quinta-feira, abril 30, 2009

Mas o que é isto ?


Foto:www.vitoriasc.pt

Em Matosinhos,como já acontecera no Bessa (Taça) e Dragão,os adeptos do Vitória foram miserável e indignamente tratados pela PSP do Porto.

Como se de vulgares criminosos se tratasse.

Até compreendo que habituados a outras claques e outros adeptos os agentes actuassem assim...

Não podem é generalizar.

Revistas e mais revistas, cargas policiais sem a minima justificação, entrada no estádio apenas ao intervalo (!!!) são arbitrariedades a mais para poderem passar em claro.

A fotografia que encabeça este post é perfeitamente esclarecedora.

Não se trata dos habituais manifestantes numa cimeira do G8 ou do G20,tão pouco de fenómenos de delinquência nos suburbios de Paris, mas apenas adeptos do Vitória que enfrentando uma noite invernosa e uma classificação desanimadora foram a Matosinhos ver um jogo de futebol.

Ou melhor,meio jogo embora tenham pago um bilhete que lhes dava direito a verem a totalidade da partida.

Bem andou a direcção do Vitória em denunciar este estado e de coisas e pedir uma audiência ao ministro da administração interna .

Tem de haver responsáveis e tem de ser punidos.

E bem andaria a própria Liga se tomasse posição pública sobre isto. Ou achará bem que um dos poucos clubes portugueses que leva consigo centenas/milhares de adeptos ainda seja tratado desta forma ?

Depois Falamos

25 comentários:

TONY disse...

Isto é Portugal...

Anónimo disse...

Ao ver estas imagens, ao ver este comportamento da PSP do Porto presente no estádio do Mar, só uma frase me vem ao pensamento:

Monte de robocops gays armados em maus, pagos com os nossos impostos. Eles são tão carinhosos uns com os outros, até andam sempre aos pares ou em grupo...

É também curioso vê-los (os mesmos!!) noutro estádio, ali na zona das antas, mas aí já feitos canixes ou "cães amestrados", fieis ao papa, compactuar com gente, essa sim, alegadamente perigosa e alegadamente criminosa...

Será apenas coincidência esta dualidade de comportamentos e/ou critérios??

Será "obra do acaso", os mesmos robocops gays, nuns estádios, e com uns adeptos, serem totalmente agressivos e desproporcionais e noutros, sabemos nós onde, completamente passivos e tolerantes??

Estará em curso alguma tentativa de eliminação selectiva de clubes e/ou adeptos??

Para terminar, a nossa Direcção esteve muito bem na conferência de imprensa dada no tempo oportuno. Agora só resta ser também ser veemente na audiência com o Ministro Rui Pereira. E falar também do Comando Distrital da PSP de braga...

Rui Osório disse...

Este comportamento da PSP do Porto é motivada por "factores externos", esta época não fui a nenhum desses jogos, mas nas outras épocas não me recordo desta selvajaria toda... Porque será???

Dri disse...

Tony, isto é mesmo portugal. mas o mais grave e que em vez de um pais desenvolvido, tao defendido pelo engenheiro socrates e pelos modelos que nos tenta impingir da finlandia, estamos cada vez mais parecidos com um pais de terceiro mundo.... devem ser influencias latinas....

José Alves disse...

Pode ser pela simples razão de termos brincado com sua excelência "o Papa",mais conhecido cá no burgo como Pinto da Costa.
E como a actual sociedade portuguesa não vale rigorosamente nada,somos permanentemente complacentes com o doentio coorporativismo cada vez mais proeminente em Portugal.
Mísero país este,que não é capaz de tratar todos os cidadãos com a mesma equidade,com os mesmos critérios e absolutamente indiferente aos "status quo" da nossa triste lei de vida.
"A lei da cunha"
Não tenhamos ilusões.
Na sociedade actual o que vale é o valor,não os valores,o carácter e a atitude até ficam mal no nosso meio.
E no futebol é exactamente a mesma coisa,vivemos desde que nascemos a ser desprezados pelos merdas que nos têm governado,constatando hoje o resultado altamente mediocre das suas medidas,ou antes,da falta delas.
É doentia a forma como o futebol é sistemáticamente tratado e manipulado a favor dos grandes,sempre em prol dos dos três tarolas sem olhar a meios para atingir os fins.
E tão doentio como isso é a minha passividade e a de todos os meus conterrâneos perante todos estes disparates que marcam a sociedade actual.
Gostei da posição assumida pela nossa direcção e só lamento que mais ninguém tenha feito ouvir a sua voz de contestação para com esta perseguição de que estamos claramente a ser vitimas.
Pimenta Machado devia falar publicamente sobre este assunto.
Devia fazer barulho.
Alberto Ribeiro da Silva idem.
Eurico de Melo.
Marque Mendes.
Luis Cirilo.
Freitas do Amaral.
E muitos outros.
Estão á espera de quê para defenderem a sua terra e o seu povo?
Da morte?
Não é preciso esperar.
Ela vem.
E depois de mortos não fazemos rigorosamente mais nada.
Nada de nada.

soni disse...

Isto é uma vergonha, mas nós vimaranenses já estamos habituados com este tipo de tratamento.

Anónimo disse...

Podemos falar JÁ.
Ainda dizem que estamos em democracia. Democracia de treta, de funil. Para esta M.... mais vale a "democracia" mosculada do antigamente. Num estado de direito a cambada que comanda esta tropa fandanga era posta no olho da rua.

luis cirilo disse...

Caro Tony:
O pior de Portugal diria.
Caro Anónimo:
Para mim o problema está precisamente aí !
É demasiado para ser coincidência estes tratamentos indignos só se verificarem na área metropolitana do Porto e desde que afrontamos o FCP.
E acho absolutamente inaceitável ver forças de segurança serem agentes activos de retaliação ao serviço de um clube contra outro.
Que me conste,pese embora as amizades do Sr Socrates,ainda não somos a Venezuela nem a Colômbia.
Espero,sinceramente,estar enganado.
Caro Pantic:
É isso mesmo que espero que seja apurado.
Porque neste caso a multa não pode morrer solteira.
Cara Dri:
Exactamente.
Caro José Alves:
A sua indignação é a minha também.
Acho que os poderes politicos e as figuras publicas vimaranenses,ou com ligaões a Guimarães,deviam tomar posição séria sobre isto.
Porque não é de futebol que se trata.
É de liberdades,direitos e garantias que se trata.
Os vitorianos não podem ser tratados como cidadãos de segunda pelas mesmissimas autoridades que são largamente tolerantes para com todas as tropelias das claques do FCP.
Pessoalmente faço o que está ao meu alcance. Escrevo.
Nos tempos em que fui deputado e em que se verificaram sirtuações muito desagradáveis em jogos Braga-Vitória (até nas camadas jovens)com agressões a atletas e adeptos vitorianos, juntamente com o meu colega Rui Miguel Ribeiro questionamos o governo no Parlamento sobre o que se tinha passado e sobre o comportamento das forças de segurança.
E era um governo do nosso partido.
Agora,como lhe digo,faço o que posso e durmo de consciencia tranquila.
Caro Soni:
Mas temos de deixar de estar.
Não somos portugueses de segunda.
Caro Anónimo:
vamos aguardar por respostas ás diligências da direcção do Vitória

Diogo Ferreira disse...

Realmente acho que é altura para dizer BASTA! Confesso que acompanho muito pouco o VSC nas deslocações fora do nosso estádio, mas em casa raramente perco um, mas, por aquilo que tenho visto e lido, por muito que goste e ame o VSC, cada vez tenho menos vontade de o fazer, porque o que se está a passar esta temporada acho que é demais. Eu continuo a dizer que o nosso problema é sermos demasiado fieis ao nosso clube do coração, há muita inveja em Portugal pela forma que os adeptos gostam e acompanham a sua equipa, realmente somos unicos. A nossa direcção pouco ou nada faz, a policia continua a brincar connosco, os seguranças contratados e pagos por todos nós sócios do VSC, deixam que a nossa casa seja assaltada como aconteceu c/ o roubo a claque WA, em pleno D. Afonso Henriques, mas ao contrário daquilo que eu penso, para a direcção do VSC tudo isto é normal, aliás, tudo isto é fado....Assim anda o nosso futebol, triste e s/ interesse, e c/ situações destas, continuam a caminhar p/ o abismo.

luis cirilo disse...

Caro Diogo:
É realmente tempo de dizer basta.
Porque a perseguição ao Vitória e aos vitorianos começa a ser demasiado escandalosa.
Creio que a direcção fez bem ao pronunciar-se em conferência de imprensa e melhor ainda ao pedir ua audiência ao ministro da administração interna.
Porque a nossa indignação não pode ser calada.
Aguardemos para ver resultados.

Diogo Ferreira disse...

Caro Sr. Luis Cirilo, o que a nossa direcção fez vem tarde, muito tarde, é verdade que mais vale tarde do que nunca, mas estamos no final do campeonato e como disse, esta temporada tem sido uma vergonha aquilo que têm feito ao VSC e aos seus adeptos. Os resultados da tomada de posição por parte da direcção, vamos realmente aguardar, esta situação tem que mudar, e ontem já era tarde.

José Alves disse...

Tive conhecimento através do blogue Vimaranes,de uma petição lançada no dia 25 do mês passado por dois elementos afectos ao Estrela da Amadora intitulado"Por uma revolução no futebol português",com o objectivo de recolher o maior numero de assinaturas possivel para depois ser enviada para a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto,FPF e LPFP.
Transcrevo uma parte desse texto:

"A comunicação social desportiva, nomeadamente os jornais diários e os diversos espaços televisivos e radiofónicos de notícias e debate, dedicam uma atenção quase exclusiva aos três Clubes de maior dimensão, relegando para último plano todos os restantes. Não obstante a admissibilidade deste critério, tendo em atenção a representatividade daqueles emblemas, esta excessiva visibilidade provoca uma distorção de oportunidades e influencia decisivamente a qualidade das competições, reflectindo-se nomeadamente no interesse dos patrocinadores e até na pressão exercida sobre a Arbitragem, uma vez que quem julga e decide, sabe bem das diferentes consequências de errar em prejuízo de uns ou de outros. Esta obcessão, unicamente movida por interesses económicos, também está a matar o Futebol."
www.ipetitions.com/petition/revolucaofutebolportugal/index.html

Vai neste momento com 217 subscrições,mas gostava que atingisse uns bons milhares.
Entendo que é uma atitude louvável e todos devemos dizer "presente".
O objectivo é comum.

luis cirilo disse...

Caro Diogo:
É, vamos aguardar.
Sem prejuizo de termos toda a razão para nos sentirmos indignados com tudo isto.
Por exemplo foi pena os heroicos policias de Matosinhos não estarem ontem em Espinho.
Caro Jose Alves:
Já assinei.

José Alves disse...

Já assinou?
Por acaso consultei as assinaturas e não vi lá o seu nome.
Ou então não vi bem.

luis cirilo disse...

Mas está.
Primeiro e ultimo nome.
Luis Carvalho

Diogo Ferreira disse...

Caro amigo João Alves, meu contributo já está dado.

Diogo Ferreira - 240

José Alves disse...

O Vitória agradece.

luis cirilo disse...

Caro Jose Alves:
Como imaginará nada do que faço é á espera de agradecimento.
Servir,ainda que de forma muito minima o Vitória já me basta.
É aquela sensação do dever cumprido

Anónimo disse...

Ih! A claque da PSD é maior que a do Vitória. Ganda nóia!

Anónimo disse...

A claque da PSP, claro!

O futebol ainda acaba como o boxe. depois de tantos combates combinados e de tanta palhaçada, o povo voltou costas a esse espetáculo. Se não houvesse tantos futebueliros na política, o futebol já tinha acabado -a não ser os jogos de solteiros/casados.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Boa piada essa da claque da PSP.
Mas não tendo a sua perspectiva pessimista achon que o futebol esta mesmo mal

José Alves disse...

"Acérrimo adepto do Guimarães, Luís Cirilo vai um pouco mais longe do que William. "É de longe a melhor dupla. Só tenho pena que só agora pudesse jogar", suspira o antigo deputado do PSD e actual assessor de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, que só admite o regresso de Gregory contra o Rio Ave por uma questão de marketing. "O Moreno e o Sereno são uma dupla de internacionais B. Se o Gregory jogar, será apenas com o intuito de o colocar na montra para ser vendido", antecipa."
In pasquim "O jogo"

luis cirilo disse...

Caro Jose Alves:
Pelo que vejo...sempre atento !

NUNO SOUSA disse...

OLHEM UM COISA DEIXEM DE VER FUTEBOL!!!!
COMO SOCIO DO VITORIA ESTA PALHAÇADA QUE SE VIVE E NINGUEM FAZ NADA E NAO DIZ NADA DA-ME UMA VOLTA A BARRIGA.

COM O PAÇOS FOI A MESMA MERDA POLICIAS ARMADOS EM PALHAÇOS !!!
A INSULTAREM OS ADEPTOS FOI ISSO QUE VI.

O FUTEBOL PORTUGUES E A MAIOR MERDA...DO DESPORTO EM PORTUGAL.
A MIM NAO ME FAZEM PAGAR MAIS 60 EUROS PARA IR VER UM JOGO DE FUTEBOL...
20 € PA MIM 20 € PARA O MEU SOBRINHO 20€ PARA A MINHA NAMORADA!

PARA EU SER TRATADO COMO UM BANDIDO QUALQUER! NUMA BANCADA DE MADEIRA QUE NAO SE CONSEGUIA VER O CAMPO???

FODA-SE TENHO DE TRABALHAR 3 DIAS PARA GANHAR ESSE DINHEIRO!

QUE SE FODA O FUTEBOL...AMO O VITORIA MAS PARA MIM CHEGA. NUNCA MAIS VOU VER UM JOGO FORA!
SABEM O QUE É ISTO???FALTA DE RESPEITO PELAS PESSOAS PELO VITORIA E MAIS AINDA PELO FUTEBOL!
EXISTEM CLUBES QUE SÓ CONSEGUEM PAGAR A JOGADORES COM O DINHEIRO DOS ADEPTOS DO VITORIA!
ISSO EU TENHO A CERTEZA!

luis cirilo disse...

Caro Nuno Sousa:
Compreendo bem a sua indignação.
é a de toda a gente de bem que se sente assaltada ao ir ao futebol em muitos estádios.
Mas bancadas e fraca visibilidade nalguns casos,estacionamento precário, bilhetes relativamente caros e depois arbitragens deploráveis.
E os vitorianos são das maiores vitimas porque vão em grande número e há quem aproveite para reforçar a tesouraria á nossa custa.