sexta-feira, julho 29, 2022

Uvas & Sistema

Mesmo dando o devido desconto a todas as especulações a que a imprensa se tem dedicado, e que não são nada poucas ou não fosse Ronaldo...Ronaldo, a verdade é que o genial futebolista português não geriu bem este defeso em que procurou sair de Manchester e ir para um clube que dispute a Liga dos Campeões.
Mal aconselhado, desejoso de competir uma vez mais na "sua" prova agora que a carreira se aproxima do fim, farto dos disparates que o MU fez na última época ou por qualquer outra razão o jogador ( e o outrora infalível Jorge Mendes)bem tentaram mas não conseguiram os seus objectivos e ele regressará ao Manchester United onde encontrará muitos adeptos desiludidos com a sua atitude.
Um dos clubes de que se falou, e aí não duvido que por pura especulação, foi o Sporting.
E achei uma pequena piada mesclada de uma enorme ingratidão ler alguns comentários de sportinguistas a dizerem que nem de borla o queriam ou que não se enquadrava no sistema de jogo de Rúbem Amorim.
E lembrei-me de uma fábula e de uma história.
A fábula, para os que nem de graça o queriam, é a fábula da raposa que não chegando ás uvas por estarem demasiado altas para as suas possibilidades dizia que não as queria porque estavam verdes!
A história, real, para os que acham que ele não se enquadra no sistema de jogo passou-se no Barcelona há vinte anos atrás.
Depois de uma época extraordinária no Barcelona o brasileiro Ronaldo tinha-se transferido para o Inter onde jogou cinco anos. No último deles começou a falar-se de forma insistente no seu regresso a Barcelona onde entretanto tinha sido contratado o treinador Louis Van Gaal.
E nesse defeso,  a anteceder a época 2002/2003, com a especulação no máximo um dos adjuntos de Van Gaal deu uma entrevista dizendo que o Barça não estava interessado em Ronaldo porque ele não cabia no sistema de jogo de Van Gaal!
A que o então chefe de redacção do jornal "Mundo Deportivo" respondeu de forma lapidar, num artigo de opinião, dizendo que se Ronaldo não cabia no sistema de jogo de Van Gaal é porque o sistema não prestava!
Contadas a fábula e a história resta desejar que Ronaldo recupere o tempo perdido e a credibilidade algo abalada de molde a fazer uma grande época no clube e essencialmente um grande Mundial ao serviço de Portugal.
O MU, a selecção de Portugal e o futebol continuam a precisar de um grande Cristiano Ronaldo.
Depois Falamos.

Sem comentários: