domingo, maio 08, 2022

Guarda Redes

Adepto do Vitória desde que me conheço, e vendo os seus jogos de futebol com uma regularidade que ultrapassa largamente os cinquenta anos, considero-me testemunha privilegiada deste último meio século e das muitas histórias e incidências em torno do clube.
Clube vivido com intensidade e ambição por parte dos seus adeptos, sempre atentos a tudo que nele se passa, naturalmente que o futebol assume uma enorme quota parte das discussões entre vitorianos sempre críticos perante as equipas e sempre desejosos de mais e melhor para que um dia o grande sonho possa ser cumprido.
E por isso não admira que todos estes anos em que frequento o D.Afonso Henriques, como antes frequentei o Municipal e a Amorosa, tenham sido oportunidade para ouvir muitas opiniões sobre equipas, plantéis e jogadores bem como as carências e os desejos em relação a cada posição do terreno.
Bastas vezes ouvi falar na necessidade de mais um ponta de lança (sempre a posição mais requerida), de mais um extremo, de centrais, de laterais, de trincos, de médios e por aí fora sempre ao sabor daquelas posições em que em cada ano a equipa se apresentava mais frágil.
Mas não me lembro, mesmo , de ouvir pedir mais um guarda redes ou de se dizer que não tínhamos guarda redes à altura.
Pode ter acontecido mas francamente não me lembro.
Mas sei porquê.
Pela simples razão de o Vitória, desde que me lembro, ter sempre tido excelentes guarda redes ao nível do melhor que existia em Portugal.
Quando começei a ir ao futebol o dono das balizas era Roldão um jogador baixo para a posição mas excelente em termos de qualidade.
Depois Rodrigues, dono das balizas por bons anos, um dos melhores da nossa História.
E a lista que se segue é impressionante.
Sousa, Melo, Vítor Damas, António Jesus, Silvino, Neno, João Leite, Madureira, Nuno Espirito Santo, Pedro Espinha, Tomic, Palatsi, Nilson, Douglas, Assis, Miguel Silva entre muitos outros que por esta ou aquela razão se destacaram menos.
O que nos traz ao momento actual.
Em que temos um grande guarda redes, Bruno Varela, que já figura por mérito próprio na galeria dos grandes guarda redes da nossa História, temos um Trmal que tem tudo para seguir as suas pisadas e dois jovens, Celton Biai e Antal Bencze, que juntamente com os dois primeiros garantem muitos anos de tranquilidade às nossas balizas.
Não, a baliza nunca foi problema no Vitória.
Depois Falamos.

Sem comentários: