terça-feira, agosto 08, 2006

Complicar o Fácil ?


A "Longa Marcha" de Herminio Loureiro para a a presidência da Liga de futebol,cujo sucesso não estará em causa,parece encontrar agora pelo caminho alguns escolhos,que se não forem sensatamente afastados poderão tornar-se em grandes problemas .
Em primeiro lugar a questão do cargo de deputado que Herminio ocupa actualmente.
Uma só opinião; não deve acumular os dois cargos e portanto terá de optar por um deles.
Como entendo que o dirigismo não deve estar á mercê apenas de quem tem dinheiro,e o candidato vive do seu salário,é evidente que na primeira assembleia geral da liga deve ser aprovada a profissionalização dos dirigentes e definido o seu quadro salarial.
De forma clara,limpa e transparente.
Num futebol altamente profissionalizado já não fazem sentido dirigentes amadores.
E todos nos lembramos do tristissimo episódio do Gilberto Madail enquanto deputado e presidente da FPF em simultâneo !
Em segundo lugar considero existir demasiada unanimidade á volta da candidatura e quem a todos agrada acaba por não agradar a ninguém !
É uma candidatura que não gera hostilidades mas também não desperta excessivos entusiasmos e daí que ,por exemplo mas significativo,FCP e SLB tenham optado por ficarem prudentemente de fora a ver no que param as modas.
Em terceiro lugar o episódio "gago" da não apresentação de lista para a Assembleia Geral.
Confesso que nunca vi,em instituiçãso nenhuma, apresentar candidaturas a vários orgãos e deixar de for a Assembleia Geral.
É,quarto problema,uma clara subserviência face á candidatura de Valentim Loureiro á mesa da Assembleia geral,numa lista independente (mas independente de quê ???) e que revela uma vontade irreprimivel do major se manter na ribalta desportiva.
Fez mal Herminio em aceitar esta situação que o enfraquece perante os clubes e perante a opinião pública e que,dificilmente,deixará de lhe trazer dores de cabeça num futuro próximo.
Em quinto lugar,parece existir uma questão processual mal conduzida,nomeadamente com a questão anterior,mas tambem com a forma como a candidatura foi entregue e que leva á impugnação do processo por parte do Nacional da Madeira.
Se essa impugnação vier a ter provimento (não sou jurista e portanto não analiso questões legais) dificilmente Herminio Loureiro algum dia virá a ser presidente de Liga.
Era um começo demasiado em falso...
O que seria pena porque,independentemente da amizade pessoal,considero que tem condiçoes para desempenhar bem o lugar e os nomes apresentados são uma saudável renovação dos corredores da Liga.
Uma mulher a directora executiva,muito bem,e gente nova a significar seguramente uma evolução positiva na forma de gerir o futebol profissional.
Os campeonatos da I e II Liga sem Cunha Leal,Luis Guilherme e Adriano Afonso,entre outros,serão seguramente uma novidade bem interessante !
Depois Falamos

Sem comentários: