segunda-feira, março 26, 2007

Assim...qualquer um !



Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu ontem á noite na RTP, no seu habitual e solitário espaço de intervenção pública,fechar a quadratura do circulo.

Questionado pela jornalista sobre as dificuldades de Marques Mendes, nos debates parlamentares com Sócrates, saiu-se com esta verdadeira pérola:

"..ele(M.Mendes) tem um dia de esclarecer,de uma vez por todas,em que pontos dos governos de Barroso e (Santana)Lopes está de acordo em que pontos não.Pode ter mudado de posição em vários pontos.Tem é de dizer,para não ser apanhado pelas criticas de Sócrates,"cá está você,mudou de ideias".Ele tem de esclarecer de uma vez por todas...senão vai passar o mandato todo sem ficar claro se aceita ou não o que foi do tempo de Barroso e de Lopes,se é diferente e em que é que é diferente...".

Uma verdadeira pérola !

A isto se chama prencher o boletim do Euromilhões depois do sorteio já efectuado.

Porque é evidente que ou MM assume todo o legado...ou não assume nenhum,que é o que em boa verdade se tem esforçado por fazer.

Porque vir agora eventualmente dizer que concorda com o que correu bem e discorda do que correu mal é de tão óbvio oportunismo ,e falta de sentido das realidades, que o mergulharia no mais profundo ridiculo se por aí resolvesse enveredar.

E faço a MM a justiça de acreditar que não irá por esse caminho.

Mas porque achei o desafio apesar de tudo interessante não resisto a,na minha optica ,sintetizar aquele que para mim foi o posicionamento de MM face a Durão Barroso e Santana Lopes.

Em relação a Barroso discordou durante anos de quase tudo,até ser convidado para ministro,periodo durante o qual concordou (pelo menos que se saiba) com tudo.Depois de sair do governo e de Barroso ter ido para Bruxelas...paulatinamente parece discordar de muita coisa.

Quanto a Lopes discordou que ele fosse nomeado primeiro ministro,mas concordou em ser candidato a deputado sob a liderança de Lopes,o programa eleitoral de Lopes,a defesa do governo de Lopes demitido por Sampaio e o assentimento tácito a defender um governo de Lopes se ele ganhasse as eleições.

Como as perdeu...foi o primeiro a vir a público,logo na noite eleitoral para não perder tempo,dizer que o PSD tinha de mudar de vida !

Sem uma palavra de solidariedade para com o lider que tinha acabado de perder.

E foi este,no geral,o posicionamento de Mendes perante Barroso e Lopes.

Como Marcelo está fartinho de saber.

Depois Falamos

4 comentários:

Maria Manuel disse...

mais uma marcelada...

Marta Rocha disse...

Além do gosto pelo desporto rei, a militância no mesmo partido e a doação à Biblioteca Municipal de Celorico de Basto, esta é mais uma coisa que tem em comum com o companheiro Marcelo Rebelo de Sousa. Verdadeira empatia hein?

Luis Cirilo disse...

Cara Marta
Vejo que está bem informada sobre o capitulo Celorico de Basto.
Devo dizer,em abono da verdade,que admiro muitas das qualidades de Marcelo Rebelo de Sousa.
A inteligência,a visão politica,a capacidade de argumentação.
Fui dos que viu,com grande esperança,a sua ascensão á liderança do PSD em 1996.
Integrei até,em lugar elegivel,a sua lista para o conselho nacional.
Infelizmente o professor Marcelo tem alguns defeitos que lhe arruinaram a liderança e,simultãneamente,destruiram a esperança que muitos tinham nele.
E é pena,sinceramente,porque é um dos politicos mais dotados do PSD.

Anónimo disse...

MM é apenas o gestor de 'chapeladas de votos' e de cortes. É interessante que na Beira cortes, pronunciando o o aberto, signifique pocilga, chiqueiro, curral dos porcos...

Agora quanto às marceladas: até deu para rir. Então o n/ amigo MM disse mal de tudo e todos quando não estava...a capitalizar, agora tem algumas explicações a dar.

Se disser que o PSD fez o melhor possìvel no governo, porque o ajudou a destruir? Ou seja, «vai ser preso por ter cão e por não o ter».
E os olhinhos verdes de Marcelo riem de prazer -o pagamento está a ser efectuado!