sábado, março 12, 2022

Assumir

 A visita do Vitória ao Marítimo, seu directo concorrente na luta por um lugar europeu, é um jogo que encerra uma dose razoavelmente elevada de dificuldade porque os madeirenses depois de um início de campeonato deveras titubeante acertaram o passo com a contratação de Vasco Seabra e o seu rendimento melhorou substancialmente.
Na primeira volta o Vitória venceu por 2-1, num jogo que teve alguns laivos de dramatismo, com Estupinan a abrir o marcador e o Marítimo a chegar à igualdade já em cima dos 90 minutos mas no reatar da partida um lance genial de Marcus Edwards permitiu a Rochinha estabelecer o resultado final.
Foi em Outubro.
Hoje a realidade das duas equipas é diferente e bastará recordar que no Vitória foram titulares Edwards, André André e Sacko  que já não vestem a camisola branca nesta altura para perceber algumas das diferenças existentes.
Seja como for o Vitória vem de uma exibição agradável e de um triunfo mais que merecido sobre o Famalicão e o jogo de amanhã é mais uma final rumo ao apuramento para as competiçóes europeias (se Liga Europa se Liga das Conferências a seu tempo se verá) onde por razões de história, prestigio e dinheiro bem precisa de estar na próxima temporada.
Para vencer o jogo já se sabe a solução: Assumir que é a melhor equipa, ter atitude e empenho, controlar o ritmo, ser eficaz a atacar e não dar as habituais "baldas" a defender acabando com uma série inacreditável de vinte jogos sempre a sofrer golos.
Vamos acreditar que tal acontecerá.
Depois Falamos.

P.S. Uma curiosidade relacionada com estes jogos com o Marítimo é o facto de aquando da partida da primeira volta os madeirenses terem acabado de mudar de direcção com a lista de Rui Fontes a vencer as eleições face à do então presidente Carlos Pereira. Agora é o Vitória que acaba de mudar de direcção com a lista de António Miguel Cardoso a vencer as do presidente cessante Miguel Pinto Lisboa e de Alex Costa. Esperemos é que o vencedor do jogo seja o mesmo.

Sem comentários: