domingo, novembro 12, 2017

Descalabro.

Não tive oportunidade de ir ao estádio nem sequer de ver em directo na televisão.
E uma vez sabido o resultado também não tive qualquer vontade de ver o jogo em diferido porque de masoquista não tenho nada e bastou-me ver o resumo e ler os comentários para perceber a dimensão do descalabro.
Porque é de descalabro que se trata.
O Vitória (equipa A) receber no seu estádio a Oliveirense, décimo sétimo classificado da II Liga onde compete com o Vitória B, jogar com os principais jogadores e ser goleado da forma como foi não admite outra descrição para o que se passou.
Descalabro!
Perdida a supertaça, largamente comprometida a continuidade na Europa, com a taça CTT a ir juntar-se à competição europeia no recurso à calculadora, a fazer uma Liga decepcionante quase pode dizer-se que em meados de Novembro o Vitória já se "despediu" dos seus objectivos em quatro competições restando a Taça de Portugal como a possibilidade de esta época não ser um completo pesadelo.
O que comprova aquilo que (quase) todos sabemos há muito tempo embora os responsáveis persistam em negar:
Não temos uma das melhores equipas dos últimos dez anos nem o plantel deste ano é superior ao do ano passado!
Parágrafo!
E não temos porque a época foi deficientemente preparada, as aquisições não corresponderam sequer às lacunas já existentes quanto mais às saídas verificadas (Marega,Soares, Hernâni, João Pedro,Bruno Gaspar,Prince), fizeram-se dispensas e empréstimos simplesmente anedóticos (Valente,João Afonso, Tozé, Alex), a gestão desportiva foi leviana e incapaz de corresponder às exigências de um plantel que tinha cinco competições pela frente.
Foi leviana e incapaz na equipa A mas também na equipa B que "pena" no último lugar da II Liga fruto de um plantel pessimamente construido, enxameado de estrangeiros (a maioria dos quais sem qualidade) e com perspectivas negras quanto à manutenção por exclusiva responsabilidade da SAD.
É o estado das nossas equipas de futebol profissional.
Um estado que prova a falência da gestão desportiva do Vitória assente em erros, disparates, ambiguidades várias e absoluta incapacidade de compreender o que é este clube e gerir em função disso.
Pedro Martins, que tem cometido alguns erros mas está longe de ser o maior responsável pelo descalabro, afirmou no fim do jogo com a Oliveirense que "...jamais serei um problema para este clube..."(sic) dando com isso sinal claro do respeito e estima que tem pelo Vitória.
Talvez seja o tempo de que quem está acima dele fazer o mesmo.
Com idêntica disponibilidade para por os interesses do clube acima de tudo.
Há circunstâncias em que ser vitoriano e amar este clube pode significar deixa-lo seguir o seu caminho sem qualquer condicionalismo ou interesse pessoal.
Depois Falamos

7 comentários:

ON disse...

Acho que o treinadoe não está isento de culpas, mas trocar agora de treinador, é o mesmo que varrer para debaixo do tapete. Eu defendo eleições já.

Anónimo disse...

Levamos 4 e podiam ser mais.foi horrivel. Mas para mim o grande problema vem de termos uma direçāo de vaidosos e incompetentes. H.M.

luis cirilo disse...

Caro ON:
Claro que tem responsabilidades. E bastantes. Mas o problema não se resolve com troca de treinador. A mudança tem de ser bem maior.
Caro H.M.
Realmente podia ter sido pior. Miguel Silva tem toda a responsabilidade no segundo golo mas defendeu um penalti e fez duas espectaculares defesas a negar golos que pareciam certos. Podia ter sido bem pior de facto.
Naturalmente que a SAD é a grande responsável por esta época péssima que estamos a fazer

Rui Saavedra disse...

Está em condições de garantir que existirá de facto uma alternativa a esta direcção?
Cumprimentos,
Rui

Unknown disse...

O Miguel Silva foi o menos mau do Vitória mesmo após o desaire do 2ºGolo.

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.


Apesar da direção ter alguma culpa, a realidade é que o treinador é o principal responsável (já agora, tanto na equipa A como na B).

Foi a direção que disse, no inicio de agosto, que estava bem servida com o plantel? Nunca ouvi o Pedro Martins dizer que o plantel não era suficiente?

Foi a direção que dispensou João Afonso, Tozé, Valente, Tylor Boyd, Alex,...? Não tinham lugar no banco?

Eu sei que a tentação da comparação com a época passada é grande, mas não nos podemos esquecer que já o ano passado trememos bem. Causa-me estranheza ouvir dizer que a nossa frente de ataque do ano passado e o meio campo e mais não sei que...

No ano passado, na meia final da taça, com o 2-0 da primeira volta trememos bem em Chaves. Onde estava a super equipa que hoje todos falam? Foi a tática do treinador que não deu mais.

No ano passado, com a referida super equipa, o que fizemos no penúltimo jogo com o Feirense. Perdemos em casa, mas não interessava... a final do Jamor é que era. Fomos à Luz e... também não interessa, onde estava o super ataque e a muralha defensiva do Josué e mais não sei quê? A final do Jamor é que era. Fomos ao Jamor e... mais do mesmo. não houve super ataque...

Relembro que nos últimos 22 jogos oficiais o Vitória só ganhou 6, perdeu 12 (mais de metade) e empatou 4. Muito mau para um treinador.

Fui defensor da vinda do Pedro Martins, mas sem dúvida que não está a corresponder.

Nestes 22 jogos, a falha mais grave da direção é continuar a apostar no Pedro Martins.

Não é a qualidade dos jogadores que faz a equipa jogar com o coração e dar tudo pelo clube, mas a mensagem que é transmitida dia-a-dia nos treinos.

O plantel não é o melhor dos últimos anos, mas também não é tão fraco como querem fazer querer. Até o Boavista, com as limitações que tem, nos está a morder os calcanhares.

No meio disto tudo, volta Pimenta estás perdoado (até ajudava os "entendidos" da rádio Santiago a andar na linha).


Cumprimentos,

Fernandes


luis cirilo disse...

Caro Rui Saavedra:
Eu só posso falar por mim.
E aí posso garantir que darei o meu contributo no que for possível para termos um Vitória bem melhor.
Caro Albino Simões:
Não posso estar mais de acordo.
Caro Fernandes:
O treinador tem muitas responsabilidades é verdade.
Uma delas, provavelemente, é o ter-se calado face a imposições que lhe fizeram e a pedidos que não lhe satisfizeram.
Mas não foi ele que falou de investimentos de 13 milhoes nem foi ele que disse que tínhamos uma das melhores equipas dos ultimos dez anos.
Como não foi ele que vendeu Soares, João Pedro, Bruno Gaspar e Josué nem foi ele que se esqueceu de lembrar ao Porto o compromisso em relação a Marega.
Não sei se foi ele que dispensou Valente mas sei que não foi ele a deixá-lo ir para um concorrente directo que ainda meses atrás nos tinha enganado no caso de Fransergio.
Quanto à equipa B, onde ele nem sempre tem dado a melhor colaboração é verdade, não foi ele que na época passada "obrigou" Vitor Campelos a utilizar 55 jogadores (deve ser recorde mundial) nem esta época constituiu um plantel com 20 estrangeiros. Pedro Martis, concordo, tem desiludido. Mas o grande problemas e os grandes responsáveis por esta época de desolação estão na SAD. Não desviemos atenções disso