sexta-feira, maio 06, 2022

Clássico

Jogos entre Vitória e Boavista são clássicos do nosso futebol, dada a longa antiguidade das duas equipas no primeiro escalão (com uma ou outra interrupção em ambos os casos), e temperados por uma rivalidade acesa que vem dos anos setenta e nunca mais desapareceu.
Tempos houve em que eram os dois clubes que mais acerrimamente disputavam o quarto lugar e ficam para a história alguns dos jogos entre ambos e nem sempre pelas melhores razões convenhamos.
Hoje vivem-se tempos diferentes.
O Boavista , qual Ícaro, voou perto do sol mas a queda foi dolorosa e atirou-o para escalões inferiores dos quais já se libertou mas sem nunca mais atingir os patamares que foram os seus durante muitos anos e lhe permitiram ganhar um título e cinco taças de Portugal como troféus mais relevantes.
Esta época fez um campeonato tranquilo e a dois jogos do fim sabe que ficará a meio da tabela.
O Vitória nunca "voou" tão alto como o Boavista em termos de conquistas mas também não caiu tão fundo, pese embora a vergonhosa despromoção em 2005/2006, mas é inegável que nestes anos do século XXI não tem estado em linha com o seu passado salvo o terceiro lugar com Manuel Cajuda em 2007/2008 e a conquista da Taça de Portugal em 26 de Maio de 2013.
No actual campeonato tem garantido um decepcionante sexto lugar (que apesar de tudo deverá garantir participação europeia) e pode ainda chegar ao quinto se nos dois últimos jogos vencer e o Tondela for pontuar a Barcelos.
Isto depois de , entre outras "proezas" , ter desperdiçado quinze pontos com B SAD , Arouca e Santa Clara para citar apenas três adversários.
Seja como for hoje o adversário é o Boavista.
E ao Boavista há que ganhar.
Porque é um clássico, porque os três pontos são necessários e porque é o...Boavista.
Haja fé porque quanto ao resto é conforme os dias...
Depois Falamos.

Sem comentários: