sexta-feira, novembro 03, 2017

Esperança

Nem estava tudo mal antes de ontem nem passou a estar tudo bem depois de uma merecida vitória sobre o Marselha que reabre as portas à esperança de um apuramento para a fase seguinte da Liga Europa.
Os problemas que existiam em termos de lacunas no plantel continuam a existir, alguns efeitos nefastos de uma época mal preparada já não tem conserto possível (por exemplo a perda da supertaça) e a luta por novo apuramento europeu está prejudicada por tudo isso e mais algumas coisas.
Agora é certo que a equipa, formada às "pinguinhas", parece estar num momento em que todos os jogadores já concluíram a pré época pelo que o entrosamento e consequente rendimento tem vindo a melhorar e embora não tendo a qualidade da época passada é uma equipa com potencial para pelo menos disputar o acesso à Liga Europa de 2018/2019 e tentar,pelo caminho, fazer uma "gracinha" nas taças que disputa.
Ontem Pedro Martins arriscou (finalmente) e jogando com apenas um trinco-Wakaso- e dois médios que sabem ter bola-Francisco Ramos e Hurtado- conseguiu dominar o jogo e apresentar um futebol com menos pontapé para a frente e mais bola de pé em pé que é seguramente a melhor forma de construir jogadas e evitar que o adversário controle o jogo.
Um triunfo justo, que até podia ter sido por uma diferença maior porque as melhores oportunidades foram do Vitória, e agora as duas finais que restam-Salzburgo fora e Konyaspor em casa- tem de ser encaradas com o mesmo espírito e a mesma ambição porque o apuramento é possível.
De resto importa dizer que pelo visto até agora esses dois adversários são equipas perfeitamente ao alcance do Vitória de "ontem" se este mantiver a competitividade que evidenciou.
Vamos acreditar.
Depois Falamos

3 comentários:

Anónimo disse...

Há outro aspecto relevante, da participação na Liga Europa, e que deveria despertar todo o interesse dos sócios e da Direcção do clube. A Liga Europa, esta época, já deu aos cofres do clube cerca de 3 milhões de euros! Vale a pena investir para esta competição tanto ao nível desportivo como financeiro.

Miguel Leite

Anónimo disse...

Referiu que finalmente Pedro Martins arriscou. Mas a equipa continua a insistir demasiado no drible, o que origina muitas perdas de bola e contra-ataques perigosos. Ontem, durante o jogo na tv, apareceu a estatística de passes. Já na segunda parte o Vitória tinha metade dos passes concluídos em relação ao Marselha... Entregar o jogo à capacidade de drible é arriscado. Depende do facto dos jogadores estarem a ter um bom dia ou um mau dia. É entregar o jogo um pouco ao acaso. Gostava de ver o Vitória a jogar mais como colectivo. Ontem já se viu mais equipa mas continuamos a ter demasiadas perdas de bola e passes errados.

Miguel Leite

luis cirilo disse...

Caro Miguel Leite:
É evidente que estar na Europa é bom em termos desportivos e financeiros. É preciso não se perceber nada de futebol e de gestão para não perceber isso.
Quanto ao futebol exibido ele tem vindo a melhorar, muito por força de agora todos os jogadores já terem feito a pré temporada, e certamente que o vai continuar a fazer. Mas com o limite de este plantel ser "curto" para fazer frente a todas as competições em que estamos envolvidos. Curto em qualidade e em quantidade.