quarta-feira, maio 25, 2022

Mourinho

E vão cinco!
Cinco finais europeias ganhas ao serviço de quatro clubes diferentes com a particularidade de José Mourinho ter ganho todas as finais que disputou.
Começou em 2003 ao vencer a Liga Europa pelo Porto a que se seguiu em 2004 a Liga dos Campeões pelo mesmo clube. O único em que repetiu triunfos.
Em 2010 nova vitória na Liga dos Campeões, desta feira pelo Inter de Milão que já não ganhava a prova desde 1965, a que se seguiu novo triunfo na Liga Europa pelo Manchester United em 2017 clube que depois da saída dele nunca mais ganhou nada até ao presente.
E hoje o triunfo na Liga das Conferências ao serviço de uma Roma que em termos europeus não ganhava nada desde 1961!
Um percurso notável de um grande treinador a quem alguns já davam como acabado para os grandes palcos do futebol europeu mas que hoje provou que ainda é dos melhores na sua profissão e levou uma equipa sem grandes estrelas a um triunfo difícil mas merecido (grande mérito de Rui Patrício também) face a um Feyenoord que vendeu bem cara a derrota.
José Mourinho junta-se assim a um lote restrito de treinadores que venceram três diferentes competições europeias de clubes e reserva um lugar na História do futebol que em boa verdade já ninguém lhe poderia tirar.
Mas tratando-se de quem se trata acredito que a história não ficará por aqui.
Depois Falamos.

P.S. Em boa verdade José Mourinho também venceu uma Taça das Taças pelo Barcelona.
Mas aí como adjunto de Bobby Robson. Confirmando que final em que ponha o pé é final ganha. Afinal  é dele a frase que as finais não são para jogar mas sim para ganhar.

Sem comentários: