domingo, abril 26, 2009

Nós, Sociais democratas


Dois ou três curtos apontamentos sobre a lista que o PSD vai apresentar nas eleições europeias.
Notas positivas para:
- A escolha de Paulo Rangel para cabeça de lista. Estou certo que a avaliar pelos primeiros debates com Vital Moreira se vai revelar uma boa surpresa.
- A continuidade de Carlos Coelho na Europa. Embora discordando de algumas opções e posições dele é indiscutível que se trata de um excelente eurodeputado. E é sempre bom ver o mérito ser premiado.
- A colocação de Graça Carvalho em 3º lugar. Parece-me particularmente talhada,e com excelente curriculum a ajudar,para ser uma excelente parlamentar em Bruxelas/Estrasburgo.
- A profunda renovação efectuada pela líder, aliás na linha anteriormente preconizada por Luís Filipe Menezes. Deputado não é profissão. É serviço.
Notas negativas para:
- Os lugares cativos de Açores e Madeira. Tem problemas específicos ? Também o Minho,o Alentejo, o Algarve,etc.
- As trocas e baldrocas com os candidatos das regiões autónomas. O que foi feito a Sérgio Marques não foi bonito.
- As votações de nomes pelo método de braço no ar são próprias do PCP não do PSD.
- A unanimidade e aclamação com que a lista foi aprovada não são certificado de excelência ou grande consenso. Apenas de vários calculismos exacerbados.
E, grosso modo, não valerá a pena dizer muito mais.
A lista é esta e o dever dos militantes, e particularmente dos dirigentes, é fazerem dela vencedora.
O resto...
Depois Falamos

11 comentários:

Dri disse...

Sobre as eleições europeias e os candidatos remeto para: http://www.dodouro.com/noticia.asp?idEdicao=260&id=15604&idSeccao=2896&Action=noticia

(de vez em quando tenho de ser egoista)

bj

Anónimo disse...

Se todos pensassem assim no seu partido...
Mas sabe que todos sabemos que isso é só em teoria. Na pratica comem-se todos se os seus lugares não tiverem sido acautelados.

Anónimo disse...

O PSD de MFL vai dar uma alegria ao País com o seu novo cartaz.
Tem uma foto da velhinha e um me liga vai 808 999 765
Quem trata da campanha da senhora bem que podia ser dispensado. Vai ser chacota nacional!

maria disse...

"Double Indemnity"(Pagos a dobrar)
de Billy Wilder,1944

Vertigo disse...

Albergue Espanhol,Cédric Klapisch(2002)

João Carvalho disse...

Creio que de facto Rangel está-se a provar melhor candidato do que muitos anteciparam. E não é só o facto de o candidato do PS ser péssimo, existe muito mérito de Rangel.
Carlos Coelho em 2º é justissimo. Fez um belissimo mandato, sendo o deputado português com maior visibilidade e trabalho feito e ainda contribuindo para a formação de novos valores com a universidades de verão e da Europa.
Quanto á renovação, só é pena que tenha surgido na sua maioria por equilibrios partidários e não porque as alternativas eram melhores. Mas melhor assim que nada.
Quanto ao negativo abstenho-me de comentar, que para isso já o PSD tem vice-presidentes bastante empenhados em assumir essa tarefa.

luis cirilo disse...

Cara Dri:
É justo.
De vez em quando...
Caro Anónimo:
Pois...pode ser.
Mas acredito que a enorme maioria esta sinceramente empenhada em ajudar a ganhar.
Caro Anónimo:
Aguardemos para ver.
Cara Maria:
A dobrar ? talvez mais do que isso.
Caro Vertigo:
Um bocado,um bocado...
Caro João:
De acordo quanto a Rangel e Coelho.
A renovação,enfim,preferia que tivessem ido por outro caminho.
Os vice presidentes...bem,ao convidá-los MFL lá devia saber com o que contava

Bairro de Santa Engrácia disse...

(declaração)

É com muita pena que venho aqui transmitir que o blog do Bairro de Santa Engrácia e o seu hi5 terminaram hoje. E hoje porque terminou um ciclo da batalha do João Mota Lopes na freguesia, após a apresentação da sua demissão.

O blog e o hi5 cumpriram a missão de fazer despertar algumas vozes que continuam a não aceitar determinadas injustiças mas acredita-se que este novo rumo ditará um novo destino a um dos principais visados da história recente desta freguesia e com este desfecho, crê-se na clarificação da sua verdade e num novo caminho que servirá acima de tudo para honrar o seu bom nome.

Questionou-se o que tinha que se questionar, as respostas já eram conhecidas por alguns mas este volte-face inteligente permitirá aos santos engracianos sairem esclarecidos sobre as coisas que até à data não conseguiram obter qualquer justificação.

Ao João e a todos os que protagonizaram esta batalha, deseja-se força e coragem para seguirem em frente. Os que acreditaram no João e o defenderam através do blog, do hi5 e em conversas de bairro e café continuam a dizer "estamos aqui, meu amigo, conta connosco".

Reforçamos, contudo, a nossa vontade de continuar a ver esta Junta na esfera social democrata e essa é a batalha que se segue.

N.B.: muitos sabem de quem foi a ideia destes espaços de intervenção. Ao contrário do que alguns julgaram, o João Mota Lopes nunca teve nada a ver com isso.
Quando se acredita em alguém, não é necessária a participação dessa pessoa para levar a cabo uma intenção. Esta foi uma frente de combate só possível porque houve quem continua a não ter medo de dar o corpo às balas e acredita nele apesar das discussões que nem sempre chegaram a bom porto. Mas do
que muitas vezes não se compreende a princípio, nasce a luz. E dessa luz, o respeito e a força.

Um obrigado por todos nós, João. Para mim, em nome próprio, começou em Santa Engrácia o que agora também termina. Que sigas em frente, com o bom coração que te move. Porque a tua audácia, por vezes controlada, fará com que alcances as tuas merecidas vitórias.

João Figueiredo disse...

No geral estou de acordo com tudo o que foi dito. Só espero é que o Paulo Rangel demonstre muito mais vontade, do que demonstrou na conferência de imprensa, de anúncio da sua candidatura. Para mim, é uma boa escolha e foi, sem dúvida, uma agradável surpresa no nosso próprio Parlamento.

Carlos Santos disse...

Pois é, as purgas ao jeito estalinista feitas pelos apoiantes de MFL continuam. São os lugares, (mesmo os que nada ou pouco rendem) só para os fiéis.
No caso da Secção H de Lisboa para pessoas incompetentes e desonestas.

Incompetentes porque estes apoiantes de MFL nada fazem nas juntas onde são presidentes e autarcas, pois ou andam bêbados ás 5h quando, finalmente chegam à junta -caso de S. João; ou estão ausentes ANOS, como é o caso da Penha de França -sendo os documentos levados a outro distrito para serem assinados: funcionário dixit...

Tanto na Graça, como na Penha os autarcas ELEITOS PELOS CIDADÃOS, não são convocados para as reuniões de executivo e de assembleia. Como se tomam resoluções que implicam despesas, há crime, mas nada acontece -ái se fossem apoiantes de LFM ou Santana...

Trabalho, resolução dos problemas dos moradores = 0. Como já disse o Cirilo se PSDL perder será por causa destes autarcas de 1ª água - do tanque da ETAR!

Anedota verídica: outro dia o presidente do executivo da Graça disse: «não te tirei o mandato de vogal da Assembleia, porque não quis!» -sem comentários. São os homens do Preto e de MFL.

Quanto aos milhares de euros desaparecidos das contas da secção, os apoiantes de MFL recusam-se a prestar contas deles; e plenários de militantes, em 3 anos, três, porque a distrital -a actual- obrigou-os a aprovar AS CONTAS, MESMO FORA DE PRAZO; na última reunião não ameaçaram de tareia, ou de processos judiciais. Simplesmente porque alguém lhes disse onde se reunia um grupo terrorista para eles trazerem.

Este não é o meu PSD!

luis cirilo disse...

Caro Joao:
É também essa a minha opinião.
E espero que essa agradavel surpresa nos traga um optimo resultado nas europeias.
Caro Carlos Santos:
O seu testemunho sobre o que se passa nas secções de Lisboa, e que se junta a outros testemunhos que aqui tem aparecido e outros que me são transmitidos pessoalmente, só reforça a necesidade de PSL construir a sua candidatura com gente credivel e que não esteja ligada a episódios negros dos ultimos anos na CÂmara e algumas juntas de freguesia.
De que alias as frequentes intervenções públicas da ainda presidente da assembleia municipal tem a unica vantagem de não permitir que sejam esquecidos.
Por isso digo, e repito,que PSL só não ganhará Lisboa se um certo PSD não deixar.
E se PSL deixar que não deixem...