quinta-feira, setembro 02, 2010

Tenham Vergonha


O mundo do futebol ri-se de Portugal.
Mais propriamente daquela que era uma das mais fortes selecções á escala planetária.
Que depois de um Mundial abaixo das expectativas, mas não olvidando que fomos eliminados pelo campeão do mundo, se vê mergulhada numa história rocambolesca que nos expõe a um ridículo total.
Aquilo que não passou de uma troca azeda de palavras, em que o seleccionador se exaltou e usou vocabulário impróprio (mas num contexto em que não deixa de ter alguma razão para estar indignado), e se resolveria rapidamente com uma severa multa acabou por descambar em inquéritos , processos e suspensões de actividade.
Em que o único verdadeiro castigado é a selecção portuguesa.
O Conselho de Disciplina da FPF analisou o caso e suspendeu o próprio treinador da Federação por um mês e multou-o em mil euros.
O castigo não faz sentido a multa é ridicula.
A seguir vem uma tal Adop, braço armado da vendetta do secretário de estado do futebol (eu bem sei que não é essa a designação mas como não o vejo preocupado com mais nada...)contra Queiroz, e suspende-o por seis meses!
Não sei que pensarão os doutos juristas do conselho de disciplina da FPF mas eu, no lugar deles, demitia-me face a uma punição seis vezes maior(!!!) do que a eles tinham entendido como adequada.
Claro que fica por esclarecer uma coisa:
Como a punição impede Queiroz de treinar em qualquer parte do mundo fica por saber se a FPF lhe continuará a pagar durante esses seis meses.
Porque,caso contrário,parece-me de constitucionalidade mais que duvidosa a proibição de um trabalhador exercer a sua profissão.
No meio de tudo isto fica a selecção.
Á porta do inicio da fase de qualificação para o Europeu de 2012.
Sem saber quem manda .
Quando o cerne da questão me parece ser outro bem diferente:
Depois da prestação mundialista, e dos casos a ela associados, ficou claro que era tempo de Queiroz sair do comando técnico da selecção.
Como fizeram mais doze ou treze seleccionadores que tinham estado na África do Sul.
Opinião partilhada por dirigentes federativos e pelo próprio secretário de estado do futebol.
Acontece que Madail, em mais uma prova da sua incapacidade para dirigir a Federação,tinha feito um contrato por quatro anos e com uma brutal clausula de indemnização em caso de rompimento contratual.
Que tornava impossível a rescisão.
Claro que Queiroz,com a lei do seu lado e sentindo-se empurrado para sair, não abdica de um cêntimo.
Vai daí,bem á portuguesa,arranja-se esta tramóia miserável que apenas vai transformar um "réu" desportivo num "mártir" governamental.
Desconfio que ,se há uns largos meses atrás, os espanhóis desconfiassem que iam sair da África do Sul como campeões mundiais nunca Angel Villar se aceitaria uma candidatura conjunta de Portugal e Espanha á organização dos mundiais de 2018 ou 2022.
Candidatavam-se sozinhos.
Porque parceiros destes, leia-se FPF e governo português, só prejudicam as probabilidades da candidatura ter êxito.
Depois Falamos

P.S. Já depois de ter o post pronto tomei conhecimento de que Ricardo Quaresma, chamado á selecção para substituir o lesionado Ronaldo, faltou ao treino de ontem por ter de se deslocar a Lisboa para, á ordem de um tribunal,fazer um ...teste de paternidade!
A sério,porque não vão gozar com o... ou com a...
A selecção e os portugueses merecem bem melhor.

8 comentários:

Adão disse...

É uma comédia ridícula e só é pena que, confusão após confusão, sejam sempre os mesmos a mandar no circo.
Compreendo as opiniões de que o tempo do Queirós na selecção acabou.
São coisas próprias do futebol. O Scolari ainda antes de começar o Euro 2004, já tinha sido despedido uma dúzia de vezes.
Mas então a Federação, foi ao Manchester buscar um treinador, que tinha um ordenado fabuloso e lugar assegurado enquanto lá estivesse o Fergunson, e agora ao fim de um ano quer despacha-lo de mãos a abanar.
Sujeitando a selecção a este processo miserável e ainda a um possível castigo da FIFA por intervenção do Governo nos assuntos da Selecção!!!??
Se querem que saia, paguem-lhe ...
Mas não se esqueçam este país tem pouca gente competente e o Carlos Queirós já provou que é dos melhores do mundo na sua área (que é talvez de treinador de campo e não de treinador principal) e não precisamos de deitar abaixo o pouco de bom que temos.

Vimaranes disse...

Essa última notícia do Quaresma era a cereja no topo de bolo que faltava, numa sequência de notícias perfeitamente absurdas. Convenhamos que o Circo está montado.

luis cirilo disse...

Caro Adão:
Não foi só tempo de Queiroz que acabou. O de Madail e Amandio de Carvalho também.
Aliás este ultimo já tinha acabado em Saltillo há 24 anos atrás.
Só que o nosso futebol é pródigo em "ressurreições"!
Ainda assim não confundo as coisas: Queiroz já deu muito ao futebol português noutras funções.
Estes dois personagens,Madail e Amandio,é que valha-nos Deus..
Caro Vimaranes:
Pois está.
Mas a exemplo de outros circos também tem excesso de palhaços.

CASCAVEL disse...

Meu caro Luis,
A ADOP não condenou o CQ numa pena Seis vezes superior à condenação do CD da FPF.
Fez pior que isso!
O CD ABSOLVEU CQ na questão da perturbação do controlo, porque face a toda a prova produzida, dúvidas não restavam que o controlo, em momento algum, foi perturbado.
O CD "apenas" condenou o Selecionador Nacional por injúrias - que parece terem mesmo sucedido - aos membros da ADOP (conhecidos no meio ciclistico como "Vampiros", porque é apanágio destes "senhores doutores" pertubar o descanso dos atletas, a qualquer hora da noite, por alturas das provas).
A ADOP é que entendeu, com a Avocação do processo, que condená-lo por injúrias não era suficiente.
Assim condenou CQ por perturbação do controle, apesar de reconhecer que o mesmo acabou por ser efectuado.
Isto sem lhe permitir qualquer tipo de defesa, violando todas as regras de um qualquer estado de direito.
Aquilo funciona desta forma: a entidade que acusa, não permite qualquer espécie de defesa ao acusado, e decide arbitrariamente.
Inacreditável?!?!?
A questão que se deve colocar é a seguinte: CQ devia ter injuriado os "drs. do xixi" (como foram recentemente apelidados num programa televisivo) quando eles chegaram à Covilhã para fazer o controle, pelas 8 horas da manhã?
Na minha opinião não devia, como é evidente.
Mas estrapolar daí e "condenar" o homem como tendo perturbado o controle é que me parece manifestamente abusivo.
Será que os "Vampiros" não podiam recolher o "xixi" meia hora ou uma hora depois, ou seja, já depois de terminar o habitual descanso a que um qualquer atleta profissional tem direito quando está em actividade?
E com isto não estou, de forma alguma, a querer dizer que o controle anti-doping deva ser "previamente convocado".
É apenas uma questão de bom senso.
É apenas isto que está em causa.
O problema é que estes tipos da ADOP têm o Rei na Barriga e, como são endeusados pelo Secretário de Estado do Desporto, decidem a seu bel prazer, como se de désputas se tratassem, contra as regras mais elementares da sensatez.
São aquilo a que habitualmente, em linguagem jurídica, se denominam por "Justiceiros"
Tudo isto é uma vergonha e no final, se a Selecção Nacional ficar afastada do EURO 2010, o que nesta altura e pelo andar da carruagem, é o mais próvável, espero que o Srs. Madail, Amandio de Carvalho (este homem, quem tem prái 80 anos, foi um dos responsáveis pelo que aconteceu em Saltilho - há quase 30 anos - e ainda anda pela FPF a ganhar uma pipa de dinheiro por mês!) e demais membros que compoêm a Direcção da FPF (que ninguém conhece) mas, acima dxe tudo, o Secretário de Estado do Desporto, sejam devidamente responsabilizados pelo eventual inêxito.
De uma coisa tem todo o país a certeza: Esta Direcção da FPF, com os seus membros principescamente pagos, não tem condiições para se manter em funções mais um segundo que seja.

Mr.Karvalhovsky disse...

Para mim existe uma pessoa que está a mais há muitos anos e é o maior cancro que existe ali: o Madaíl!

Não tem o perfil que se espera de alguém na sua posição. Falta-lhe autoridade, poder de decisão, visão, coragem... Estofo!

Anónimo disse...

Não sei porque que é que insistem em falar sobre Carlos Queiroz: é que ele já não é o seleccionador português. Felizmente! E se recuarmos um pouco podemos verificar facilmente que nunca nenhum outro seleccionador se envolveu em tantas e tão grandes escandaleiras. E se ele não vai de facto embora o rol não fica por aqui...

cm disse...

Além de Madaíl, também era bem demitido Laurentino Dias, com esta trapalhada de se ter metido no assunto sem estar bem esclarecido.

luis cirilo disse...

Caro Cascavel:
Não posso estar mais de acordo.
Todo o procedimento da dupla Laurentino Dias/Adop merece a mais viva condenação.
E creio que o próprio ordenamento juridico que permite estas incriveis prepotências das adops tem de ser posto em causa.
Reitero que não percebo a passividade dos juristas do conselho de disciplina perante esta desautorização de que foram alvo.
Quanto a Madail e Amândio de Carvalho ontem já era tarde para deixarem a FPF de vez.
É inaceitável que continuem a pairar acima dos problemas como se não fosse nada com eles.
E é.
Alias como referes,e bem,é inacreditável que 24 anos depois de Saltillo (a maior vergonha da história do nosso futebol)o sr Amandio de Carvalho ainda seja o responsável pelas selecção A.
Por qualquer selecção
COncordo inteiramente que se a selecão não se apurar para o europeu de 2012 o secretário de estado do futebol é um dos principais responsáveis.
Alias logo á noite,no nosso estádio,ele devia sentar-se no banco entre Agostinho Oliveira e Amandio de Carvalho.
É um dos repsonsáveis maiores por esta palhaçada.
Caro Mr KarvalhovskY.
Claro que sim.
Falta~lhe isso tudo e a sobriedade necessária ao desempenho daquelas funções.
Caro Anonimo:
Eu concordo que Queiros devia sair.
Por razões desportivas (mUndial) e de autoridade sobre a equipa.
Nunca por cabala de contornos politicos.
Caro cm:
Isso era. Concordo.
Mas só num país em que o nivel de responsabilidade exigido aos governantes fosse bem maior