me a estar de acordo.
Porque o problema,em boa parte,é de mentalidadedade e predisposição para o trabalho e a poupança.
E essa não existe.
Caro RIcardo:
O Carnaval não é feriado oficial.
É tradição os governos darem esse dia mas nada os obriga. E evidente´mente que neste contexto seria escandaloso continuar a fazê-lo.

troca10 disse...

Sou reformado, mas repuga-me qdo alguem fala dos feriados e 25Abril, penso que estas pessoas ainda vivem o ANTES 25 Abril. Enfim eu não concordo com alguns comentarios aqui expostos mas.. é a mentalidade de certas pessoas em democracia ( coisa que nasceu dp do 25 abril cada qual pode concordar com o antes ou depois 25 Abril. Abel Cravo, Oeiras

troca10 disse...

Escrevi um comentario não sei onde está nem como desapareceu quando eu fiz «PUBLICAR O SEU COMENTARIO»
Enfim alguem não gostou do comentario só pode ter sido


Abel Cravo

troca10 disse...

Eu Não concordo em retirar os feriados. Direitos adqueridos nem devem ser retirados.
Porque que não baixam os ordenados dos militares do quadro superior?, pk nao baixam os salarios dos deputados, pk não baixam os salarios do 1º ministri, ministro das finanças, ministo dos assuntos sociais ETC. pk não baixam o salario do Presidente da Republica. Eu não sei mas acho que são os melhores salaris dos países da Zona euro
Quanto aos feriados se o problema é qdo são entrecalados no meio da semana pk não o mudam para o ultimo dia de trabalho da semana?? o facto de meterem mais 1/2 hora de trabalho quem vai benificiar com isso, não haverá enteresses patronais por traz disto. è muito facil tirarem aos mais pequenos e aos outros... São intocaveis??? será que já não somos um país democratico? Se assim for os homens do antes 25 Abril tem razão não devem querer democracia.. Será?
abel.cravo@gmail.com

luis cirilo disse...

Caro Abel Cravo:
Cada um tem a sua respeitável opinião na matéria.
Na certeza de que é impossível agradar a todos.
Quanto á mais valia dos feriados convertido em dia de trabalho parece pacifico que no final do ano serão mais uns milhões largos de euros a acrescentar à produtividade nacional.

Lara Torres disse...

estou de acordo com a opinião do Luis embora me pareça problemático estarem a ser criados novos feriados.
Sem prejuizo de entender que o 24 de Junho faz muito mais sentido existir como feriado nacional do que o 5 de Outubro ou o 25 de Abril.
Parabéns pela escolha da imagem.
Mais uma vez fez uma escolha perfeita.E com a habitual ironiazinha

luis cirilo disse...

Cara Lara:
Proponho a criação de dois e a extinção de seis. O saldo são os tais quatro que o governo quer extinguir.
Quanto à imagem...pois!