quinta-feira, maio 12, 2022

Foster

Quando no início da temporada passada Lyle Foster e Noah Holm chegaram ao Vitória despertaram a natural expectativa de ver chegar dois jovens pontas de lança de proveniências tão diferentes ( África do Sul e Noruega) com essa expectativa reforça pelo facto de Foster ter custado um milhão e duzentos mil euros.
A verdade é que nem um nem outro corresponderam às expectativas.
Pese embora a juventude (ambos tinham 20 anos quando chegaram) e a necessária adaptação o rendimento foi verdadeiramente pobre e saldou-se no caso de Foster por 11 jogos (4 na equipa B) e no de Holm por 17 jogos em ambos os casos sem um único golo marcado.
Não admira, pois, que no início da presente época ambos tenham saído do Vitória.
Holm em termos definitivos e Foster emprestado ao Westerlo da II divisão belga na expectativa de ainda poder ser possível recuperar o investimento nele feito quer pela evolução desportiva que o preparasse para jogar no Vitória quer por um eventual interesse do clube belga em adquirir o seu passe.
Creio que foram duas boas decisões.
Porque Holm dificilmente terá algum dia o nível necessário a jogar no Vitória mas Foster , esse sim, pareceu-me face a alguns pormenores de que gostei que ainda poderia ser útil ao clube para essa opinião  contribuindo, até, a época positiva que fez na Bélgica com 5 golos e 4 assistências.
Anuncia-se agora a sua transferência definitiva para o Westerlo por um milhão de euros.
Abaixo do milhão e meio previsto no contrato de empréstimo mas a SAD terá preferido vender a esse preço do que dar ao jogador a hipótese de fazer uma época no Vitória e tirar a prova dos nove sobre o seu real valor.
Confesso que tenho alguma pena.
Porque vi em Foster qualidade e potencial para evoluir bastante mas as coisas são o que são.
O Vitória fica com 15% da mais valia de uma futura venda o que ainda poderá render ao clube algum dinheiro mas nunca o que renderia se o valorizasse com a sua camisola vestida e se depois o vendesse arrecadando a totalidade do proveito.
Claro que são vários "ses" mas às vezes é preciso arriscar para petiscar e este é um daqueles casos em que tenho a sensação que isso valeria a pena.
Depois Falamos.

P.S. É evidente que existindo uma cláusula de compra o Vitória teria que vender se o Westerlo a cumprisse. A verdade é que não cumpriu. E do milhão e meio veio um milhão e a percentagem em futura mais valia desceu dos previstos 17,5% para 15%. Nesse contexto era preferível ter ficado com o jogador e tratar o Vitória da sua valorização. Opções...

https://maisfutebol.iol.pt/vitoria-guimaraes/liga/oficial-v-guimaraes-vende-lyle-foster-ao-westerlo-por-um-milhao-de-euros

Sem comentários: