quinta-feira, maio 12, 2022

Estatísticas

Agora que a época do Vitória está terminada em termos de jogos em casa, para efeitos estatísticos , há que olhar os números em termos de assistências nesta Liga 2021-2022. 
O Benfica foi, naturalmente, o clube com mais adeptos tendo nos seus jogos em casa registado a presença de 543.257 à média de 31.956 por jogo. São números finais porque na última jornada joga fora. 
Segue-se o Porto com 481.637 à media de 30.102 mas tendo ainda um jogo em casa que facilmente o fará passar para lá dos 500.000. 
Depois o Sporting com 398.756 à média de 24.922 (fraca para um campeão nacional) mas tendo o derradeiro jogo em Alvalade também passará dos 400.000 sem problemas.
Seguem-se Vitória, Braga e Boavista.
O Vitória é, de longe, o quarto clube em número de espectadores mesmo num ano em que as assistências estiveram claramente abaixo do que é habitual no D. Afonso Henriques. 
Ainda assim, e mesmo prescindindo por vontade própria para cumprir castigo do último jogo que será á porta fechada, teve 183.057 espectadores à média de 11.441 que é claramente baixa para os hábitos vitorianos. 
Se o jogo com o Gil Vicente fosse à porta aberta, com a atratividade que o último jogo da época sempre tem, não custa a crer que se aproximasse ou até ultrapassasse a fasquia dos 200.000 espectadores. 
O que não sendo bom, longe disso, também não envergonha.
Depois Braga e Boavista também eles com todos os jogos em casa já cumpridos.
O Braga com 134.270 à média de 7898 por jogo o que significa em relação ao Vitória, e em termos de totais da época, menos 48.787 espectadores ou seja quase duas " Pedreiras" cheias. 
As coisas são o que são.
Finalmente o Boavista com 88.000 espectadores , á média de 5.176 por jogo, o que em relação ao Vitória significa quase 100.000 espectadores a menos ou seja quase quatro estádios do Bessa cheios.
É esta a realidade do nosso futebol.
E se os números dos seis maiores clubes não são brilhantes que dizer de todos os outros? 
Que dizer de Portimonense com 23.399 espectadores à média de 1.376 por jogo? 
Ou de Arouca com 21.778 à média de 1.361 por jogo? 
Ou do "lanterna vermelha", em assistências, Santa Clara, com um total de 21.292 à média de 1.252? 
É esta a verdade mentirosa do nosso futebol.
Que acredito só poderá ser invertida quando forem tomadas medidas de fundo. 
Que vão da negociação centralizada dos direitos televisivos ao cumprimento de determinados requisitos (filosofia NBA) para se poder competir em competições profissionais.
Passando também, e isso é indispensável, pela evolução cultural dos cidadãos que lhes permita serem pelos clubes das suas terras e não por outros que veêm na televisão e pouco mais.
Depois Falamos.

2 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Falta comentar o facto de se ter fechado o estádio neste último jogo. Para mim parece um pouco estúpido. Numa ultima jornada que para além do atrativo da despedida tem ainda pode definir o vencedor do mini- campeonato entre os 6 clubes da AF Braga, que curiosamente jogam todos entre eles nesta última jornada e onde ao Vitória basta o empate para ser o vencedor desse mini-campeoato. Acho mal fechar. De notar que se estivéssemos na América este mini-campeonato a 6 integrado no campeonato daria lugar a um.trofeu e tudo. Por lá, mal nasce uma "franchising" há logo as "rivalries" dessa equipa com outras com direito a festa e troféu quando no campeonato calhasse jogar entre eles.

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
A razão evocada pela direcção do clube prende-se com o cumprir de um castigo que se não fosse agora teria de ser na próxima época. E como este jogo em termos de classificação nada decide entenderam que era melhor agora que depois num jogo que até podia ser de especial interesse.
Não me tinha apercebido dessa possibilidade, de sermos campeões do Minho, mas tendo natural interesse a verdade é que cá não dá direito a nada como sabe. Na América tem em tudo, e no desporto também, uma perspectiva de negócio bem mais desenvolvida.