segunda-feira, agosto 21, 2006

A (já)Velha Esperança

Aí pelos finais de 1983,inicio de 1984,surgiu na politica portuguesa um grupo de jovens "turcos"ambiciosos,inteligentes e combativos que se propunham conquistar a liderança do PSD e depois o governo do País.
Tinha como figuras mais destacadas,entre outras de menor influência e mediatismo,nomes como Marcelo Rebelo de Sousa,Jose Miguel Judice,Pedro Santana Lopes,José Manuel Durão Barroso e António Pinto Leite.
Tendo Marcelo como lider, oficioso é certo,este grupo terá constituido a maior e melhor geração de talentos aparecidos, em simultâneo, num partido politico em Portugal.
Decisivos em dois congressos,Braga em 1984 na disputa entre Mota Pinto e Mota Amaral,e essencialmente na Figueira da Foz onde foram determinantes na ascenção de Cavaco Silva á liderança do partido.
Organizados,bem preparados e combativos,davam "água pela barba" (e curiosamente á excepção de Durão Barroso todos usavam...barba, nesse tempo) ás lideranças do partido e deles se esperava um futuro brilhante.
Que curiosamente conseguiram,em áreas diferentes,mas irónicamente não como fruto de uma acção e lógica do grupo de que faziam parte.
Três deles (Marcelo,Barroso e Santana) foram lideres do PSD.
Dois (Barroso e Santana) primeiros ministros de Portugal
Um (Barroso) é presidente da comissão europeia,o mais alto cargo politico da Europa.
Um (Santana) presidente da Câmara de Lisboa depois de o ter sido também da Figueira da Foz.
Um (Júdice) bastonário da Ordem dos Advogados.
Dois (Judice e Pinto Leite) são juristas pertencendo aos maiores escritórios de advogados do País e com carreiras profissionais relevantes.
Entre muitos outros cargos desempenhados por todos eles,dentro e fora da actividade partidária.
Que fazem hoje ?
Marcelo é professor brilhante na faculdade de direito e comentador(em declinio) na RTP.
Santana é deputado e anda ...por aí !
Durao Barroso é presidente da comissao europeia.
Judice e Pinto Leite estão dedicados ás suas carreiras e fora da politica.
Sendo certo que na politica,e especialmente na "nossa" politica,tudo é muito imprevisivel,a verdade é que algo une esta geração talentosa:
Nenhum tem o minimo futuro na politica portuguesa no curto/médio prazo.
E é pena.
Porque esta geração que atravessou o firmamento da politica portuguesa,nos ultimos vinte anos,com um brilho muito próprio de cada um,nunca teve oportunidade(ou não quiseram) de em conjunto trabalharem pelo PSD e,essencialmente, por Portugal.
A inteligência de Marcelo,a combatividade de Judice,o carisma de Santana,o pragmatismo de Barroso,a visao politica de Pinto Leite,entre muitas outras qualidades que todos possuem,utilizadas em conjunto,no tempo certo e ao serviço de uma causa podiam ter feito diferente a história de Portugal nos ultimos anos e o futuro dos portugueses nos próximos.
Não foi possivel.
Foi pena.
Depois Falamos

Sem comentários: