domingo, novembro 20, 2011

Mudança

Também a Espanha chegaram ventos de mudança.
Que como em Portugal se traduziram na derrota de um governo socialista incompetente e na vitória de um partido de centro direita que vai ter agora o pesadissimo encargo de resolver a "pesada herança" que lhe tocou em sorte.
Sendo que a diferença,que faz alguma...diferença,está em que o PP e Mariano Rajoy vão poder governar sozinhos enquanto por cá Pedro Passos Coelho se viu obrigado a uma coligação com o PP para ter a maioria no Parlamento.
Maioria essa a que posteriormente foram adicionadas outras "forças",chamemos-lhe assim,que não foram sujeitas ao voto popular.
O que destacar de essencial no resultado de hoje em Espanha?
A maior vitória de sempre do PP, superior ás alcançadas por José Maria Aznar, e a maior derrota do PSOE ainda superior á de Joaquim Almunia em 2000.
Mas essencialmente a persistência de Rajoy e a sensatez do PP.
Rajoy porque pese embora as duas derrotas anteriores, e o reconhecido pouco carisma,não desistiu e acreditou sempre que poderia ganhar.
Trabalhou para isso e ganhou!
O PP porque não foi em "chicotadas psicológicas" ao primeiro desaire (nem ao segundo!!!) acreditou que o seu líder podia conduzir o partido a uma vitória e deu-lhe todas as condições para isso.
Valeu a pena.
Algo que o PSD,em Portugal, nunca soube fazer com os seus líderes derrotados á excepção de Francisco Sá Carneiro.
Podia, e devia,tê-lo feito em 2005 com Pedro Santana Lopes.
Mas não quis.
E pagou por isso.
Depois Falamos

8 comentários:

Anónimo disse...

Epá, desculpe, mas ao ler "MUDANÇA" de repente sinti uma alegriazita...depois vi o espanhol...afinal não é no que mais me preocupa, o VITÓRIA SPORT CLUBE.

Amadeu

Defreitas disse...

Salvador, Rajoy ? Não será certamente a direita que vai salvar os Espanhóis e as finanças publicas , deixando todo o poder aos bancos nesta velha Europa liberal. O que acontece é que quando a esquerda pratica uma política de direita, traz automaticamente a direita para o poder e incita à abstenção. Os Espanhóis encarregaram a direita de resolver os problemas. Mais nada.

Em França vai acontecer o mesmo movimento do pêndulo, mas no outro sentido : da direita para a esquerda. Mas os problemas serão os mesmos .

Para ultrapassar esta situação seria necessário ir procurar a origem desta lei de 1973, a lei “Rotschild, Pompidou, Giscard” . Giscard sendo na época ministro das finanças, que retirou ao Estado o direito de se financiar no Banco de França, para os obrigar a solicitar os bancos privados e pagar taxas de juros proveitosos para estes.
Esta prática foi generalizada na Europa pelos tratados de Maastricht e Lisboa, gangrenando assim a democracia .

Direita ou esquerda, quando uma nação está submetida à finança internacional as eleições não resolvem absolutamente nada!

Aliás , Rajoz já anuncia a cor ao prometer um "esforço solidário" para fazer a guerra à crise, mas reconheceu que "não haveria milagres".

O problema é sistémico . Os remendos não servirão para nada.

Caro Amigo, há 10 anos que a direita governa a França e os resultados são visíveis. A limpeza começou na Irlanda, na Alemanha com os “landers”, Grécia, Portugal, Itália e agora a Espanha. No ano que vem, como disse, a França conhecerá o mesmo destino. A nota “AAA” vai cair dentro de dias. Cada 1% de aumento dos juros são 20 mil milhões de euros a mais debitados na divida !

Por outro lado, não esquecer que foi sob Aznar que os trabalhos de Hércules no sector imobiliário começaram , com o resultado que se sabe.
Três anos atrás a Espanha era o motor do crescimento europeu.. O erro crasso dos governos de direita e de esquerda foi de deixar as “bolhas” desenvolver-se . Construir em 2007 mais alojamentos que Portugal, França e Itália reunidos ... Que diabo ! Infra-estruturas extraordinárias: AVE, Auto-estradas, Aeroporto de Barajas, e El Pratt, Ports de Valencia !
Infelizmente, as economias europeias são interdependentes: A crise do sector imobiliário espanhol, desgraçou a industria da madeira do departamento dos Landes, em França, principal fornecedor! Para meditar.

Se ousasse tomar mais espaço dir-lhe-ia o que penso do futuro próximo da Europa. Mas seria longo! Não ouso!


Freitas Pereira

Ricardo Campos disse...

Alguns comentadores dizem que esta viragem á direita na politica espanhola irá destruir as politicas sociais implementadas pelo PSOE.

o PP de Aznar elevou espanha para um patamar superior, agira será que rajoy terá pulso para tirar Espanha do fosso em que o PSOE a deixou e eleva-la de novo para um patamar superior?

Se Espanha for intervencionada pelo FMI poderá ser o fim do euro.

il disse...

Ai, ai -os últimos parágrafos.
Ai, ai! e AI...

Defreitas disse...

Confirmando o que escrevi momentos atrás , as bolsas europeias enviaram já um sinal de desconfiança ao novo governo da direita: mais de 2% de queda, mostrando assim que os mercados , direita ou esquerda é a mesma coisa: o que querem é tomar o controlo das nações.

A Espanha dirige-se para o mesmo cenário da Grécia e da Itália: sem intervenção do FMI, BCE e Bruxelas, não escapam ao desastre anunciado. Desde já têm de pagar mais de 6% para se financiarem a 10 anos no mercado internacional! O que é exorbitante.

Quando penso que em 2012 devem reembolsar 335 mil milhões, não vão escapar ao pedido de ajuda de pelos menos a metade!

Creio que os dois partidos são capazes de um gesto patriótico : Aparecerem na TV para mostrar a solidariedade perante o abismo que se abre. Veremos.

Depois, o próximo passo será a substituição de Rajoy por uma equipa de “técnicos” .

Freitas Pereira

luis cirilo disse...

Caro AMadeu:
Embora ás vezes nos custe a acreditar há vida para além do Vitória.
Caro Freitas Pereira:
O espaço é seu. E bem sabe que tenho sempre imenso gosto nas suas análises.
A verdade é que o maior problema da Europa, e bem ruim de resolver,é a falta de verdadeiros estadistas.
Homens e mulheres com uma visão larga,sabendo olhar o futuro e deixando de lado as comezinhas preocupações eleitorais.Creio que os povos sabem premiar essa forma de estar à frente dos governos e Estados.
Infelizmente o que se vai vendo é bem o contrário.
Sendo certo que as politicas de cada país são cada vez mais dependentes dos mercados e afins,a verdade é que o unico efeito positivo das eleições tem sido castigar quem governou mal.
Se os novos governos vão resolver os problemas?
Depois Falamos.
Caro Ricardo:
Em Espanha é a mesma ladainha que já ouvimos cá. OS socialistas deram cabo da economia,do emprego e por ai fora. E depois vem falar do estado social.Tivessem eles vergonha...
Cara il:
Não são mentira pois não?
Caro Freitas Pereira:
Vão ser uns atrás dos outros.
Enquanto o eixo franco-alemão não arrepiar caminho e promover verdadeiras soluções.

il disse...

Por isso é que eu 'aiei'...

luis cirilo disse...

Cara il:
E "aiou" muito bem.
Veja esta história dos dois orçamentos.Um para o Parlamento e outro para a direcção geral do tesouro!
Olhe se er ao governo do Pedro Santana Lopes a fazer isso... o que diriam...