segunda-feira, novembro 20, 2017

Dever Cumprido

Quiseram os caprichos dos sorteios que poucas semanas depois de o Vitória receber o Feirense para a taça CTT e poucas semanas antes de o voltar a receber ,desta feita para a Liga, o tenha recebido hoje para a Taça de Portugal a única competição em que o Vitória ainda pode aspirar a uma participação compatível com o seu estatuto.
E a verdade dos factos aponta para um início de jogo fulgurante com um golo aos quatro minutos, fruto da inspiração de Raphinha e do oportunismo de Héldon, complementado por mais algumas (poucas) jogadas de perigo nomeadamente um remate perigoso de Rafael Martins.
Mas depois, e como vem sendo hábito, a equipa foi-se apagando e permitiu que o adversário equilibrasse o jogo e se fosse aproximando da baliza hoje defendida por Douglas.
No inicio do segundo tempo mais um momento favorável ao Vitória com a expulsão de Sony e a perspectiva de jogar praticamente todo o segundo tempo em vantagem numérica o que sempre ajuda e em especial quando já se está em vantagem no marcador.
Viria depois o grande momento do jogo com o espectacular golo de Raphinha, daqueles de levantar estádios, e pensou-se que o assunto estaria resolvido porque com dois golos de diferença e em vantagem numérica raiaria o impossível o Feirense conseguir dar a volta ao jogo.
Mas depois de mais um lance de Raphinha, com o remate a esbarrar no poste e consequente "momento Sturgeon" a falhar a recarga perante uma baliza escancarada, o Feirense reduziu num lance em que Douglas não ficou bem na "fotografia"e foram uns minutos finais de credo na boca com o Feirense a pressionar e o Vitória a jogar em contra ataque (!!!) tentando aproveitar o balanceamento ofensivo do adversário.
E quase o conseguia em mais um lance de Raphinha (quem mais havia de ser?) que o guardião do Feirense conseguiu anular com excelente defesa.
Em suma um bom resultado construido com uma exibição cheia de carências à qual valeu a inspiração e o talento de Raphinha que fez um golo (e que golo...),ofereceu outro, atirou uma bola ao poste e ainda viu o guarda redes negar-lhe clara oportunidade.
O essencial era passa a eliminatória e isso foi conseguido.
Mas para ter aspirações de continuar na taça, e até voltar ao Jamor, é preciso bastante mais do que aquilo que se tem visto desde...Agosto.
Rui Costa fez uma boa arbitragem sem qualquer margem para reparos.
Depois Falamos.

2 comentários:

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

na minha opinião, o melhor mesmo deste jogo foi a passagem à fase seguinte.
Sei que nem sempre se pode jogar bem, mas andamos a jogar bem muito poucas vezes, e isso não me agrada nem um pouco. Ontem, a jogar contra o Feirense (com todo o respeito que me merece), parecíamos uma equipa da 2ª Liga ou do CNS, a jogar para trás, a perder tempo ainda na 1ª parte... Acho que esta não é a identidade do Vitória, pelo menos não é a identidade do Vitória que eu gostava que fosse. Tínhamos de ter outra atitude, tal como tivemos para chegarmos ao primeiro golo... Tínhamos de ter feito mais um ou dois, e depois sim, podíamos "descansar" e "inventar" um pouco, mas com o jogo controlado.
Não consigo perceber como é que o Douglas (que até fez boas defesas) consegue ter atitudes constantes de perdas de tempo, para mim é inadmissível. Assim como ainda não consegui bem perceber a posição (e desempenho) do Francisco Ramos?!?!?!

Abraço
Miguel

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Estamos de acordo.
Sou do tempo em que qualquer equipa, incluindo os chamados "grandes", vinha a Guimarães com receio do Vitória e entrava em jogo com alguma precaução.
Actualmente qualquer equipa vem ao nosso estádio jogar o jogo pelo jogo (veja a Oliveirense por exemplo) sem qualquer temor ao Vitória e parecendo que está a jogar em casa própria. Desse tempo resta, e é o que vai valendo, o apoio do público que ainda ajuda a fazer a diferença e bastas vezes empurra a equipa para a frente. Ontem jogando toda a segunda parte em vantagem numérica a atitude tinha de ser bem outra e não aquela de ver no que paravam as modas.
Quanto às perdas de tempo do Douglas são um problema antigo, muito anterior a esta época, e que apenas servem para irritar os adeptos. Especialmente em jogos como os de ontem. Sendo certo que se o faz é porque tem instruções para isso