quarta-feira, fevereiro 12, 2020

Famalicão

O Futebol Clube Famalicão é um clube histórico do Minho e do futebol português, sedeado em Vila Nova de Famalicão que é a terceira cidade do distrito de Braga, mas não tem tido nos últimos largos anos o papel que seria suposto ter.
Este ano regressou à Liga e tem feito um belo percurso, que passou pela liderança da prova durante algumas jornadas e pela contínua manutenção em lugares europeus, o que permite supor que está num novo ciclo da sua vida capaz de o fixar em definitivo no primeiro escalão e nele lutar por posições de destaque.
Com um estádio antiquado (ao que parece vai ser remodelado) consegue ainda assim excelentes taxas de ocupação fruto do entusiasmo dos seus adeptos e da mobilização que o concelho tem feito em torno da sua equipa mais representativa numa comunhão de esforços que certamente vai dar os seus frutos.
Ontem disputou a segunda mão da  meia final da Taça de Portugal, tentando uma inédita chegada ao Jamor, mas a exemplo do que já sucedera na primeira mão não lhe bastou ser a melhor equipa em campo para ter o sucesso merecido porque do outro lado estava um clube que tem amplas simpatias do sector da arbitragem, quer dos que andam de apito na boca quer dos que sentam atrás dos ecrans de VAR, e isso foi mais forte que o jogo jogado.
Mas há uma vitória que ninguém lhe tira.
Que foi a de ser o segundo clube do Minho, a seguir ao Vitória, a receber o Benfica e a ter no estádio uma enorme maioria de adeptos seus situação que em Guimarães se verifica desde sempre e em Famalicão se deseja que tenha tido ontem um irreversível ponto de partida.
Depois Falamos.

2 comentários:

jj disse...

Mais um triste post a atacar de forma subliminar o SCBraga.
Engana-se quando diz que o Benfica está em maioria nas bancadas quando joga em Braga.
Já não acontece há muitos anos.
Continue com essa sua narrativa de atacar o SCBraga quanto aos adeptos, pois no resto, de facto, já não há argumentos para comparar os dois clubes. Ainda hoje, em sub17 fomos aí ganhar tranquilamente por 5-0.

luis cirilo disse...

Caro jj:
Ainda bem que fica feliz a negar a realidade.
Estou certo que na antiga e próspera "casa do benfica" de Braga não estarão nada de acordo consigo.
Quanto ao resto...depois falamos