quarta-feira, novembro 16, 2011

O Futuro Existe.

Parece-me absolutamente óbvio que um clube como o Vitória, senhor de uma forte identidade e um entrosamento invulgar com o meio que o rodeia, tem de saber aproveitar até ao limite essas suas caracteristicas para crescer e se tornar mais forte.
E isso passa por um acentuar da sua identidade e da sua mística.
Que se consegue através do reforço da componente portuguesa (e oriunda da sua formação)do plantel de futebol profissional a principal montra e referência do clube.
Porque quantos mais jogadores o integrarem vindos dos escalões de formação, vitorianos e habituados a "respirarem" Vitória desde pequeninos,mais forte será a sua identificação com o clube e maior a empatia com os adeptos.
Ao longo dos anos todos gostamos de ver grandes jogadores oriundos da formação integrarem o plantel principal.
Abreu, Romeu,Ibraim, Pedro Mendes,Fernando Meira,Flávio Meireles,Alex
entre muitos outros que atingiram e atingem plano de destaque no nosso futebol.
Pelo que vou acompanhando através do blogue "Vimaranes" há uma nova fornada de talentos, a rodarem noutros clubes depois de cumprirem as etapas de formação, a atingirem o chamado "ponto de rebuçado" para serem opções válidas para Vitória.
Amorim, Dinis, Rafael, Vítor Bastos, Gonçalo Silva, Paulo Oliveira,Josué,Tomané,Tiago Rodrigues(actualmente lesionado mas que considero jogador de largo futuro se apostarem nele)entre outros são nomes em que o clube tem de apostar.
Porque eles são o nosso futuro.
Que está cá dentro.
Não no Brasil,Uruguai,Bolivia,Marrocos,Argélia ou outros destinos exóticos que vão fazendo a felicidade dos empresários mas raramente do Vitória.
Sem prejuizo de existirem excepções á regra como é óbvio.
E de uma coisa estou certo.
A aposta nesse "futuro" tem de ser já.
Porque esse é o caminho que serve os interesses do Vitória.
Depois Falamos

15 comentários:

Pedro disse...

Caro Cirilo, os jogadores que se refere foram vendidos a um fundo por 2 milhões de euros. Futuro Existe? No Vitória não!

É curioso que Presidente do Vitória ande a vender ao desbarato os passes de jogadores promissores para pagar despesas e passes de Defendis, Freires, Crivarellos, Renans, Saucedos, Tonys, enfim........

Por este andar, quando o Sr. chegar a Presidente, apenas lhe restam as dívidas.

Abraço

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Essa é uma situação que me preocupa como é evidente.
Para já enquanto vitoriano.
MAs o futuro tem de existir e para isso os sócios e adeptos serão determinantes.

joséfernandes disse...

O actual presidente, prometeu na última campanha
eleitoral que iria “obrigar” os treinadores do Vitória
a arranjar colocação no plantel para 2 a 3 jogadores
vindos dos juniores, por época.
Pura mentira.
A haver reajustamento no plantel em Janeiro,
a meu ver só deverá ser feito recrutando jogadores
desse “banco de jogadores emprestados”.

Afonso disse...

Ainda estou para perceber como é que um clube (sem ser SAD) pode colocar os seus activos num Fundo de Investimento.
Talvez alguem consiga, espero que não seja nem Emilio Macedo da Silva ou Luciano Baltar.
Quanto muito, alguem já ficou com os direitos financeiros e cedeu nos os direitos desportivos enquanto não arranjam colocação para os jogadores, estilo Edgar e como aconteceu com a venda de N'Diaye.
Infelizmente enquanto vendemos os activos que podiam dar algum dinheiro no futuro, enquanto colocamos as nossas promessas em campeonatos secundários e albergamos promessas de um clube da segunda circular e continuamos a desvalorizar os parcos activos que temos e gastamos dinheiros em ordenados para cá continuarem enquanto não conseguem ir para clubes com o Granada.
Nunca mais chega o dia em que vejo nos estatutos do clube, a direcção ser impedida de ter jogadores emprestados por clubes portugueses.

Anónimo disse...

Saudoso Quinito: Fernando Meira, Jairson, Lima, Rego, Pedro Mendes, Kipulu e Lixa. Abriu a época com quase todos a titulares.
Não podemos ter medo de jogar com muitos desses nomes que lança no seu post. Temos 4 centrais emprestados que tinham lugar no plantel.
Espero que este post seja um sinal nesse sentido, porque se assim for o meu voto começa a ficar definido. Faça-os apostar neles, faça disso política desportiva e contrate alguém capaz e disposto a dar-lhe seguimento

Anónimo disse...

Estamos entregues...à passarada.

Amadeu

Anónimo disse...

Realmente continuo com mesma opiniao de sempre!
Esta direçao,nada percebe de futebol quer desportivamente que financeiramente,e temos de fazer contagem decrescente ate ao dia que esta gente sair do clube(espero que nao seja tarde demais!)
Temos visto ao longo desta epoca e da anterior que jogadores como TONI,CRIVELLARO,FREIRE E DEFENDI , nao tem qualidade suficiente para representar o nosso vitoria! Entao quem esta a ganhar com isto?

Sera que a qualidade do AMORIM,do PAULO OLIVEIRA, do DINIS ou do RAFAEL e´ inferior a estes?
sera que os ordenados nao seriam inferiores aos que aqui estao?

A questao do Saucedo ja tinha levantado a umas semanas atras!
Nem sempre um jogador internacional tem qualidade para jogar no VITORIA,e este so pode ser um! Nem Manuel Machado nem Rui Vitoria apostam nele!
Entao foi visto por catalogo e deu a ganhar a alguem que nao o VITORIA!

AR

Anónimo disse...

Defendi do que vi não desgostei. Não vejo os treinos para o chamar de fraco. a não ser que o AR tenha conhecimento de causa, está a criticar um jogador que ainda não teve uma oportunidade.

luis cirilo disse...

Caro José Fernandes:
Estou de acordo quanto ao reajustamento de Janeiro.QUe deve ser feito com dois ou três jovens que estão a rodar. Fora desse ambito apenas apostaria num ponta de lança.
Caro Afonso:
De facto há muito a mudar no Vitória.E uma das coisas essenciais é a politica de empréstimos ruinosos como a dos ultimos anos.Luis Filipe,Jorge Ribeiro,Urreta.
MAs essa mudança de filosofia terá mesmo de ser no futuro.
Caro Anónimo:
A aposta na formação será seguramente uma das prioridades da futura direcção. E o treinador,este ou outro,terão de conviver e potenciar essa realidade.
Caro AMadeu:
Nada que não se resolva com umas "chumbadas" certeiras.
Caro AR:
Penso que se em janeiro se dispensarem sete ou oito jogadores e se fizeram regressar dois ou três jovens ficaremos com melhor plantel,mais adequado à vontade do treinador e mais económico. Bastante mais.
Caro Anónimo:
Não vi jogar Defendi o suficiente para ter opinião definitiva. A verdade é que nenhum treiandor apostou minimamente nele.
Nem com o Moura jogou.
Isso quererá dizer alguma coisa

Anónimo disse...

Caro anonimo!
A resposta do Luis Cirilo ao seu comentario e´ cristalina como a agua!
Agora que necessitamos de emagracer o plantel isso nao temos duvidas!

AR

luis cirilo disse...

Caro AR:
Sairem sete/oito jogadores,regressarem 2/3 dos emprestados e contratar cirurgicamente um ponta de lança.
Basta.

Anónimo disse...

Esse é e será sempre o principio de trabalho para o clube. A formação tem que ser o menino de ouro do clube. Agora não se caia no erro de continuar ou ir buscar velhas raposas com métodos e visão limitada. Está na altura de a formação ser completa e não se formar só atletas, mas sim treinadores e dirigentes também que num futuro possam ser o futuro do clube. Que tenham uma base de crescimento e que se vão integrando no futebol aos poucos. Isso sim é formação, além de que o mesmo modelo, salvo a especificidade de cada modalidade deve ser identico para cada uma delas. O Vitória não pode nem deve criar só activos no futebol, mas sim apostar também nas outras modalidades e por pouco que seja ir lá buscar algum dinheiro. É também necessária a criação de uma modalidade que atraia mais ainda o género feminino para que possamos ter mais gente em redor do clube e de todos os quadrantes da sociedade. Li ai num livro qualquer que por cada pessoa temos a probabilidade de conhecer mais 300 e eu penso que por cada atleta que possamos ter, temos a probabilidade de pelo menos termos mais 300 pessoas ligadas por alguma razão ao clube. São ideias...

luis cirilo disse...

Caro vitoriadofuturo:
Inteiramente de acordo.
Quanto á formação no futebol de atletas ,treinadores e dirigentes.
E também quanto ao estender o modelo ás modalidades.
Para isso é preciso uma direcção que veja globalmente o clube e entenda as vantagens do ecletismo

Anónimo disse...

Esse sempre foi para mim um problema no clube. Apenas se olha para o Vitória sendo o futebol, mas eu sei e acredito que este clube tem uma imensidão de recursos. Olhando globalmente para o clube, aplicando os métodos de formação em todas as modalidades (respeitando a respectiva especificidade de cada uma) poderemos criar fontes de rendimento extra para o clube. O Vitória é um todo e já dizia o nosso grande amigo Zé Mourinho que primeiro vem o todo e só depois o dividimos em partes mas para se conseguir a perfeição do todo. Gostei da sua resposta.

luis cirilo disse...

Caro vitoriadofuturo:
é assim que vejo o nosso Vitória.
E sei que num desporto como o português tão focado em 3 clubes o ecletismo racional é estratégico para ganharmos dimensão.