sábado, março 10, 2007

Dia da Mulher ?


Comemorou-se um destes dias,já nem sei qual,o dia internacional da mulher.
Acho-o uma forma de discriminação !
Dá a impressão que por caridade,condescendência,piedade até, se dá relevo ao papel da mulher na sociedade durante um dia por ano enquanto nos restantes 364 se subentende serem os dias do Homem.
Por mim,considero que mulheres e homens são, no âmbito das saudáveis diferenças que os distinguem,parceiros em absoluta paridade desta já longa e magnifica aventura da espécie humana.
Cada qual com o seu papel,o seu desempenho,o seu contributo mas ambos igualmente importantes e necessários.
E se isso ainda não é assim em todo o lado,e bem sabemos que infelizmente não é,tal deve-se "apenas" a questões educacionais e culturais e não a qualquer,alias inexistente,superioridade de um sexo sobre o outro.
E sobre esta matéria não valerá pena dizer muito mais.
Pelo menos neste contexto.
Depois Falamos

1 comentário:

Anónimo disse...

As crianças não têm culpa

Ontem foi dia da Mulher. Todos, de certa maneira tivemos a oportunidade de o comemorar (concorde-se ou nao, a verdade é que é um aconteciemto que marca de sobre maneira a agenda de todos nós).
Também foi o dia em que foi proferida a sentença do julgamento da menina de Ponte Lima.
No mês passado, o tribunal de Viseu considerou provados, os crimes de abuso sexual de menor agravado por ofensas à integridade física de uma bebé de dois meses, sentenciando 10 anos de prisão. O autor que “colocava-lhe sobre o corpo um lençol ou um cobertor, para não deixar marcas, e agredia-a com palmadas, murros e bofetadas em várias partes do corpo” era o “pai” da criança. A “mãe” desta criança que "em estado de grande sofrimento físico, precisava de tomar analgésicos para que lhe pudessem mudar as fraldas" também apanhou 4 anos e meio.
Sou pai de uma bebé de 19 meses e não compreendo como tudo isto é possível. Principalmente porque vivemos num pais europeu.
Não compreendo como acontecem tantas situações de abuso sexual de crianças neste país.
Não compreendo como acontecem tantas situações de maus-tratos a crianças neste país.
Não compreendo como acontecem tantas situações de morte “por causas anormais” de crianças neste país.
Alguma coisa vai mal num pais que não cuida dos seus filhos, que não protege a natalidade e a família, e não respeita o valor da vida.
Um país que deixa que um pai que “recorreu a um martelo em plástico e a uma ripa de madeira, para agredir a filha na cabeça e nas nádegas” assuma a paternidade de uma criança ao fim de 10 anos é sem duvida um país imoral.
Com que direito se deixa uma criança durante 10 anos numa instituição, sem a possibilidade de adopção, à espera que o seu pai possa requerer o direito de paternidade. Queremos, por ventura, repetir o caso da Joana?
Para onde caminhamos não sei. Que Juízes temos também não. Mas as crianças não têm culpa. O nosso maior legado merecia mais…

João Mota Lopes
Pai de uma bebé de 19 meses