domingo, outubro 22, 2006

A Hora de PSL ?


Como sempre se esperou ,desde que há ano e meio a esta parte deixou a liderança do partido e o governo,Pedro Santana Lopes(PSL) reapareceu na ribalta politica.
Afinal,ele não se tinha ido embora,andava por aí...
Mas,contrariamente ao esperado (e á sua propria natureza)desta vez soube cumprir com razoavel coerência um tempo sabático em que andou bastante arredado das primeiras páginas dos jornais e dos holofotes das televisões.
E para o seu regresso escolheu o tempo certo e o local adequado o que revela uma sensatez e uma ponderação que bem falta lhe terão feito noutras etapas da sua vida politica.
O tempo certo porque face á demagogia do governo Sócrates e ao consecutivo quebrar de promessas eleitorais,apareceu como fiel depositário do património da governação PSD (de que foi até á data o ultimo primeiro ministro) e como principal "vitima" de um resultado eleitoral para que a referida demagogia(vejam-se as scuts) bem contribuiu.
Por outro lado,demarca-se da frouxa oposição protagonizada por Marques Mendes,aliás muito propicio a esquecer (quando não a criticar ) as soluçoes governativas de que fez parte e nas quais teve substanciais responsabilidades de acção e orientação.
Foi assim nos governos de Cavaco Silva,foi assim no governo de Durão Barroso !
E se é verdade que discordando de PSL não integrou o seu governo,também é verdade que aceitou o "pesado" sacrificio de ser candidato a deputado numa disputa eleitoral em que PSL era o principal rosto do partido.
Sacrificios...
Mas a sua reaparição foi também no sitio adequado porque,sendo PSL deputado,usou da palavra numa reunião do grupo parlamentar para,entre pares e cara a cara comM.Mendes,manifestar as a sua discordância á forma como o partido vem fazendo oposição.
De alguem que ja foi presidente do partido e primeiro ministro não seria legitimo esperar outra atitude.
Penso que sendo PSL um homem novo e com natural gosto pela acção politica,é natural que tenha ambição e vontade de continuar a fazer politica ao mais alto nivel.
Até porque numa fase da vida em que se calhar já nao esperava,teve o que nunca esperara ter,tendo habituou-se e gostou imenso,e quando deixou de ter sentiu a falta a dobrar.
È humano,é doloroso,é a vida !
Agora a questão é esta: será a hora de PSL ?
Sinceramente penso que não.
Será hora para um regresso paulatino á politica,para intervenções pontuais de denuncia deste governo,para dar injecções de ânimo num partido( de que é uma das principais referências)que tão desanimado anda.
Mas não mais do que isso.
Cá fora ainda há um país que se lembra bem do quão penoso foi o governo dirigido por PSL, e essa memória negativa vai levar tempo a apagar-se.
Veja-se o exemplo de António Guterres.
Esperemos pois,que o percurso que nos ultimos anos PSL fez ,entre o Capitólio e a Rocha Tarpeia ,lhe tenha servido de ensinamento quanto aos perigos e armadilhas de algumas viagens e o tenha consciencializado para a necessidade de cumprir o "código" da estrada.
Nomeadamente evitando os excessos de velocidade...
Depois Falamos

2 comentários:

Gonçalo Capitão disse...

Concordo!

Embora provavelmente não volte a apoiar o dr. Santana, também entendo que haverá tempo para regressar. Ainda não é este, todavia...

Rui Miguel Ribeiro disse...

Concordo totalmente. Esteve bem no tempo e no modo. para mais é cedo demais. Tivesse ele tido esta contenção nos primeiros 3 meses de Governo, e talvez ainda lá estivesse. Mas não vale a pena chorar sobre sumo de laranja derramado.