terça-feira, agosto 22, 2006

Verão a Universidade...

UNIVERSIDADE DE VERÃO 2006 [22-08-2006]
À semelhança do que tem sucedido nos últimos anos, o Partido Social Democrata, o Instituto Sá Carneiro e a Juventude Social Democrata organizam na próxima semana a Universidade de Verão.
A presente edição decorrerá entre os dias 28 de Agosto e 3 de Setembro, em Castelo de Vide (Hotel Sol e Serra). Esta iniciativa reúne 100 jovens de todo o País e contará com a presença de diversas personalidades nacionais (Mota Amaral, Carlos Pimenta, Durão Barroso, Pacheco Pereira, Victor Bento, Marcelo Rebelo de Sousa, Viriato Soromenho Marques, entre outros). No dia 28 de Setembro, dia de abertura da iniciativa, o eurodeputado Carlos Coelho, na qualidade de director da Universidade de Verão, dará, pelas 18H30, uma conferência, onde fará a apresentação do evento à comunicação social. A sessão de abertura contará ainda com a participação do secretário-geral do PSD, Miguel Macedo, do deputado João Mota Amaral, do presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Manuel Grincho Ribeiro, e do presidente da JSD, Daniel Fangueiro. O Presidente do PSD, Dr. Luís Marques Mendes, encerrará a Universidade de Verão no dia 3 de Setembro, pelas 12H45.


Para mais informações, consulte o site www.carloscoelho.org.

As linhas anteriores são integralmente retiradas do site do PSD e retratam aquilo que considero como uma situação preocupante para o partido.
Nunca percebi para que serve a Universidade de Verão,as conclusões práticas dela retiradas e os beneficios politicos de que o PSD eventualmente possa dela usufruir.
Vejo, isso sim, outras coisas que só não me surpreendem porque sei como "isto" anda.
Desde logo o director da universidade que é também o homem da revisão estatutária,o responsável pelas campanhas eleitorais e agora tambem integrante da famosa comissão de revisão do programa.
Sempre o mesmo !
Depois o universo de professores: sempre os mesmos,com algumas mudanças cosméticas no acessório mas no essencial não muda nada.
Sempre os mesmos !
A seguir o universo de alunos: 100 jovens de todo o país,escolhidos não sei como,nem por quem,com que critério ou lógica.
Alguma terá,eu é que não a conheço.
Nem a de agora nem as do passado.
E dando de barato que nem vou discutir porque razão é sempre em Castelo de Vide, e isto nada tem a ver com Marques Mendes porque já assim foi com Barroso e Santana,a verdade é que não posso deixar de considerar como deplorável que o PSD faça a sua reentrê oficial perante um universo de 100 pessoas algures no Alto Alentejo.
Dir-me-ao que,em principio,estarão lá as televisões.
Pois sim,mas a politica faz-se com pessoas.
E dessas parece que a liderança do PSD foge quanto pode.
A terminar:
É,no minimo,delicioso que uma organização do PSD,da JSD e do Instituto Sá Carneiro,remeta as informações mais detalhadas para o blog pessoal do eurodeputado Carlos Coelho.
Ou seja,quem for ao site do PSD e quiser saber algum detalhe sobre a organização do evento tem de ir a um blog pessoal.
Será que o Partido vai ser privatizado ?
Depois Falamos

9 comentários:

Gonçalo Capitão disse...

Caro Luís

A primeira UV (que era REALMENTE da JSD) foi no tempo do Jorge Moreira da Silva, tendo a iniciativa seguido com as presidências do Pedro Duarte.

Na altura era uma actividade de "jotas" para "jotas" e servia para formar quadros que, depois, eram chamados a ajudar, fosse na revisão do Projecto Político para a Juventude Portuguesa (PPJP), fosse nas várias equipas de formação da JSD, fosse ainda na constituição futuros elencos dirigentes. Era, no fundo, uma espécie de "cantera" ou academia.

Apesar de a organização ser nossa - e, por isso, não tinhamos dinheiro para tanto tempo - não deixámos de lá ter personalidades como Marcelo Rebelo de Sousa, Freitas do Amaral, Lucas Pires, Santana Lopes, António Capucho, Luís Filipe Menezes (pois é...), os, então, embaixadores dos E.U.A. e da Croácia, um conselheiro da embaixada da Rússia, entre tantas outras estrelas.

A meu ver, o Jorge Nuno Sá, entre outros, cometeu o erro magno de alienar uma das mais vistosas bandeiras da JSD ao PSD, que sempre se vira "obrigado" a ajudar uma iniciativa que já tinha "marca", mesmo que a não dominava (sempre vi a autonomia da "Jota" como um fim em si e o melhor contributo possível para o Partido).

Depois do "take-over", o que se passou é normal (também o sei, porque ajudei nas duas primeiras e não excluo auxiliar na próxima UV, a quarta), vendo o PSD a oportunidade de se libertar do anacrónico modelo dos comícios, para marcar o regresso de férias.

Uma vez que gostas de futebol, dir-te-ía que, já que o Jorge Nuno vendeu o passe, então ainda bem que o Carlos Coelho é o titular, já que é uma espécie de Petit a organizar.

Quanto aos protagonismos deste e daquele, bem sabes como é a política...

Por fim, se vieres a ter responsabilidades directivas, o que podes fazer é, havendo massa crítica, devolver o processo à JSD, emprestando apoio institucional e financeiro, como nos tempos primordiais da UV.

Todavia, em bom rigor, eles é que são políticos e o meu insucesso na arte fala por si...

Paulo Colaço disse...

Caro Senhor Cirilo,
Da Universidade de Verão (UV) espera-se que seja uma semana de trabalho em prol do PSD, do País, da formação de quadros e do fortalecimento dos laços de companheirismo. Esforço, promoção do conhecimento e estímulo à participação cívica é o que espero destes dias.
A UV é uma mega acção de formação que pretende preparar todos os anos 100 novos quadros para a actividade política activa dentro do PSD e da JSD. Os resultados em termos de incremento da militância, vigor participativo e aprendizagem de conhecimento dizem-nos que este é o caminho!

Tomei ontem conhecimento do seu post. Não são os seus erros de “edição” que me levam a responder-lhe. Escrevo-lhe porque a reacção do meu amigo Gonçalo não foi tão categórica quanto o habitual nele. O Gonçalo não se zangará comigo se eu, considerando que ele rematou à trave, vier tentar a minha sorte sobre uma baliza que o senhor deixou toda aberta! (isto falando numa linguagem que o senhor conhece).

No seu segundo parágrafo o senhor confessa não saber o que é a UV. Esse facto recomendaria cautela nos parágrafos seguintes. A isso chama-se “prudência”. O senhor preferiu o arrojo: afinal, falar sem conhecimento de causa não deixa de ser audácia. Acontece que não é esta a tal audácia que cai das boas graças da Fortuna.
Admito que é coisa que não o incomode, até porque a Fortuna não costuma pagar ordenados ao fim do mês.

Vamos aos esclarecimentos.

- Acumulação de funções de Carlos Coelho.
Têm-lhe sido confiadas tarefas de particular importância por parte de diversas CPN do Partido. Ou se trata de um pedinchão ou o homem é mesmo muito bom.
Os amigos acham-no excepcional, os adversários acham-no muito bom, os Cirilos desta vida usam pomadinhas na dobradiça entre o braço e o antebraço.

- O universo de professores.
Em cerca de 50 oradores das 4 edições, apenas 7 foram repetentes. Marcelo Rebelo de Sousa e Jorge Moreira da Silva com 3 participações cada um, os restantes 5 com duas participações.
7 repetentes em 50 não é o suficiente para o senhor reputar o universo de oradores de “sempre os mesmos”. Procure esmerar-se nos seus conhecimentos estatísticos.

- Escolha dos alunos.
O processo de avaliação das candidaturas é das coisas em que mais me orgulho de participar. É sério, rigoroso, participado, exigente, transparente e coerente.
Os candidatos remetem para a organização um formulário de candidatura acompanhado de um Currículo de actividades escolares, associativas, sociais e profissionais. As imensas candidaturas são lidas em conjunto e em pormenor por um júri presidido pelo Director da Universidade de Verão coadjuvado por elementos da JSD nacional, entre os quais o seu Presidente, o Secretário-Geral e a Presidente da Mesa do Congresso. No júri, curiosamente (sem que isso seja sequer necessário), até existe um equilíbrio de sensibilidades internas.
Os alunos são escolhidos através de dois elementos: o seu “auto-retrato” e a análise curricular, com particular relevância para as actividades extracurriculares e/ou de âmbito associativo. De notar que no lote dos seleccionados se procura um equilíbrio de representação regional, etário e de género.
A escolha é difícil, por vezes angustiante (até pela quantidade de nãos que temos de dar devido ao numerus clausus), mas no final saímos todos orgulhosos pela forma rigorosa e honesta do procedimento.
Apoucar o processo ou duvidar da sua transparência sem antes tentar obter mais esclarecimento tem um nome, mas não vou macular o seu blog com o uso de português vernáculo.

- Sempre em Castelo de Vide!
Claro! Ainda bem que reparou! É propositado! Orgulhamo-nos de levar estas iniciativas ao interior do país, contrariando a tendência.
E sendo sempre em Castelo de Vide, a única “desfeita” é para os membros da organização, que ao invés de conhecerem todos os anos uma terra diferente, passeiam menos. É que, para os alunos, é sempre uma novidade, porque todos os anos há 100 novos alunos.
É uma bela terra social-democrata, o hotel tem todas as condições necessárias, o pessoal é inexcedível nas condições e simpatia com que nos acolhe, a terra tem a conjuntura ideal (pacata, recôndita, dissuade a dispersão) mas, sobretudo, porque se deve sempre voltar aos lugares onde fomos felizes. Eis os motivos que fazem de Castelo de Vide a pátria desta Universidade de Verão. Um dia pode ser que mudemos, mas será a mudança pela mudança.
Folgo em saber que V. Exa. sabe que Castelo de Vide fica no Alto Alentejo. É já o primeiro passo para reconhecer que fica igualmente em Portugal, logo, dispõe de toda a dignidade para acolher uma reentré do PSD.

- O blog do Carlos Coelho
Eis mais uma imprecisão sua. É o que dá escrever à toa. Não se trata de um blog. É “apenas” o primeiro site de um “eurodeputado” português. É um dos mais importantes sites de divulgação da construção europeia. Muito elogiado e visitado. Tem cerca de 11 mil cibernautas registados.

Não me canso de lembrar as palavras da Dra. Ferreira Leite num dos últimos Conselhos Nacionais do PSD: “no partido, sabemos todos mais sobre a Europa desde que o Carlos Coelho se tornou Deputado Europeu”.
É pena que sobre si não haja gente com qualidade a dizer bem, é que os elogios instigam em nós alguma responsabilidade e o seu texto parece-me de uma irresponsabilidade atroz!

Finalmente, deixo-lhe três informações e uma reflexão:
a) as informações
- Um dos 10 melhores alunos da UV2004 era de Guimarães, como o senhor;
- Um dos 10 melhores alunos da UV2005 era de Guimarães, como o senhor;
- Um dos avaliadores e membro do júri de selecção dos alunos da UV2005 e UV2006 é de Guimarães, como o senhor.

b) a reflexão
- há, pelos vistos, muita gente de qualidade em Guimarães que aparentemente não o considera um interlocutor categorizado para assuntos desta natureza. Daí o senhor estar a leste do paraíso quanto à essência da UV.

E desculpe-me tê-lo feito ler tantas palavras juntas. Acontece que sou prolixo, característica que partilho consigo, embora a minha prolixidade seja nos argumentos e a sua no despautério.

Nota: não, não falaremos depois! Garanto-lhe!

Gonçalo Capitão disse...

Luís

Tive que chegar à minha vetusta idade para vir o Paulo Colaço (com cujos comentários, como é óbvio, não me melindro) ensinar-me a "rematar" (sic).

Este post leva já a virtude de levantar comentários bastantes.

Mas o facto é que creio que o Paulo entende que "rematei à trave" por falta de pontaria, e eu digo que o fiz para não ceder pontapé de baliza, parafraseando Pinto da Costa sobre um lance do João Pinto (o do FCP).

A verdade é que sei bem o que disse. Menos "à trave" era o Paulo reconhecer que não apoia o que escrevi (o que me parece natural e salutar), desde logo pelas responsabilidades magnas que teve no consulado do Jorge Nuno (que critiquei no comentário e no post em http://lodonocais.blogspot.com/2006/08/inverno-na-universidade-de-vero.html ), em cuja presidência a JSD perdeu a marca "Universidade de Verão" para o PSD e para o Carlos Coelho, independentemente das exemplares organizações com que este último sempre nos brinda e do carinho que continua a mostrar pela estrutura de juventude a que presidiu.

Gonçalo Capitão disse...

E, como é óbvio, entendo que o Paulo se deveria ter dirigido a ti noutro tom.

Um abraço amigo

Rita disse...

Eu estive na UV2004 e nunca soube quem foram os melhores alunos...nem eu nem uma série de pessoas com quem me relaciono!

Mistéeeeeeerio....

Gonçalo Capitão disse...

Sobre o comentário enviado por "Lúcio":

1 - Peço desculpa por não o reconhecer (será intencional?), sendo que o perfil não ajuda.

2 - Fazer trocadilhos com o nome das pessoas é uma forma básica de humor e fala por si.

3 - O Gonçalo Capitão continuará a ir às concelhias e distritais que o convidarem, e não deixa de dizer o que pensa, só porque, circunstancialmente, não agrada aos fanáticos de algo ou alguém.

4 - Quanto ao enxovalho sobre o PS, várias notas: em primeiro lugar, não recebo lições de militância social-democrata de ninguém, sendo que ainda no último congresso participei sem receios que, bem vistas as coisas, pareceram pautar intervenções de muitos dos consagrados.
Por outro lado, não creio que tenha sido macio com o PS, sendo que teria de haver reconhecimento se, como diz, tivesse pedido e sido contemplado com um "emprego" (by the way, sou quadro técnico de uma empresa e tenho provas académicas prestadas e a prestar, sabia?).

5 - Já que é tão corajoso: que tal um frente-a-frente público para prosseguir os seus insultos. Apenas queria olhar-lo nos olhos, enquanto o faz.

6 - Respondo-lhe não porque lhe reconheça, até ver, categoria, mas porque prezo o Luís e o seu blog e porque há gente com mais nível do que o seu que o vai lendo...

7 - Diga o que disser, por mim, ficamos por aqui.

Bruno disse...

Em primeiro lugar, deixem-me dizer que admito a minha falta de jeito para jogar futebol (na maioria das vezes, nem à trave consigo rematar…) e por isso não tento ser praticante desta modalidade. De igual modo, não falaria da Universidade de Verão se não estivesse minimamente informado para o fazer.

Acontece que me sinto à vontade para participar neste debate pelo facto de ter sido aluno em 2005 e de ter a honra de dar o meu contributo à Organização na corrente edição. E como tal não posso deixar de manifestar o sentimento de injustiça que me despertam algumas das críticas contidas neste post.

Será que o Sr. Luís Cirilo considera que o Carlos Coelho não tem competência para dirigir a Universidade de Verão? Se sim, então poderá começar por assumir essa opinião e depois justificá-la. Não digo que seja fácil, mas será sempre mais honesto. Ou o problema é só o facto de ser sempre o mesmo? É que se for também não me parece tão negativo assim. Que eu saiba o Carlos Coelho ainda esta longe de estar velho ou ultrapassado e como, dizem os especialistas, que em equipa que joga bem não se mexe…

Quanto aos professores, esses não são sempre os mesmos. Mas e se fossem??? Porque razão é que a rotatividade haveria de ser melhor do que a estabilidade? Parece-me que ambas têm defeitos e virtudes e por isso mesmo tem havido, da parte da organização, o cuidado de promover um equilíbrio entre os oradores que mantém de um ano para o outro e aqueles que são substituídos, seja por falta de actualidade dos temas em que são especialistas ou inclusivamente por falta de disponibilidade.

Sobre a escolha dos alunos, já lhe foi explicado noutros comentários como é feita. Devo lembrar que, opiniões há muitas e como é óbvio cada um terá os seus critérios de escolha. A verdade é que, neste caso, os critérios são claros e estão bem assumidos pelo Director da UV. Gostaria muito de saber qual é a sugestão do Sr. Cirilo. Aliás, a Organização da UV aceita sugestões de todos os seus participantes e dá-lhes toda a atenção exactamente porque não está fechada sobre si mesma.

O facto de ser sempre em Castelo de Vide pode defender-se pela simples razão de que a logística necessária a um evento desta grandeza já está perfeitamente rotinada com este local. Possivelmente o autor do post acharia mais interessante que se fosse a todos os pontos do país. Também os adeptos do Benfica, que estão espalhados por todo o território. Mas o facto é que, vá lá saber-se porquê, o clube prefere aproveitar a oportunidade de jogar em casa para o fazer sempre o mesmo estádio. E, curioso, os outros clubes fazem exactamente o mesmo. Até o Vitória de Guimarães…

Entretanto, já no final do texto, encontro uma observação à qual não lhe sei responder. Não sei porque razão o site da UV está alocado em www.carloscoelho.org (que por acaso não é um blog pessoal mas sim um site de um Eurodeputado do PSD). Se não houver nenhuma justificação técnica irrefutável, concordo que deveria estar no site do PSD ou da JSD, ou até mesmo num site específico. Mas como não quero falar do que não conheço…

XanaeR disse...

a UV da jsd/psd é, sem margem para duvidas, a melhor iniciativa de formaçao politica que se realiza em portugal. em grande parte por ter alguem como o dep. carlos coelho a dirigi-la. a selecção dos alunos esta mais que explicada.sobre os 10 melhores alunos: so os 10 melhores alunos sabem que o foram e comunicam-no a quem querem, se quiserem. concordo que deveria ser um "ranking" divulgado na sessao de encerramento, quando sao distribuidos os diplomas do ano anterior, ate porque a "meritocracia" é uma palavra que muito usamos no nosso partido. quanto a por em pratica esse principio, é outra coisa. houve alunos que se destacaram em anteriores ediçoes da UV que foram completamente postos de parte na hora de escolher os "conselheiros" dos grupos por serem "nao alinhados"... em detrimento de "alinhados", "amigos" e "enteados". tenho pena. mas isso é secundario não o sendo. surpreende-me que o sr luis cirilo, pelas responsabilidades e história de militancia que tem, tenha opinado de forma tao pouco solida sobre a UV.

Marta Rocha disse...

Acho muito bem que haja divergência de ideias. Respeita-las é democrático. Eu respeito. Claro que respeito acima de tudo as opiniões formadas e informadas e parece-me que as suas não são muito Sr.Cirilo.

Deixar a "Baliza aberta" é falhar a defesa. Para bem do debate de ideias, o melhor será procurar saber mais, ao invés de dizer que não sabe. É que podem aparecer pessoas que sabem e coloca-lo numa posição indesejada. Mas isto é apenas retórica.

Caro João Pedro, tenho mesmo pena que não tenhas aprendido nada na UV, isso é um sinal de que o processo de selecção não é perfeito e talvez te dê também uma noção da classificação que obtiveste.

Caro Diogo Oliveira, também reparei que escreveste à 1 da manha, mas n vou tirar conclusões precipitadas em relação ao teu estado, porque cada um faz os seus horários e respeito os horários de todos, inclusivé o teu.

Queria só tentar perceber uma coisa, o que é que a UV tem a ver com o brilhante percurso político do Sr.Cirilo? Acaso tudo o que ele diz deve ser acatado, pelo simples facto de ser uma pessoa com valor e prestigio (merecidos certamente), independentemente de não perceber nada do assunto que lançou?