sábado, maio 13, 2006

Gaia Azul


Como é sabido, a bandeira azul da Europa,é atribuida as praias que cumprem um conjunto de 27 critérios na área da qualidade ambiental.
Critérios rigorosos,anualmente renovados e com uma monitorização ao longo de todo o ano que não permite acasos nem sorte nas atribuição das bandeiras.
Implica óbviamente um enorme investimento dos municipios no tratamento de esgotos,de rios e ribeiros,na prevenção de fenómenos naturais,na ampliação das redes de saneamento.
Entre outras necessidades e areas de actuação.
Para 2006 acaba de ser anunciado o conjunto de praias em todo o país merecedoras de durante a época balnear ostentarem o desejado galardão.
Em Portugal continental,Açores e Madeira (com numero elevado nestas ilhas) serão 207 as praias galardoadas.
Dezassete dessas praias são em Vila Nova de Gaia !
Ou seja,um municipio com 15 klm de costa tem quase 10 % das bandeiras azuis atribuiveis numa orla costeira com mais de 1000 klm de extensão.
Reconheçamos que é obra.
Especialmente porque há apenas 5 anos,em 2001,não tinha nenhuma.
Trata-se,pois, do resultado de um enorme investimento feito pela Cãmara e pela empresa "Aguas de Gaia" em termos de um sistema de saneamento munipal virado para o ambiente e para a qualidade de vida das populações.
Mais de 150 milhoes de euros em meia duzia de anos.
Em que em apenas 7 anos se passou de 20.000 fogos ligados a uma rede de saneamento,para os mais de 122.000 de hoje.
Em que a referida rede passou de uma extensão de 134 klm para os mais de 1173 actuais.
É apenas um exemplo entre muitos,mas que permite aferir bem da forma como Gaia é governada.
È por isso que me dá vontade de rir quando aqueles que nunca governaram nada a não ser as sua carreiras politicas,ou os que governando nunca fizeram mais do que governar pastas que não resolviam problemas concretos a ninguém ,ou ainda aqueles que quando chamados a governar só fizeram...asneiras,vem periodicamente atacar quem tem muita obra para mostrar.
E a que ainda vai ter nos proximos anos.
Um dia os portugueses decidirão com base nas provas dadas,na obra realizada,na capacidade de governar demonstrada ao longo dos anos em coisas muito concretas.
Que implicam melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Nesse dia...
Depois Falamos

Sem comentários: