sábado, abril 18, 2009

Complicar o simples ?


Leio, vejo e ouço relevantes entrevistas concedidas este fim de semana por Luís Filipe Menezes , Pedro Passos Coelho e Pedro Santana Lopes.
E nos jornais de fim de semana acompanho o sempre complexo processo de formação da lista candidata ao Parlamento Europeu.
E percebe-se que existindo neste momento condições para uma grande convergência em volta da candidatura do partido (facto de que nunca duvidei) começa a existir também alguma perplexidade pela forma como as coisas vão sendo feitas.
Uma escolha, que já considerei e continuo a considerar positiva, para cabeça de lista que foi aprovada (?) na comissão permanente apenas por força da imposição da líder (Expresso dixit) já que a maioria parecia preferir Marques Mendes.
Depois na CPN, e perante o evidente incómodo existente, arranjou-se a fórmula do "consenso" que mais não faz do que tapar o sol com uma peneira.
É preocupante.
A seguir,e no habitual "rodizio" de nomes, apercebemo-nos face ao divulgado na imprensa que as escolhas além de pouco motivadoras demonstram quase nula empatia com o partido.
Não são dele conhecidas nem o conhecem com a excepção de Carlos Coelho.
E se nos lembrarmos que o próprio Rangel foi filiado á pressa o sinal dado não é bom.
As grandes distritais Porto/Lisboa/Braga/Algarve aparentemente não indicam nenhum candidato para lugar elegível pelo que se vão colocar inevitáveis problemas de motivação para fazer campanha nesses distritos.
Madeira e Açores continuam a ter lugares que não são compatíveis com o peso eleitoral que as referidas regiões tem no que permanece como um privilégio inaceitável.
Existem meia dúzia de distritos, no Continente, com mais eleitores e votos do que essas regiões autónomas e isso não lhes garante deputados em lugares elegíveis.
Tudo junto dá a sensação de ser mais do que aquilo que o partido normalmente aceitaria.
É certo que até terça feira,as coisas são o que são, a lista ainda levará muitas voltas.
Esperemos que no caminho da sensatez e do equilibro.
E do reconhecimento da importância do partido "profundo".
Porque existe um óbvio mau estar com o processo.
E o desejável é que terça feira saia do Conselho Nacional um PSD motivado para uma grande campanha e uma vitória que seja o principio do fim do (des)governo de Sócrates.
Seria uma pena que derivasse para outro principio de outro fim...
Depois Falamos

19 comentários:

Unknown disse...

Para o texto uma sugestão : "Tutto a Posto Niente in Ordine" de Lina Wertmuller 1974.

Para a imagem : "Aurora"(Sunrise")de F.W.Murnau,1927

mimi disse...

Bom, lendo o texto e olhando a foto, numa preguiça de meninges e cansaço de cinzentos teimosos, vem-me à memória o título de um filme português que vi, muito longe daqui e há muito tempo, A Luz Vem do Alto (1959), de Henrique Campos,com figuras que marcaram presença na cena portuguesa, como Maria Dulce, Mário Pereira,Curado Ribeiro, entre outros.

Unknown disse...

Isto está a ficar muito,mesmo muito interessante!
Não vi,nem sequer me lembro,o filme referido pela Mimi.Mas que ela conseguiu o título que funde imagem e texto,ai isso conseguiu.
Agora caros políticos,juntem-se aos cinéfilos,e toca a comentar...

Reis disse...

Com militantes como o cirilo, que diz entre linhas o que deveria dizer diretamente, dificilmente iremos lá. Mas tenho fé, que com a força dos que realmente sentem o partido, vamos conseguir.

Já agora quem era o seu candidato por Braga ?

"Depois Falamos"

Conta-Corrente disse...

A esta altura, esse outro fim, parece inevitável!
Tb concordo com a opinião dos cartazes. Estão horriveis!

Anónimo disse...

Não concordo com o que diz, a lista está a ser renovada, aliás só o Carlos Coelho fica, o que acho muito bem... até preferia o marques mendes, mas a decisão do paulo rangel, revelou-se de força e não de cedência do Presidente do Partido perante as "pressões", como aconteceu no passado com outros... você deve-se lembrar de algumas... depois, mario david, josé manuel fernandes ( vila verde ), madeira vai em 8º, na ultima foi em 5º... joaquim biancard... etc, etc, etc... parece-me uma boa lista... nova e renovada, como espero que sejam as legislativas e as autárquicas... não me lembro de nenhum processo discreto, se recordar em 2004 foi um fartote de nomes que no fim nem lá colocaram os pés... é vida! mas temos de ter um peso e uma medida...

João Carvalho disse...

espero com atenção a aprovação em conselho nacional. Para já só algumas notas. Primeiro para destacar a justissima inclusão de Carlos Coelho no 2º lugar. É daqueles casos em que se premeia o trabalho feito, o que já vai rareando no PSD. Em segundo lugar a estranheza pela ausencia de candidatos do Porto, Lisboa e Algarve. Quando chegarem as legislativas sempre quero ver se a Drª Ferreira Leite vai centrar a sua campanha nos Açores, Madeira e Santarem ou se é ao Porto, Lisboa e Algarve que vai pedis os votos. Em terceiro lugar destacar que parece que é desta que os lencinhos de namorados de Vila Verde vão ter um defensor no Parlamento Europeu. Não pôde ser á 10 anos, mas quem espera sempre alcança ;)

Dri disse...

a sugestão da maria é fantastica. Espero que alguem a consiga concretizar: texto, filme e musica....
Quanto a lista das eleições não concordo com a posição do Biancard mas enfim sao jogos e poderes que nos ultrapassam.....

luis cirilo disse...

Cara Maria:
Excelente. Você é mesmo uma comentadora global.
Cara Mimi:
Confesso que nem vi ne ouvi falar.
Caro Reis:
Acho curiosos alguns comentários que por aqui vão aparecendo.
Deixando de lado a sua presunção quanto aos que "realmente sentem o partido" porque é,desculpe que lhe diga,perfeitamente ridicula concentremo-nos no essencial:
Acha você que eu falo nas entrelinhas e que assim não vamos lá.
Muito bem.
Publico opiniões minhas ,sobre temas diversos, na comunicação social vai para trinta anos.
Este blog,com mais de três anos de existência,conta com mais de 1200 postagens (fora os comentários a comentários dos leitores)nas quais tenho exposto com absoluta franqueza os meus pensamentos sobre politica,futebol,cinema e tantas outras coisas.
Mas você ainda acha que falo nas entrelinhas e não vou directo aos assuntos.
Gostava que me dissesse,a titulo de exemplo,quantos dirigentes conhece do partido (nacionais,distritais,concelhios)no distrito de Braga sobre os quais seja tão fácil saber o que pensam e co quem seja tão fácil debater ideias.
É que andam por aí muitas carreiras politicas assentes precisamente em não terem opinião sobre nada !
Por isso achei a sua critica completamente injusta.
Caro Conta-Corrente:
É o que temo de facto.
E quanto aos cartazes são de tão mau gosto que me pareceria adequado apurar responsabilidades.
Caro Anónimo:
Sobre a lista falarei depois do conselho nacional.
Até lá ainda pode correr muita agua sobre as pontes.
Já escrevi, e reitero,que considero Rangel uma opção perfeitamente aceitável e que permite expectativas de um bom resultado.
Quanto a pressões do passado de que me deva lembrar...de facto lembro-me de muitas.
O que não impediu o PSD de apresentar sempre boas listas ás eleições europeias.
Espero que a regra se mantenha apesar das tais pressões.
Caro João:
Aguardemos para terça feira.
Também acho justa a continuidade do Carlos Coelho porque, de facto ,tem sido o exemplo de um deputado europeu participativo, trabalhador e que tem sabido reflectir no país o que faz em Bruxelas/Estrasburgo.
Se devia ir em 2º lugar ou não é outra questão.
Que fica para depois da lista ser definitiva.

luis cirilo disse...

Cara Dri:
Tambem gosto muito da sugestao da Maria.
Quanto aos nomes...aguardemos por 3ª feira

Anónimo disse...

A lista, que ninguém conhece oficialmente -há apenas uns nomes no ar-, foi prometida TODA pela presidente. Mas afinal "tarde e às más horas" só deu um nome -vetado por metade dos afilhados...

Agora consta que vai pôr 'fêmeas' -para não pagar as multas- mas que elas vão renunciar a favor dos 'machos'.É pá eu até ajudo a pagar a multa, mas não andem com palhaçadas -onde é que está o diabo da CREDIBILIDADE, podem-me dizer?

Quanto ao sítio onde vão desencantar os bacanos, é melhor não especularmos. Já se viu tudo: fichas de inscrição falsas...; tipos que têm acordos para destruir, por dentro, as candidaturas do PSD e serem pagos mais tarde em 'tachos'.

Já se viu tudo na malta do croquete.

A grande abstenção vai levar a uma quebra na percentagem do partido, logo no nº de deputados. Gostava de ver os tipos que querem ir no lugar das mulheres não irem...Não merecem mais do que isso, o pior é que o partido se desmorona inexoravelmente. Isto sim preocupa-me, embora ultimamente os motores de tal movimento tenham abrandado -medo que havendo só um partido em Portugal, o 'povinho' se virasse a a eles! Afinal eles estão identificados: são republicanos, socialistas e laicos...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Como já referi a outros comentadores vamos aguardar para terça feira para depois falarmos da lista.
Agora quanto a essa hipótese,aventada por Público e Expresso on line,de as candidatas não ocuparem os lugares e cederem-nos aos membros imediatos da lista devo dizer que me recuso a acreditar.
Recuso por completo.
Porque seria de uma desonestidade intelectual e politica (para não lhe chamar muito pior)tão grande que aí sim se justificaria a imediara substiutuição desta direcção do PSD.
Mas pese embora algumas divergências politicas faço~-lhes a justiça de os achar incapazes de semelhante manobra.

cb disse...

A minha sugestão cinamatográfica, para a imagem, recai sobre um filme recente mas muito bom, ´´A Tempestade``, quem o realizou não sei(como é hábito, peço desculpa), mas a figura principal é interpretada por George Cloney.
Acho que desta não errei eheheh!
No entanto a imagem faz-me lembrar uma tempestade em formação ao caír do dia, como sempre e boa calamidade que se prese tem que se dar durante a noite...ou então quando se aproximam eleições ehehe!

Unknown disse...

E a música pode ser o Alegro "A Tempestade" na Sinfonia nº6 de Beethoven.

Unknown disse...

Estávamos perdidos se a política se transformasse na "Tempestade Perfeita"(ou não?)de Wolfang Peterson,2000.

Bom filme .Continuo a preferir águas mais brandas onde o mergulho rejuvenesce.

mimi disse...

Excelente escolha musical, Maria! Já agora, por falar em Tempestade e Beethoven... impossível não lembrar a Sonata N.17 em ré menor, Op. 31 N.2, de que é difícil eleger uma interpretação como favorita, tantas e tão magistrais elas são, mas que, pessoalmente, gosto de ouvir na doçura quase solene de Wilhelm Kempff embora me encante também a enérgica vivacidade de Glenn Gould.

mimi disse...

Não conheço a Tempestade Perfeita de Peterson, cara Maria, mas olhando a multiplicação de Prósperos e Calibãs que por aí vai.... não é também mal lembrada A Tempestade de Shakespeare, não é, não...

Unknown disse...

Cara Mimi

Parece que temos uma melómana aqui, pelas bandas do Luís.

E que bem integrou no jogo a boa literatura!

Parabéns

luis cirilo disse...

Caras Maria e Mimi:
Acompanho,encantado,o vosso interessantissimo diálogo.
Com o qual estou a apreender muito.
Espero que continuem.