terça-feira, maio 31, 2022

Plantel

Durante anos eu e o meu saudoso amigo Francisco Martinho entretinhamo-nos durante o defeso a ir apontando os nomes dos jogaodres que a imprensa (nesse tempo as redes sociais não existiam ou eram ainda incipientes) apontava como potenciais reforços do Vitória para a época seguinte bem como aqueles sobre cuja saída falavam.
Quando se iniciava o campeonato confrontávamos essa listagem com a realidade do plantel e confirmávamos que eram mais as vozes que as nozes, como se costuma dizer, porque havia sempre exageros nas saídas e entradas.
No tempo presente com a reconhecida pujança das redes sociais naturalmente que as especulações aumentaram exponencialmente pelo que até 31 de Agosto é ir andando e vendo porque os mercados fecham (muito mal) depois de se iniciarem os campeonatos e portanto há sempre movimentações de última hora.
E por isso nada como ir avaliando a realidade de forma periódica.
E que nos diz essa realidade quanto ao Vitória?
Sabemos que há as saídas confirmadas de Óscar Estupiñan, Ricardo Quaresma , Rafa Soares , Sílvio , João Ferreira e Geny Catamo, há os emprestados André André e Sacko cujo futuro não está definido e há as contratações fechadas de Anderson Oliveira, Matheus Indio e Ryoya Ogawa.
Depois há as especulações quanto a saídas e entradas sobre as quais não valerá a pena perder muito tempo porque ao momento não tem confirmação nenhuma.
Direi apenas que se saíssem todos ou boa parte daqueles que se fala seria razão para temermos seriamente a manutenção do clube na primeira liga.
E portanto vamos ás certezas.
Nas saídas é evidente que Estupiñan será extremamente difícil de substituir, que Rafa Soares nem tanto, que Quaresma deixa a sensação de que podia ter sido melhor aproveitado e os restantes são saídas sem impacto pese embora a boa impressão deixada por Catamo nos últimos jogos. 
Quanto às entradas, três até ao momento, há que dizer o seguinte.
Anderson Oliveira deixa expectativas embora os seus números, como ponta de lança, não sejam particularmente famosos. Em 115 jogos pelo Famalicão, ao longo de cinco épocas, marcou "apenas" 25 golos. Mas aos 24 anos tem uma longa carreira pela frente e portanto  é expectável que a sua produção goleadora melhore bastante.
Matheus Indio vem do Trofense e joga numa posição para a qual já existem Handel, Bamba e Alfa Semedo pelo que é de supôr que algum destes saia para abrir espaço á sua entrada no plantel. Tem 22 anos, margem de progressão, mas dificilmente será uma opção imediata. E nos seus concorrentes directos seria mau se a porta de saída se abrisse para Handel ou Bamba. Ainda é cedo.
Finalmente Ogawa.
Vem do Japão bem referenciado, é internacional A pelo seu país, candidata-se a substituir Rafa Soares na lateral esquerda. Vem por empréstimo por um ano com clausula de compra (um milhão de euros o que para o Vitória me parece...puxado) e há natural expectativas quanto ao seu rendimento
E neste momento é isto depois de duas aquisiçoes dadas como certas (até assinarem nada é certo já se sabe) terem falhado num caso e estarem tremidas noutro como são os casos de Costinha e Jota Silva.
Certo é que daqui a três semanas mais coisa menos coisa o plantel inicia a pré temporada e nessa altura o plantel não estando fechado tem de estar bastante conforme com o que vai ser a sua realidade durante a época.
Aguardemos.
Depois Falamos.

Sem comentários: