quarta-feira, agosto 06, 2008

Evidências


Tenho escrito deliberadamente pouco sobre esta pré temporada futebolistica que se tem realizado a meias entre os relvados e a seda da Uefa em Nyon.
Não por falta de assunto ou motivação mas por entender que ás vezes mais vale estar calado do que exprimir tudo o que nos vai na alma vitoriana.
Tenho a minha opinião sobre a forma como o Vitória se afastou do Porto e se aproximou do Benfica,como se envolveu nos processos levados ao Tribunal Arbitral do Desporto,como fomos utilizados para dar lastro a uma causa perdida.
Ou sobres a forma como um protagonismo individual se sobrepôs ao interesse do clube.
Talvez um dia escreva sobre isso.
O post de hoje tem apenas a ver com outro assunto.
O ridiculo(para não lhe chamar bem pior) romance da vinda para Guimarães de dois jogadores do Benfica.
Nuno Assis e Luis Filipe.
Um que saiu de cá malzito e o outro que nem quer vir para cá a acreditar no que diz o director de comunicação do...Braga.
Para além de ter as maiores dúvidas sobre se serão os reforços necessários a verdade é que andamos nisto há um mês e tal.
Quando o assunto ou se resolvia nos primeiros oito dias...ou não se resolvia !
Mas não.
Reuniões,almoços,jantares,encontros e desencontros e o fumo branco teima em não aparecer.
Quando estamos apenas oito dias da disputa da pré eliminatória da Champions,ou seja,dos jogos mais importantes da História do Vitória.
Onde esses dois jogadores,mesmo que venham,não podem ser alternativa para o primeiro jogo como já o admitiu,realisticamente,Manuel Cajuda.
E como se trata de duas posições claramente deficitárias (as de Ghilas e Alan) estamos a dar vantagem escusada ao adversário.
Recordo que estamos a falar de Assis e L.Filipe e não de Messi ou Lampard.
Acho inacreditável,e inaceitável,esta subserviência do Vitória perante o SLB.
Mas será que ninguém percebeu,ainda,que o SLB é o maior interessado em que o Vitória não entre na fase de grupos ?
Porque ficaremos mais fortes,com mais disponibilidades financeiras,com outra galvanização da equipa e dos adeptos.
E seremos um adversário ainda mais dificil na disputa dos primeiros lugares.
E se ao Porto,e eventualmente ao Sporting,não temos condiçoes para chegar com este SLB podemos discutir claramente o terceiro lugar.
E assim sendo o SLB vai-nos empatando e enganando na esperança de que a falta de reforços nos impeça de vencer a pré eliminatória.
Nao porque Assis ou Filipe fizessem uma diferença por aí além mas porque este "romance" nos impediu de atempadamente contratarmos verdadeiros reforços para as posições em falta.
Como foi possivel tanta ingenuidade ?
Depois Falamos

6 comentários:

José Rialto disse...

Amigo Luís Cirilo,
Tenho para mim que as nossas opiniões sobre esse triste processo não hão-de ser muito diferentes, o que a seu tempo se confirmará... ou não.
Em relação ao recente emparceiramento com os estarolas vermelhos, de qual discordo profundamente, quero acreditar que essa aproximação seja estratégica e puramente circunstancial.
É minha convicção que o Vitória deverá privilegiar o relacionamento com o FCPorto, mas defendendo SEMPRE, e INTRANSIGENTEMENTE, a total independência em relação a quem quer que seja, incluindo o próprio FCPorto.
Em relação a jogadores emprestados pelos estarolas vermelhos (ou por quaisquer outros estarolas)... NÃO OBRIGADO!
Sejam eles quem forem!

José Rialto disse...

Quero também acreditar que não tenhamos recrutado nenhum Cavalo de Tróia!...

rei dolce disse...

caro Dr.Cirilo,
num outro post sobre a matéria ja tinha dito que "eles andavam por ai", agora vão ter que levar com eles, a direcão do seu clube escolheu um caminho, terá que enfrentar as consequências.

José Rialto disse...

Depois de saber que foi feito um protocolo com o Benfica, cada vez estou mais convencido da minha tese sobre um tal de Cavalo de Tróia...

Anónimo disse...

E depois de no ano passado os benfiquistas andarem a epoca toda a insultar o Vitória... Eles foram os unicos que nãoderam mérito ao clube...
Realmente é muita falta de memoria da direcção!

Anónimo disse...

O que eu tenho a dizer é que este defeso teve tudo menos transparência!! Passaram-se coisas estranhas que nem eu sei bem explicar, mas que se passaram ninguém duvida. Este "encosto" ao benfica já vinha sendo evidente, e pelos vistos agora até um protocolo existe. Agora eu digo assim: desde quando, nós, Vitória, precisamos da ajuda de alguém? Nós que sempre lutamos pela nossa diferença, pelo nosso slogan "somos únicos", vamos agora à procura de amiguinhos? Mas o que é isto? A nossa identidade? Começo a ficar preocupado... E se por acaso tivessemos que "encostar" alguém (que não temos), vamos juntar a um clube de rotos? Um clube roto, que não ganha nada,que não é exemplo para ninguém!? A mim entristece-me duma maneira que vocês nem imaginam!! Recordam-se das palavras do organizador do torneio Cidade de Guimarães que disse algo assim: "Vem o Benfica porque os seus adeptos enchem estádios". Mas agora nós precisamos de alguém para encher estádios? O NOSSO estádio?!?!?! Na apresentação do Vitória é mandada retirar uma faixa que apenas dizia "Nuno Assis não obrigado". Voltamos à repressão? Aos tempos de censura de outras direcções? Será que os sócios andam a perder direito de opinião? Ando a ficar preocupado, e meus amigos, nunca se esqueçam de quando descemos de divisão: a apatia, o "deixa andar" levou-nos ao inferno!!! Jamais poderemos cair nesse erro novamente!!! Saudações Vitorianas. O VITÓRIA SOMOS NÓS!!!