quarta-feira, agosto 19, 2020

Belenenses

Não tendo nenhuma simpatia por qualquer clube de Lisboa, com excepção do Sport Futebol Palmense e, vá lá, do Atlético tenho natural respeito pela esmagadora maioria deles dentro de um fair play desportivo que é cada vez mais uma obrigação de quem gosta de viver num país civilizado.
E entre os clubes que respeito está naturalmente o "velho" Belenenses um dos mais tradicionais clubes portugueses com gloriosas páginas escritas no futebol, no andebol e não só. 
Mas cingindo-nos ao futebol é impossível não recordar que o "Belém" já foi campeão nacional (apenas uma vez mas podia ter sido mais) , já ganhou taças de Portugal e outros troféus escrevendo das Salésias ao Restelo uma bonita história. 
Que faz ter pena do que nos últimos anos aconteceu ao clube com a cisão entre o "velho" Belenenses e o novo "Belenenses SAD a quem os tribunais proibiram de usar símbolos e emblemas do clube e que foi jogar para casa emprestada porque o Belenenses clube o impediu de usar o Restelo.
Aliás a cisão é de tal ordem que o clube criou a sua propria equipa de futebol que compete nos escalões inferiores mas a caminho dos campeonatos nacionais.
É também o resultado da forma como se constituiram as SAD neste país mas o tema agora não é esse. Soube-se hoje que o Belenenses SAD na próxima época deixará o Jamor e estará a pensar em mudar-se para Grândola desde que seja possível fazer obras no respectivo estádio.
Sem público, sem estádio onde jogar, sem historial nem curriculo é confrangedor ser permitido a uma sad sem clube andar com a casa literalmente às costas de um lado para outro apenas e só porque quem nela manda nõ abdica do protagonismo e da rentabilidade que o futebol dá a alguns. 
Do Restelo para o Jamor, do Jamor para Grândola, de Grândola, de Grândola para onde no futuro pode perguntar-se. 
Creio que FPF e LPFP deviam intervir de uma vez por todas neste aberrante caso que envergonha todo o nosso futebol. 
E o nome "Belenenses", o Belenenses de Pepe, de Feliciano,de Capela,de Vasco, de Serafim, de Yaúca, de Vicente, de Matateu não merece andar misturado nestas trapalhadas criadas pelas SAD.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo
Nada disto estaria a acontecer se a Justiça funcionasse neste pobre País ...
Vou traduzir para os mais distraidos : o presidente da SAD faz parte da comandita do pinto de sousa e se houvesse justiça deviam estar TODOS dentro.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não posso estar mais de acordo