segunda-feira, maio 22, 2006

A Reforma Patética !


Neste Portugal do século XXI permanecem ainda alguns resquicios do passado não muito distante,alguns tabus e preconceitos que há muito perderam não só a razão de ser como o seu tempo histórico.
Um desses preconceitos é a fúria anti regionalização que atravessa transversalmente a sociedade portuguesa.
Recordemos,embora ás vezes seja incómodo,que a regionalização faz parte não só da Constituição da República como também dos programas de PSD,PS e PCP entre outros, o que se suporia como fundamental para que há muito estivesses instituida.
Mas não está.
Por falta de vontade politica de PSD e PS por um lado,mas essencialmente pelos tiques centralistas de grande parte da nossa classe politica.
Em 1998,aquando do referendo sobre a mesma,tudo foi feito ao contrário.
Começou-se a discussão pelo mapa,pelas partilhas de território,pelos interesses dos barões socialistas (especialmente a Norte) e o povo,que de estupido nada tem,começou a perceber que lhe queriam vender negócios sobre a forma de reordenamento do território.
Disse claramente não !
E fez bem.
O problema,o verdadeiro problema,é que já nessa altura era tarde para efectivar uma verdadeira regionalização.
De lá para cá nada foi feito.
O PSD,no governo,embarcou naquela verdadeira tragicomédia chamada descentralização sobre a forma de areas metropolitanas,comunidades urbanas e comunidades intermunicipais.
Criou duzias de novos orgãos,retalhou distritos,dividiu populações,criou problemas onde eles não existiam.
Hoje,constata-se que nada funciona,ninguém tem por elas o menor interesse,não há autarca que perca 5 minutos á volta desses nado mortos.
Espantosamente,numa altura em que o PS hesita á volta da regionalização,o PSD em vez de erguer as bandeira dessa verdadeira e estrutural reforma,insiste na via patética da tal descentralização com o argumento,quase inacreditável,de que o povo não compreenderia a mudança de posição nessa matéria !!!
Meu Deus,o povo já compreendeu tantas mudanças de posição noutras matérias,que neste caso não só compreenderia como até premiaria eleitoralmente.
Mas o conservadorismo tem destas coisas; o medo de ousar,de arriscar ,de ser reformista na boa tradição social democrata que vem de Francisco Sá Carneiro,tolhe a quase totalidade da classe dirigente do partido.
E transmite-se para as bases.
Querem um exemplo ?
No congresso da Póvoa de Varzim entre as 23 moções sectoriais,que quase ninguem leu e quase ninguém ouviu apresentar,a unica que foi chumbada em sede de votação foi a de Jose Mendes Bota.
Sabem porquê ?
Defendia a regionalização !
Depois Falamos

Sem comentários: