sábado, novembro 26, 2011

Conferências Vitorianas


Foto: www.vitoriasc.pt
Realizaram-se hoje as primeiras conferências vitorianas subordinadas ao tema "Vitória ,que futuro?" e organizadas pelo Conselho Vitoriano.
Um dia inteiro, das 10 ás 19 h, a ouvir comunicações dos convidados e a assistir a debates vivos,interessados e demonstrativos do interesse de muitos associados pelo clube.
Gostei da iniciativa.
E tive pena que o número de presentes fosse abaixo do que era expectável dado o interesse do assunto e o valor dos convidados.
Mesmo assim cerca de 200 pessoas é uma audiência interessante e que permitiu que o debate que se seguiu a cada painel fosse suficientemente esclarecedor.
Deixo apenas 2 notas de menor agrado chamemos-lhe assim.
Uma para o facto de na sessão da manhã, e á excepção de Nuno Miranda para quem a questão de SAD ou clube era irrelevante na óptica dos fundos de investimento, os dois oradores escolhidos serem claramente pró SAD.
Teria sido mais esclarecedor se estivesse alguém que defendesse outro modelo de gestão.
A segunda nota tem a ver com um ambiente algo tenso entre alguns dirigentes do Vitória e o presidente da Câmara que só a diplomacia de Isidro Lobo permitiu atenuar.
Foram perceptíveis as "indirectas" de parte a parte nalgumas intervenções bem como o facto de o edil nunca se ter dirigido ao presidente do Vitória mas sempre ao presidente do conselho vitoriano.
Fora isso, que apesar de tudo foi pouco relevante, correu tudo muito bem até com a curiosidade de ser constatável que alguns dos oradores convidados ou institucionais (Fernando Gomes,Paulo Lourenço,João Cardoso,Raul Rocha)defendiam claramente a SAD enquanto os associados que intervieram eram todos contra!
Foi uma boa jornada vitoriana.
Que importa repetir com alguma periodicidade.
Depois Falamos

5 comentários:

Anónimo disse...

Pois agora o Emílio Macedo da Silva já admite a SAD. Como se quando defendia o contrário fosse verdade !! À espera da SAD está ele há muito tempo, e estas conferências vitorianas foram apenas o meio escolhido para a legitimar. Vergonhoso. E que se preparem os Anti-Milo, porque dinheiro e astúcia para comprar o Vitória não lhe falta. E depois é que nunca se verão livres dele.
Cumprimentos de um sócio vitoriano ANTI-SAD. O clube aos sócios !

Amadeu disse...

Afinal parece que estava certo.
As CV não passaram de uma encomenda por parte da direção que promoveu o mérito da ideia e realização ao "dinâmico" e interessado Conselho Vitoriano.

Só não via que ia ser esta fantochada quem não quis.

Infelizmente este debate não teve a mesma intenção (boa) que o ocorrido no S. Mamede. A atenção e inteligência dos sócios, ao contrário do que as vergonhosas intervenções do presidente da mesa de AG quer passar, é superior e pela fraca adesão deixam patente que não mais se iludem com esta incompetente direção e que entendem muito bem a radical mudança de opinião de EMS quanto ao modelo de gestão do VSC.

Rita Oliveira disse...

Eu estou como o Luis Cirilo na recusa da SAD no actual momento do Vitória.
Por quatro razões razões:
Uma por entender que na actual situação financeira do clube seria um fracasso.
Duar por não estar convencida que seja a melhor forma de gestão do Vitória.
Três por não ter a minima confiança nesta direcção e portanto recear que as coisas fossem feitas à moda" deles e não no interesse vitoriano.
Quatro porque vim das conferências convencida que nos estão a tentar manhosamente impingir a SAD e não gosto que façam de mim parva.
Quanto ao resto foi um dia muito interessante e que importa repetir.
Sem poder deixar de concluir que a relativamente fraca adesão tem a ver com o descrédito dos actuais orgãos sociais.

Daniel Lopes disse...

Não sou vitoriano sou do Porto e portista e portanto não tenho que dar opinião sobre o que deve o Vitória fazer(já sei que se escrevesse o Guimarães o LC nem me publicava o comentario)na questão SAD.
O que sei é que em Portugal as SAD's são pobres e os seus administradors ricos.
E não é coincidencia certamente.
Por isso é um caminho que só deve ser encetado com grande cautela e numa situação financeiramente aceitável. E com paz social no clube.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A unica coisa que lhe posso dizer sobre isso é que sou contra a criação de uma SAD nos tempos que correm.
Acho que não é necessária nem o clube está preparado para ela.
Caro AMadeu:
De facto a participação foi abaixo das expectativas. O que não impediu que fosse um bom dia de debate vitoriano.
É claro que eventuais mudanças de opinião quanto á SAD apenas servirão para reforçar a desconfiança com que os sócios(aliás bem patente em muitas intervenções) olham para este assunto e para a forma como ele está a ser conduzido.
Cara Rita:
Argumentação poderosa e bem fundamentada a sua.
Creio que partilhada por imensos sócios.
Caro Daniel:
O que diz das sad's é verdade.
Incluindo no seu FCP.
E concordo que só deveremos enveredar por esses caminho noutras condições financeiras e animicas do clube