sábado, maio 06, 2006

Da Roménia á Lapa


Concluidas as primeiras eleições directas da historia do PSD,importa retirar duas ou três ilacções rápidas (não é mesmo assunto para se perder muito tempo ...)sobre o acontecido.
Em primeiro lugar para registar que a nova "União Nacional" do PSD congregada á volta de Marques Mendes conseguiu o seu primeiro,talvez unico,objectivo que era assegurar a reeleição do lider por mais dois anos.
Os tais dois anos que se preveêm penosos.
Em segundo lugar,que estavam em condiçoes de votar menos de metade dos militantes do partido,que mesmo assim só votaram menos de metade dos que tinham capacidade eleitoral e que houve um número anormalmente alto de votos brancos e nulos.
Terceiro que se espera que o Conselho de Jurisdição nacional publique,em tempo util,os resultados das "directas" de molde a poderem fazer-se outras leituras e outras "conferências".
Importará recordar que ainda hoje não se conhecem os resultados das votações do congresso de revisão estatutária realizado meses atrás...
Em quarto e ultimo lugar registar que, face ás vicissitudes(ainda mal explicadas) da candidatura de Jose Alberto Pereira Coelho, a votação de Marques Mendes atingiu uns desoladores 90 % que são um score que nunca fez bem a nenhum tipo de democracia.
Não passará de curiosa coincidência o facto de na Rua de S.Caetano á Lapa,logo a seguir á sede do PSD,se situar a embaixada da Roménia.
País onde ,não há muitos anos,votações desta amplitude eram normais.
Depois Falamos

1 comentário:

Rui Miguel Ribeiro disse...

Boas vindas (atrasadas) à Blogosfera. O exemplo da Roménia é um óbvio (e deliberado) exagero. Agora que nem as directas e ainda menos estas directas, não são a panaceia que o PSD precisa também é evidente. Vamos falando....