quarta-feira, novembro 02, 2011

Reflexões sobre a AG

Deixei propositadamente passarem alguns dias sobre a ultima AG do Vitória para agora aqui tecer alguns breves comentários acerca da mesma.
O primeiro é,inevitavelmente, para salientar com orgulho a grandeza do clube bem expressa no número de associados presentes e na duração da reunião.
Mais de 2000 sócios e um debate de seis horas não estão ao alcance de muitos clubes.
Eu diria até que de muito poucos.
E intervenções bem interessantes foram lá produzidas.
Mas não há "bela sem senão" e há que reconhecer que em determinados momentos foram ultrapassados todos os limites admissíveis.
É legitimo o direito à discordância, à insatisfação, a considerar que uma direcção gere mal o clube.
São opiniões respeitáveis.
Mas nada justifica os insultos,o achincalhamento, a forma como foram tratados os orgãos sociais do clube.
Muito especialmente o presidente da direcção.
Foram momentos negros que espero que não se repitam.
E o que escrevo aqui disse-o lá!
O chumbo das contas,previsível aliás, tem muito a ver com o momento desportivo mas não é justificável só por isso e mal andará a direcção se fizer essa interpretação restritiva.
Creio que foi um sério aviso à navegação e assim deve ser entendido.
Sob pena de se repetir na próxima AG.
Creio que nessa próxima oportunidade( e também o disse lá reiterando opinião anterior do Luís Alves) a direcção devia levar á AG, juntamente com as contas, um plano credível de reestruturação financeira do clube para que os sócios possam votar de outra forma.
Porque que as contas vão ser as mesmas já o sabemos.
Mas uma coisa é a direcção propor um caminho para a saída da crise e outra propor que se vote agora sim ao que se votou anteriormente não sem mais nada.
Acho que era avisado irem por aí.
Nota final para dizer o seguinte: Emílio Macedo foi indecentemente tratado na AG mas teve o bom senso de não atirar mais gasolina para uma fogueira que já arde em demasia.
Por muito menos o vice presidente Luciano Baltar (que já antecedera a AG com uma entrevista infeliz ao Expresso do Ave) veio a público insultar a massa associativa do Vitória de forma que não me lembro de alguma vez um dirigente o ter feito.
E é inaceitável que um dirigente insulte os sócios.
Que na sua esmagadora maioria nada tem a ver com os factos menos próprios passados na AG.
Com isso Baltar apenas contribuiu para dificultar, e muito, o trabalho dos seus colegas de direcção na próxima AG ao ponto de se poder colocar em causa a sua continuidade nos orgãos sociais do clube.
Porque tanta falta de senso, tanto desrespeito pela massa associativa, tanta sobranceria não podem passar em claro sob pena de se radicalizarem comportamentos menos desejáveis.
Luciano Baltar é uma pessoa de bem.
Para dirigente do Vitória Sport Clube é que me parece não ter jeito nenhum.
Depois Falamos

13 comentários:

josé machado disse...

Caro Luís Cirilo
Já aqui referi a propósito do jogo da taça, que há uma falta de educação e clima de arruaça que tem de se pôr cobro quanto antes sobre pena de amanhã ser tarde.
Aqui, penso que os admnistradores dos sites e blogs tenhem muita responsablidade pois é habitual deixarem passar posts com insultos e depois quando damos por ela isso tornou-se coisa normal.Se nada for feito para acabar com este estado de coisas qualquer dia ninguém está disposto a aturar tal coisa.

Afonso disse...

Caro Sr. Luis
Espero que se lembre que o Vitória está mal, agora e é agora que têm de ser tomadas medidas para os senhores que estão a desgovernar o nosso Vitória tenham de colocar o lugar á disposição.
O espaço temporal até 2013 poderia se justificar se víssemos que o passado recente era aconselhável a isso, mas infelizmente estamos bem piores que há ano e meio atrás e muitíssimo piores que em 2006.
Apenas acredito em candidaturas que queiram intervir já, portanto enquanto não vir isso a acontecer, pouco ou nada nos resta a dizer a não ser “Depois Falamos”.
Em relação a um post anterior, espero que mais que não caia na “tentação” de vir com os “Velhos do Toural” e com isso trazer os vícios todos do passado, o mais distante e o muito recente.

Amadeu disse...

Eu esperava que fosse mais incisivo e que em relação a L.Baltar pedisse imediatamente a sua demissão. Fá-lo apenas indiretamente "não tem jeito nenhum...para diregente do VSC".

Quanto à próxima AG a exigência minima a esta direcção deveria ser o de colocar o lugar à disposição.

Que moral tem uma direção que em 4,5 anos aumentou vertiginosamente o passivo, acumulou prejuizos (excepto numa época) e hipotecou património? Em sede própria (última AG) não justificou tal descalabro, não respondeu a pergunta nenhuma dos sócios nem apresentou um plano de recuperação/intervenção, porque viria agora fazê-lo?

Seria como os Orçamentos (5 no total), feitos a correr e sem qualquer lógica ou sustentação, apenas para "inglês ver"?

Demissão imediata destes orgãos, poderá ser ainda a nossa salvação.

Quanto mais tarde isso acontecer, pior para o próximo elenco directivo.

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Caro José Machado:
Estou de acordo.
E de há muito que aqui e na minha página do facebook faço esse controlo.
Caro Afonso:
Sobre esse assunto já disse o que podia dizer.
Serei candidato quando houverem eleições independentemente de quem sejam os outros candidatos.
Quanto ás listas serão feitas a pensar no presente e no futuro.
Caro Amadeu:
Acho que não vale a pena andar a perder tempo a pedir demissões deste ou daquele.
Muito mais importante será os orgãos sociais reflectirem ponderadamente se tem condições para continuarem.
Porque legitimidade obviamente que tem.
Acho que na próxima AG a direcção poderia bem levar as contas acompanhadas de um plano de reestruturação financeira e de uma moção de confiança.
PAra clarificar de uma vez por todas a situação.

Helder Pinto disse...

Caro Cirilo,

Estou de acordo consigo quanto aos excessos cometidos.
Mas pior que não deixar o presidente da direcção falar, só mesmo quando este o tentava fazer e.... o resultado foi o que se viu. Não tem "estaleca" para o cargo que ocupa. Não tem perfil de líder.

Por isso as minhas expectativas relativas à sua candidatura são elevadas. Espero que o discurso de apaziguamento termine e passe a "exigir" responsabilidades a quem de direito.

O que se passou com as declarações do vice-presidente Luciano Baltar é demasiado gravoso para que um futuro candidato apenas peça a sua demissão indirectamente. Talvez seja altura de ser mais directo e incisivo. Está visto que a perspicácia das pessoas que compõem os orgãos directivos do VSC não é muito elevada, daí termos de recorrer a linguagem que "entendam".

Não quero com isto dizer que deve baixar o nível dos seus comentários e observações, muito pelo contrário. É essa a postura de um verdadeiro líder. E é essa postura que devemos cultivar no seio do nosso clube. É essa filosofia e modo de estar em sociedade que deverá levar consigo.

Abraço,

Anónimo disse...

Antes de mais, queria congratular-lo pela sua candidatura.

Como lhe disse na sexta-feira, enquanto a sua retórica for reforçada, por acções condizentes; terá sempre o meu voto.

Desejo-lhe boa sorte. e, que o seu sucesso e êxitos enquanto Presidente do Vitória, sejam e tragam a felicidade a todos nós (Vitorianos)!


Quanto à Assembleia;
Ficou demonstrado (para os mais desatentos), por A+B, que o Vitória tá desgovernado, sem rumo, sem projecto, sem esperança...

Enquanto este elenco directivo se mantiver em funções, vamos continuar amargurados, vendo o nosso património espoliado (leia-se hipotecado).

E não me reporto apenas à sede social, e aos campos...

Anónimo disse...

Sou associado muito recente, e não sendo vimaranense, gosto bastante do Vitória de Guimarães.
Fui pela 1ª vez a AG, e fiquei verdadeiramente espantado, e mesmo impressionado, com a estupidez, falta de educação, de muitos vitorianos.
A imagem deixada na AG, em nada prestigia o clube.
Sócios destes, o melhor mesmo, era ficarem a ver novelas.
Assim o Vitória não vai a lado nenhum.A Direcção comete erros é certo, mas a forma "aciganada" como foi tratada, foi uma vergonha.

Luis Osório (S.Jacinto-Aveiro)

luis cirilo disse...

Caro Helder Pinto:
Achei grave na AG ,para além do referido,a falta de resposta a muitas perguntas que foram feitas.
Para não falar de respostas inacreditáveis como a dos recibos verdes.
Agora não me parece que transformar luciano baltar num caso ajude muito.é evidente que ele se devia ter demitido depois do que disse.Ou então ser demitido pelo presidente. Nem seria a primeira vez...
Mas os problemas a resolver vão muito para além dele.
Caro Anónimo:
Estou certo que prática corresponderá à teoria se os sócios me confiarem a condução dos destinos do clube.
E a unica promessa que assumo neste momento é que apresentarei umas listas e um programa eleitoral de alta qualidade. Depois quem de direito decidirá.
Caro Luis Osório:
Foram cometidos excessos que não dignificam o clube nem resolvem problemas.
Tive oportunidade de o dizer na própria AG.
Ma´s não acho que a esmagadora maioria dos sócios seja estupida ou mal educada. Haverá casos como em todo o lado. Mas são uma minoria

Anónimo disse...

Antes de mais permita-me que o felicite pelo anuncio da sua candidatura à presidência da direcção do Vitória Sport Clube. O momento que vivemos é particularmente mau e a sua candidatura, tendo em conta a situação periclitante do nosso clube, é um acto de coragem.
Desejo-lhe pois as maiores felicidades na luta que terá que travar, com a certeza de que saberá conduzir uma campanha interventiva e esclarecedora, para bem do Vitória e de todos os seus associados.
Confesso que não fui à A.G., pois o meu horário de trabalho não mo permitiu. No entanto, pude ir acompanhando o que se passava no pavilhão através das reportagens de uma rádio local. No dia seguinte foram também muitos os relatos de pessoas conhecidas que se prestaram a descrever-me o cenário que se viveu na reunião magna do nosso clube.
Por aquilo que me foi dado a entender, terão ocorrido algumas situações mais conturbadas, onde se ouviam apupos, vaias e coros de indignação perante a actuação da direcção. Concordo totalmente consigo quando condena as faltas de educação e o desrespeito de uma franja de associados perante os orgãos sociais do clube e de todos os seus sócios presentes, mas também compreendo as razões que possam ter motivado certos excessos.
Sejamos claros. A situação financeira do clube é difícil, para não dizer caótica e quem se dirigiu à assembleia tinha perfeita noção do cenário que ia ser levado a debate. Por outro lado, a direcção pouco ou nada fez em antecipação para prevenir esse cenário, tendo em conta toda a informação contraditória em relação à publicação dos documentos devidos no site do clube. Numa altura em que se equaciona (?) a convocatória de uma A.G. extraordinária com o objectivo de destituição da direcção, era de esperar que pelo menos desta vez os nossos dirigentes tivessem a sensibilidade de tentarem apaziguar antecipadamente certos ânimos, o que poderia ter sido conseguido com alguma prudência e contenção nos dias que antecederam a Assembleia. Certo tipo de declarações proferidas à imprensa eram perfeitamente evitáveis, e o caso torna-se mais grave quando o responsável por tais dislates é nada mais nada menos que um membro do próprio elenco directivo. (cont.)

Anónimo disse...

Deveria o Sr. Baltar ter ponderado melhor as suas acções, pois sendo responsável pera area financeira, à partida teria que esperar ser um dos mais visados pelos sócios.
No final, não me surpreende o resultado do sufrágio. As contas chumbadas por larga maioria deveriam ser interpretadas pelo Sr. Emílio e seus pares como um aviso à navegação. A margem de erro é quase inexistente e, se aquando da próxima votação não forem apresentadas medidas concretas e realistas para retirar o clube da situação penosa em que se encontra, então estes senhores não têm mais legitimidade para governar um clube como o nosso.
Disse o sr. Luís Cirilo e bem que mal estaria a direcção se julgasse que os resultados desportivos aliviariam a crise e proporcionariam a aprovação das contas. Pois, meu caro, a a direcção está mesmo mal, pois foi precisamente essa a primeira alarvidade proferida por Emílio Macedo quando questionado pela comunicação social. Para as contas passarem, bastaria que a equipa ganhasse jogos.
Com mais esta estupidez, este senhor está a passar um atestado de burrice a todos os que votaram contra o seu ruinoso exercício financeiro, está a reduzir o intelecto dos sócios a zero.
Se as posições fossem invertidas, e Emílio Macedo se sentasse na plateia em vez do palanque, talvez fosse esse o seu raciocínio, não duvido.
Tem a generalidade dos Vitorianos que mostrar a estes senhores que o plano desportivo não se deve misturar com o plano financeiro de maneira saloia e provinciana e que enquanto existir passivo e gestão ruinosa a contestação continua, independentemente do clube ser campeão ou descer de divisão.
A meu ver, o prazo de validade deste elenco está mais do que esgotado. Resta aos Vitorianos continuarem a ser coerentes e estes senhores finalmente assumirão que estão a mais no Vitória.
Se mesmo assim o Sr. Emílio se julgar capaz de inverter a situação, que se apresente a escrutínio e os Vitorianos logo avaliarão as suas capacidades.
Felizmente o nosso clube é muito maior do que qualquer direcção e não é por estes senhores caírem que vai caír também o Carmo e a Trindade, bem pelo contrário.
A alternativa existe e o clube está vivo, e vivo continuará...
Mais uma vez os meus sinceros cumprimentos e felicitações pela sua iniciativa e coragem.

Manuel Aspinall disse...

Caro Luís Cirilo, serve este pequeno post apenas para corrigir uma pequena gralha. Há pouco escrevi dois posts como anónimo, por lapso meu. Tenho por norma identificar-me nos meus posts. Serve este pequeno post para tentar corrigir a situação.

Os melhores cumprimentos e votos de um bom fim-de-semana.

luis cirilo disse...

Caro Manuel Aspinall:
Estou de acordo com a análise que faz à ultima AG e ao que lá se passou.
Creio que o facto de durante seis horas praticamente não se ter falado de futebol deveria constituir um séio aviso á direcção de que os associados tem preocupações bem maiores do que este mau inicio de campeonato no futebol.
Infelizmente,espero que o "tiro" seja corrigido, a direcção preferiu atirar para cima do futebol a responsabilidade da contestação associativa em vez de assumir que ela se prende com a gestão propriamente dita.
As afirmações do sr Luciano Baltar,nas entrevistas antes e depois da AG,deveriam constar de um futuro manual de erros básicos de comunicação a evitar a qualquer preço.
Quanto ao futuro já anunciei a minha intenção de forma clara,sem meias palavras, e no sitio que entendo como adequado.
Espero reunir um grupo de vitorianas e vitorianos capazes de transmitirem aos ´socios a confiança necessária a darem-nos o seu voto.
Aguardemos