domingo, julho 31, 2022

Mais

Conhecida a ofensa perpetrada aos vitorianos, aos vimaranenses e a Guimarães através de um manual escolar que por aí anda desde o ano passado impõe-se que a reacção dos ofendidos, corporizada por quem tem legitimidade institucional para o fazer, seja pronta, inequivoca, rigorosa e à altura da ofensa.
Para que estes e outros pseudo autores de manuais pseudo escolares nunca mais tenham o arrojo de se meterem com um concelho, um clube e uma comunidade que não só prezam o seu bom nome como tem indiscutível direito a ele.
Infelizmente, e até ao momento não nos podemos dar por satisfeitos com o que temos visto.
A AVS (associação de adeptos), e muito bem, levantou o assunto e fez um comunicado a insurgir-se contra a ofensa.
Em bom rigor pouco mais poderá fazer.
Muitos adeptos do Vitória através das redes sociais tem mostrado a sua indignação e a vontade de que esse indigno manual seja retirado de circulação mas em boa verdade também pouco mais poderão fazer.
Restam Câmara e Vitória.
Que são, de muito longe, os que mais podem fazer.
A Câmara, até ao momento, e que se saiba, não fez nada.
Como nada tinha feito no próprio "caso Marega" quando clube e comunidade foram alvo de ataques a todos os níveis como nunca se tinha visto.
O Vitória fez um comunicado, tal como a AVS, mas espera-se que seja o ponto de partida para outro tipo de atitudes e não o cumprimentos dos serviços mínimos e nada mais.
Até porque ainda tenho bem presentes algumas críticas feitas pelo actual presidente ao anterior presidente aquando do "Caso Marega".
Desde o ponto de vista comunicacional ao agir em termos judiciciais propriamente ditos há um vasto leque de possibilidades que o Vitória não deverá hesitar em percorrer.
Em defesa do bom nome do clube, dos seus adeptos e exigindo ser ressarcido dos danos patrimoniais e reputacionais que o miserável manual lhe provocou e continuará a provocar ao longo de anos face a sucessivas gerações que tenham a desdita de por ele estudar e fiquem de Gumarães e do Vitoria com a imagem falsa e mentirosa que ele traduz.
Depois Falamos.

P.S. Lamento desiludi-los mas os defensores de que tudo é para ser tratado em AG mais uma vez vão ter de meter a viola ao saco. Este assunto tem uma importância e uma gravidade que vai muito para lá de tratamentos em AG. Não significa que não possa lá ser abordado mas o combate pelo bom nome do Vitória (e de Guimarães)tem de ser noutras instâncias.
P.S.2 OS senhores deputados eleitos pelo círculo de Braga ( e são 19) tem também, todos eles, a obrigação de em sede parlamentar questionarem o ministro da educação sobre o tipo de manuais que andam a ser facultados aos alunos. Aquando do "Caso Marega" apenas o deputado André Coelho Lima se insurgiu. Os outros assobiaram para o lado. Agora, e por maioria de razão, todos eles tem obrigação de fazerem alguma coisa. Porque é toda uma comunidade concelhia que está a ser posta em causa. E Guimarães não pode servir apenas para virem cá pedir os votos.

https://vitoriasc.pt/2022/07/31/em-prol-das-geracoes-futuras/

Sem comentários: