quinta-feira, outubro 12, 2006

Outro Caminho


Seria fácil,depois da derrota de ontem e da péssima exibição da selecção,entrar pelo caminho da critica fácil ao treinador e aos que jogaram.
Malzinho por sinal !
Sobre Scolari e as suas opções já fui nos ultimos meses escrevendo,mesmo contra corrente nos tempos de euforia do Alemanha 2006,e por isso não vale a pena reincidir no tema.
Hoje,quando ainda vamos a tempo de emendar erros,parece-me apenas de salientar dois ou tres pormenores que resultam não só do Polónia-Portugal,como também do Portugal-Azerbeijão que tive oportunidade de presenciar ao vivo.
Terminado o ciclo de Luis Figo,o melhor português depois de Eusébio,um dos melhores jogadores mundiais dos ultimos dez,doze anos,com toda a mais valia que o seu super talento e carisma traziam á selecção,já afastado outro grande como é Rui Costa,com Pauleta e Fernando Couto tambem afastados por vontade propria e Vitor Baia devido á casmurrice do seleccionador,é mais que tempo de fazer uma remodelação na equipa.
Chamando jogadores que garantem a qualidade (á excepção da de Figo porque essa,infelizmente,aparece muito raramente) dos que vão saindo,aproveitando os que continuam para promover uma integração sem problemas e efectuando,assim,a transição que todas as equipas tem de fazer mais dia,menos dia.
Alguns nomes para não parecer que é apenas teoria: Quaresma,Pedro Mendes,Tonel,Duda,Raul Meireles,Nélson,Joao Moutinho,Carlos Martins,entre outros possiveis.
Um ou outro dos citados ja por la andaram,outros nunca "mereceram" uma oportunidade provavelmente porque ir vê-los jogar dá...muito trabalho.
Por outro lado,e aqui a imprensa terá um papel fundamental,não se peça ao grande jogador que é Cristiano Ronaldo que seja um novo Figo.
Foi assim que durante anos se "estragaram" jogadores,alguns bem prometedores,pedindo-lhes que fossem o novo...Eusébio.
Houve um Eusébio,há um Figo ,e um Cristiano Ronaldo que tem tudo para ser um dos melhores do seu tempo sendo ele próprio.
E outra questão que me parece central: Ao vice campeão da Europa e 4º classificado do Mundial não se pode pedir para ganhar em casa e empatar fora !
Tem que se exigir que jogue sempre para ganhar.
E este tem de ser um discurso para dentro e para fora do balneário.
Ou voltamos para trás ?
Depois Falamos

1 comentário:

Rui Miguel Ribeiro disse...

Concordo totalmente com o artigo, mas caturrice do seleccionador vai sobrepor-se ao resto. Jogadores como Costinha e Nuno Valente já estão fora do prazo de validade.
A história da vitória em casa e empate fora, faz-me lembrar um amigo, sócio do Vitória, que há 20 anos atrás defendia esta tese para o Vitória: ficava satisfeito se a equipa fizesse uma média de 2 pontos em casa e 1 fora, garantindo uma pontuação à volta dos 45 pontos, que daria um 4º, ou mesmo um 3º e nunca menos que 5º. Só que as vitórias valiam 2 pontos e o Vitória não tinha o cuirriculum que a selecção de Portugal apresenta! Acho que isto ilustra bem o problema de Scolari!