segunda-feira, maio 29, 2006

Machu Pichu


Já noutras oportunidades e postagens tenho deixado aqui algumas das minhas preferências turisticas,dentro da associação sempre possivel e desejável entre turismo e cultura, e que nao passam seguramente por estar a torrar ao sol em qualquer praia do Algarve.
Foi o caso de um escrito anterior sobre a Ilha da Pascoa.
Hoje,novamente pela América do Sul,escrevo sobre um destinos que desde sempre me fascina:
Machu Pichu !
"O Velho Pico", na sua tradução literal, é o mais conhecido monumento da civilização Inca pese embora ter sido dos ultimos a ser descoberto.
Apenas em 1911 voltou a ver a luz do dia após centenas de anos escondida pela vegetação da selva peruana a mais de 2000 metros de altitude.
Ultimo refugio de uma civilização que no seu apogeu se estendera da Colômbia ao Chile,Machu Pichu ainda hoje encerra mistérios e enigmas profundos,que vão da propria organização do imperio inca á forma como ele se extinguiu algures pelo século 16.
Senhores de uma civilização muito avançada para o seu tempo,seguramente muito mais do que a dos conquistadores espanhois,que se estendia da agricultura ás ciências,da medicina á musica,passando pela arte e pelo artesanato,os incas são um claro exemplo dos maleficios que algumas colonizações europeias levaram á América do Sul.
Porque em nome da "civilização" destruiram em vez de construir,regrediram em vez de evoluir e exterminaram raças e povos que tinham dado contributos relevantes para o avanço civilizacional.
Vale que foi possivel,dos monumentos aos traços genéticos dos povos,nomeadamente dos incas,manter testemunhos vivos e visiveis daquilo que essas civiliuzações de melhor tinham.
Depois Falamos

Sem comentários: