quarta-feira, setembro 01, 2010

A Dúvida e a Certeza

É lugar comum dizer-se que se pode mudar de tudo menos de clube!
Muda-se de casa, de emprego, de marido/mulher, de hobbys,de partido, de amigos e amigas e de muita coisa mais.
De clube é que nunca.
Tenho a certeza disso.
Serei sempre, e só, do Vitória.
Sempre!
Durante muitos anos tive essa convicção relativamente ao meu partido.
O PSD.
Achei que tal como em relação ao Vitória seria uma relação para a vida.
Hoje duvido.
Tenho a certeza que nunca me filiarei noutro partido.
Mas duvido se serei filiado para sempre no PSD.
E isto nada tem a ver com Pedro Passos Coelho.
Que apoiei(e apoio) e em quem acredito.
Tem a ver com outras coisas...
E com uma reflexão profunda, e sem termo certo, que vou fazendo.
Afinal pensar e reflectir não faz mal a ninguém.
Depois Falamos

6 comentários:

Dri disse...

A verdade é que com a sua reflexão fez-me pensar. Sera que vou continuar sempre filiada? sera que vou ficar uma verdadeira vitoriana?(neste campo tenho tido bons professores)
E depois de ler o seu texto acredito que como canta Jorge Palma: enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar....

beijo

luis cirilo disse...

Cara Dri:
O futuro a Deus pertence.
E a politica não é o que a vida tem de mais importante.
Tino Tinau(?) (comentário recusado)
Recusado por estupido bem entendido.
Cresce e aparece rapaz.

Nuno Leal disse...

Não podia estar mais de acordo.

Como sabe, sou portista a 100% mas tenho uma costelinha de simpatia pelo (permita-me o atrevimento) "nosso" Vitória, afinal sempre foram 30 anos a viver em Guimarães e com amigos vimaranenses e vitorianos até à medula, o seu caso incluído.

E concordo com a parte do partido.

Porque se somos adeptos de um clube por razões emocionais, devemos ser de um partido por razões lógicas. Se assim não for, caímos no erro da ortodoxia e fazemos figuras pouco bonitas, como é fácil de ver na TV alguns políticos, em particular os de extrema-esquerda. Mas podemos ser hoje de um partido e amanhã não o ser - como é o meu caso. Fui do PSD, inclusivamente com algumas responsabilidades concelhias e distritais, sou inclusivamente militante de honra da JSD assim votado em Congresso Nacional. Mas hoje estou desfiliado - porque estou em Angola, porque discordei absolutamente do desvio populista (desculpe-me o termo e a afronta porque sei ser seu amigo e companheiro de luta, mas é a minha opinião) e demagógico do Luis Filipe Menezes e ainda hoje não percebo como pode a JSD ter um perdedor local com episódios pouco dignificantes a lider nacional (sendo só falado neste primeiro ano desta legislatura por ser apenas o 2º mais faltoso dos 230 deputados...) e com as ideias que defendiam para o partido. E não estando em Portugal e não me revendo nas orientações ideológicas e prácticas achei por bem afastar-me, até mais ver. Que poderá ser breve ou para sempre, nunca se sabe...

Em resumo, de clube nunca se muda, o coração manda mais.
Mas no partido político, aceito certas mudanças (não compreendo algumas outras...) pois a lógica deve sobrepor-se à emoção.

luis cirilo disse...

Caro Nuno:
Ai está um comentário que dava "pano para mangas" como se costuma dizer.
Em relação ao futebol compreendo a tua posição.
És portista desde pequeno mas os anos que viveste em Guimarães trouxeram-te alguma simpatia pelo Vitória.
Acho normalissimo.
Quanto ao partido:
Nos meus 35 anos de casa conheci (a maioria pessoalmente) os muitos lideres que o PSD teve.
De uns gostei mais, de outros gostei menos,mas nunca dependeu de nenhum deles a minha continuidade no partido.
Quanto á liderança de LFM não sei a que desvios populistas te referes mas não deixo de te dizer que quando chegou á liderança levava como cartão de apresentação uma obra magnifica feita no 3º municipio do país.
Onde ganhou 4 eleições autárquicas com maioria absoluta (em 2009 com a maior maioria de sempre)fruto do reconhecimento do povo pela obra feita.
Se isso é populismo então o PSD precisa de muitos populistas.
A começar por Guimarães.
Relativamente ao Pedro Rodrigues, e sabes bem que sou amigo dele há muitos anos, dir-te-ei duas ou três coisas.
A primeira é que as faltas dele ao Parlamento se deveram a um complexo problema de saúde que o manteve afastado,inclusivê de Portugal,durante algum tempo.
Felizmente parece estar recuperado.
Em segundo lugar era o que faltava por ter perdido eleições internas em Guimarães não poder ser presidente da JSD.
Porque os partidos existem para vencer eleições externas e nessa matéria o PSD/Guimarães já perdeu mais eleições que o Pedro.
As eleições internas tem importância,não o nego, mas todos sabemos como é que muitas vezes são ganhas.
Eu próprio perdi as eleições em 1999,para a CPS de Guimarães, graças a "cambalhotas" de ultima hora de pessoas de quem não esperava essa atitude.
É a vida.
Apreendi.
Creio que o Pedro,dentro da realidade do que é hoje a JSD, tem feito um trabalho interessante.
E devolvido á Jota a visibilidade que em lideranças anteriores tinha perdido.
Mas é a minha opinião e não sou militante da JSD.
Fui durante quinze anos!
Agora espero,sinceramente, que mesmo em Angola consigas encontrar condições de motivação para regressar ao PSD.
Que é a tua casa politica.
Precisamente em nome da tal lógica que se deve sobrepor á emoção.

Nuno Leal disse...

Caro Luís, sei bem que sim, quando escrevi este comentário já sabia ao que ia! :)

Em relação ao LFM, atenção numa coisa! Acho que é um fantástico presidente de CM e tem feito um trabalho fabuloso em Gaia - comparativamente e para mim, bem melhor que o Rui Rio no Porto, por exemplo. E acredito que possa ser o próximo presidente da CM do Porto, as condições podem existir para isso. Mas lá porque é um bom presidente de uma CM isso não implica que seja um bom líder partidário ou um bom primeiro-ministro. São coisas diferentes e para cada uma delas são necessárias, para mim, diferentes aptidões. Que, mais uma vez e quanto a mim, ele não tem para esses cargos.

Em relação ao Pedro, não discuto as razões, discuto os factos. E sei bem de alguns deles, tive a oportunidade de acompanhar de perto, muito perto, a iniciação política dele. E folgo que esteja melhor de saúde, desconhecia tal problema, mas ele poderia ter suspendido o mandato, por exemplo, evitando essas coisas... e não o fez, o que não me admira também... Em relação a essa visibilidade da JSD, não só é diminuta como, ainda por cima, não tem sido muito positiva (basta acompanhar as redes sociais como o Facebook ou o Twitter para se perceber isso) - desculpará, mas ele até pode ser intelectualmente válido, mas não vale votos, bem pelo contrário...

luis cirilo disse...

Caro Nuno:
Se calhar estamos de acordo em mais coisas do que parece!
Até porque não tenho da vida, e menos ainda da politica,uma visão dogmática.
Em relação ao Pedro acho que eventuais erros cometidos no inicio da sua vida politica não podem "marcá-lo" para toda a sua carreira. Afinal quem não comete erros?
Especialmente no universo vimaranense do PSD.
Creio que o importante são os contributos que cada um pode dar no presente e no futuro.
E nessa matéria creio que ele tem muito a dar ao partido.
Se vale muitos ou poucos votos não sei.
Acho que é matéria muito subjectiva.
A valer espero que valha os votos externos. São com esses que se ganham as eleições que realmente importam ganhar.
Reitero a esperança de que regresses ao PSD.
Estou certo que,mais dia menos dia,isso acontecerá.