quarta-feira, agosto 02, 2006

Os 3 Pilares

Quais são as áreas em que a intervenção do Estado se torna verdadeiramente indispensável em prol da qualidade de vida dos cidadãos ?
Todas as opiniões,e seguramente bem diversas existirão sobre o assunto,são respeitáveis mas em minha opinião existem três áreas em que o papel do Estado é decisivo e verdadeiramente insubstituivel.
Na Saúde,na Justiça e na Educação.
É precisamente aí que o seu papel torna decisivo em prol de algo que a constituição consagra mas a prática infelizmente não.
O direito á Igualdade entre cidadãos.
Na Saude defendendo os mais pobres e mais fracos,nos momentos mais dificeis,garantido-lhes igualdade no acesso aos cuidados de saude de forma humana e atempada.
Na Justiça garantindo igualdade de tratamento entre todos,independentemente das possibilidades económicas(como na saúde),permitindo que os seus cidadãos se sinta protegidos pelo Estado em momentos em que os seus direitos são feridos.
Na Educação,permitindo o acesso a todos,uma vez mais sem critérios economicistas a fazerem a diferença,de molde a preparar gerações futuras mais bem formadas,mais preparadas para os desafios cada vez mais exigentes que vão ser postos aos cidadãos do amanhã.
É assim que devia ser.
Um Estado que investisse no que é essencial,no que conta para a generalidade dos cidadãos,e que se preocupasse efectivamente com os mais fracos,os mais pobres,os com menos meios de defesa.
Infelizmente,em Portugal,e pese embora indiscutiveis avanços nas matérias em causa,ainda estamos longe do...razoável.
Quem,por necessidade,tiver de frequentar a urgência de um hospital,as audiências de um tribunal,ou avaliar o nivel de educação da generalidade das escolas perceberá (sem pôr em causa a generalidade de quem nas instituiçoes trabalha) o drama que no nosso País é não ter meios de evitar esses "males".
Em Portugal,quem tem dinheiro,tem acesso á Saude,á Justiça,a uma melhor Educação.
Quem não tem...ou tem amigos ou tem sorte,porque caso contrário vê a vida a andar para trás.
Ás vezes Literalmente !
E sem demagogia,mas conhecendo minimamente a realidade,não posse deixar de pensar que o dinheiro que se vai gastar muito mal gasto na Ota e no TGV,se bem aplicado poderia melhorar muito a Saúde,a Justiça e a Educação.
Sempre na defesa de quem mais precisa.
Depois Falamos

2 comentários:

Rui Miguel Ribeiro disse...

Também acho que não estamos em tempo de Ota e de TGV (talvez com a excepção do Porto-Lisboa), mas não subscrevo os 3 pilares. Três é curto, mas se me deres a liberadde de ir aos 4, tenho de escolher a Defesa, Negócios Estrangeiros, Administração Interna/Segurança e Justiça. Nestes sim, o Estado é insubstituível!

Luis Cirilo disse...

Concordo que existem mais pilares num estado de direito.O que me parece é que Saude e Justiça são fundamentais em termos de igualdade dos cidadãos e defesa dos seus direitos,enquanto a Educação tem a ver com a construção de uma sociedade melhor.