segunda-feira, setembro 27, 2010

António Jesus

Cartoon: http://miguelsalazar.blogs.sapo.pt/
Conheci António Jesus ,há quase trinta anos ,no âmbito da colaboração que durante muito tempo dei ás rádios locais e a vários jornais vimaranenses.
Com ele tive muitas horas de conversa (foi seguramente o profissional de futebol com quem mais falei em toda a minha vida) quer em trabalho quem em amena cavaqueira de amigos.
Dele recordo as grandes defesas, a liderança que como capitão sempre exerceu, as grandes equipas vitorianas de que foi um esteio.
Como as 85/86 e 86/87.
Não era grande em tamanho mas era um grande guarda redes.
Foi internacional A, ao serviço do Vitória, no período pós Saltillo e bem recordo algumas excelentes exibições que fez com a camisola de uma selecção que já foi de todos nós.
Ainda hoje guardo,e guardarei sempre, uma fotografia que me ofereceu(com dedicatória amiga) vestindo a camisola da selecção no dia em que se estreou.
Em Braga,penso que com a Escócia,numa noite de intempérie.
Nos últimos anos, por força da sua trajectória enquanto treinador, foram rareando os contactos mas sempre que nos encontrávamos era motivo para recordarmos as grandes peripécias dos dez anos que passou no nosso Vitória que também era o Vitória dele.
Falei com o António Jesus pela ultima vez ,mas sem o saber, aquando das ultimas eleições para o Vitória.
Para além de pormos a conversa "em dia" falamos longamente sobre o Vitória em vários telefonemas que trocamos.
Especialmente sobre o Vitória do futuro.
E combinamos ,para a primeira oportunidade, um almoço ou jantar(em Guimarães ou Espinho) para aprofundar ideias e matar saudades de tempos que ficaram na memória de todos os vitorianos.
Vai ter que ser noutro "sitio".
O nosso "capitão", subitamente como acontece tantas vezes na vida dos homens do futebol, fez ontem a sua ultima "transferência".
Deixando família,amigos, futebol e Vitória mais pobres.
Fica a memória de um grande homem do futebol.
E de um amigo.
Depois Falamos

13 comentários:

Pedro disse...

Aprendi a gostar do Vitória com o Jesus na baliza. Recordo-me de o ver entre os postes, um homem pequeno, muito ágil, com o seu bigode farfalhudo e o boné "à empreiteiro".
O jogo de Madrid foi, talvez, a sua grande exibição, pelo menos a mais mediática, mas aquilo que guardo com mais saudade é a entrada em campo com o seu urso de peluche.

Partiu o grande capitão do Vitória, espero que o clube saiba homenageá-lo condignamente. Até sempre Guardião e obrigado por teres ajudado o nosso Vitória a crescer.

Pedro

João Carvalho disse...

Foi-se um dos grandes simbolos do nosso Vitoria. Ainda me lembro de o ver a jogar, era um belissimo guarda-redes mas era sobretudo um lider. Foi um dos expoentes da equipa que mais saudades nos deixa a nos Vitorianos, a de 1986. Que descanse em paz, os vitorianos sentirão a sua falta.

Anónimo disse...

Descansa em paz Jesus. Um grande jogador e homem. Vai ficar na história do nosso clube. Merece uma grande homenagem.

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Jogou dez anos no Vitória. Quase todos anos de grande evidência.
"Sentou" no banco nomes como Damas,Silvino e Neno.
Isso diz muito da sua categoria.
Espero que o Vitória lhe preste a devida homenagem

lafuente disse...

Grandissímo guarda-redes.Fui ver pela primeira vez, ao vivo o Vitória em 93 e era ele o dono da nossa baliza.Descansa em paz António Jesus.

luis cirilo disse...

Caro João:
Marcou uma época de gratas memórias para os vitorianos.
Caro Ultra:
Estou de acordo.
Merece uma homenagem a sério.
Caro lafuente:
Vi-o jogar inumeras vezes. No Vitória e noutros clubes por onde passou.
Nomeadamente Chaves e Leixões.
Também assisti á sua estreia pela selecção A.
Foi um dos grandes jogadores da nossa História.

lourenço lima disse...

Morreu um grande homem do futebol, um grande guarda-redes e um grandes Vitoriano. Jesus sentia a camisola que vestia e o emblema que envergava.
Ao longo dos anos tem passado grandes guarda-redes pelo nosso clube, mas Jesus terá o melhor. E como Cirilo diz e bem, sentou no banco nomes como Vitor Damas, Silvino e Neno. Era baixo, mas era elástico,um gato felino. Jesus gelou Madrid quando defendeu a grande penalidade frente ao atlético e aqueceu os corações e as mãos dos milhares de vimaranenses que se encontravam no Toural a escutar o relato desse grande Jogo. Lembro da chegada da equipa no dia seguinte. Era Jesus que vinha à frente e de pé com o seu inseparável boneco de peluche vestido á Vitória. Foi um dos momentos altos da história do Vitória. Para além deste há dois momentos que já esquecerei. Depois de ter saído do Vitória para Chaves, Jesus sempre manifestou regressar ao Vitória. Numa quinta feira, com Pimenta Machado a ser entrevistado na Rádio Fundação, Jesus entrou em linha no programa. Em directo manifestou o desejo de voltar a jogar no Vitória e pediu a Pimenta machado para falar com Castanheira Neves, presidente do Chaves na altura, afim de conseguir a sua desvinculação para regressar a Guimarães de onde nunca deveria ter saído. E assim foi. Jesus voltou ao nosso Vitória
Uma outra passagem, passou-se quando a sua vinda como técnico adjunto de Manuel Machado. Num dos treinos disse em tom de brincadeira ao meu amigo Romeu para respeitar aquele homem, pois ele era um dos símbolos do nosso clube. Romeu disse que naquele grupo todos eram respeitados,mas o Jesus era uma pessoa especial.
Por último, aquando a saída de Manuel Machado para o Nacional da Madeira, Jesus foi convidado por este a seguir para a madeira com ele. Jesus agradeceu a confiança e respondeu dizendo que treinador adjunto só no VITÓRIA. Isto foi contado por Manuel Machado a um familiar meu. Aqui se via o amor deste homem ao nosso clube.
Até hoje ás 7h00 da manhã quando fui surpreendido por este triste noticia, esperei sempre que um dia Jesus regressasse a Guimarães e ao Vitória. Afinal tal já não vai ser possível, mas ANTÓNIO JESUS PEREIRA, ficará sempre ligado aos melhores anos desportivos do nosso clube. vamos esperar agora, que a direcção do clube preste uma justa e merecida homenagem a este grande vitoriano.

Miguel Salazar disse...

O Jesus era um senhor na baliza.
Deu-nos as maiores alegrias de que me lembro.
Era um grande vitoriano, e enchia a boca com o facto, da mesma forma e com o mesmo prazer com que cada um de nós o faz.
António Jesus era um dos nossos.
Com a sua morte, o Vitória ficou mais pobre.

Luis Melo disse...

Desde miúdo que, ao jogar futebol, eu era à baliza. Gostava de me atirar, etc. Os meus ídolos eram o Zé Beto, o Van Breuklen e o Yashin (de ouvia falar o meu pai).

Sempre gostei do Jesus. Eram um óptimo GR que me recordo de ver nos jogos com os grandes (nessa altura não havia SportTV para dar os outros clubes)

Recordo também de uma caderneta de cromos, o GiraNota em que os cromos eram notas com a cara do jogador. O Jesus vinha lá...

luis cirilo disse...

Caro Lourenço:
Inteiramente de acordo com tudo o que escreveu.
Lembro-me bem de ter ouvido esse programa da rádio fundação em que Jesus e Pimenta Machado acertaram o regresso do jogador ao Vitória.
E também estive no Toural nessa noite "louca" de Madrid. Ouvindo o relato do jogo. E recordo a explosão de alegria quando ele defendeu a grande penalidade.
Vamos ter muitas saudades do António Jesus. Como já temos de um Vitória como esse de 86/87.
Caro Miguel:
Tenho pena que ele não tenha regressado a Guimarães e ao Vitória.
Mas a vida,por vezes,é muito injusta.
Caro Luis:
O Jesus faz parte da História do futebol português.
Espero que Vitória e FPF o saibam homenagear.

Sérgio Ferreira disse...

Um grande homem que numa entrevista disse ser "UM VITORIANO DE ESPINHO". E por que não dar o nome Jorge Jesus à sala de imprensa do estádio (visto ser mais complicado em relação às bancadas) ou mesmo ao relvado principal da Unidade???

Ou até, com o apoio da Câmara, e através de uma estátua, dar o nome à rotunda entre a Avenida de Londres e a Rua de São Gonçalo, mesmo ao lado do estádio.

F.Guimarães disse...

Espero ver um peluche na baliza do lado sul do nosso estádio no proximo jogo em casa. É a baliza que Jesus, enquanto capitão, sempre escolhia no inicio dos jogos.

luis cirilo disse...

Caro Sergio:
EU acho que Jesus merece uma homenagem. Mas dai a uma estatua creio que vai algum espaço. Porque ele foi um grande jogador e um vitoriano.
Mas outros houve e nao tiveram estatuas.
Caro F.Guimaraes:
Uma ideia interessante sem duvida