sexta-feira, novembro 24, 2017

Desoladora

Foto: zerozero.

Escrever sobre "este" Vitória e sobre a desoladora temporada que vem fazendo é cada vez mais "chover no molhado".
Porque jogo após jogo, competição após competição, repetem-se as más exibições que vão dando origem ao sucessivo falhar de objectivos rumo a uma época de total frustração dos adeptos face a tanto desperdício.
Ontem em Salzburgo foi apenas mais um capitulo triste daquela a quem ousaram chamar uma das melhores equipas dos últimos dez anos mas que a realidade vem provando que é provavelmente a pior.
Uma equipa sem fio de jogo, dando sinais de estar fisicamente de rastos, com jogadores que ninguém percebe o que andam ali a fazer, sem ambição nem espírito de conquista, dando uma pálida imagem daquilo que devia ser um Vitória que entrou nesta época sabendo (desde Abril !) que tinha cinco competições para disputar.
Uma equipa débil a defender (então nos flancos...) , com um meio campo sem capacidade de construção e de dar jogo aos avançados e um ataque em que cada um joga por si e todos à espera da inspiração de Raphinha.
Uma equipa que precisava bem de meia dúzia de reforços,aptos a entrarem imediatamente no onze, mas que mesmo que eles venham em Janeiro( o que não acredito) corre o risco de ser demasiado tarde para salvar o que nos resta que é a tentativa de ir a um qualquer play off da Liga Europa da próxima época.
Mau demais para o Vitória. Mais demais para nós,adeptos, que merecemos muito mais e muito melhor.
Três notas finais:
Uma para as lesões. Que demoram eternidades a curar mas cuja cura é por vezes efémera deixando muitas interrogações sobre a eficácia de um departamento médico de cuja total remodelação continuam sem se ver os resultados positivos.
Outra para o guarda redes. Que são ambos excelentes (quer Miguel Silva quer Douglas) mas que são impotentes para resolver os problemas causados por um sector defensivo débil e por uma equipa que defende mal. Jogo após jogo prova-se que o problema não está, nem nunca esteve, nos guarda redes.
A terceira para as opções de Pedro Martins. Especialmente para a teimosia em Sturgeon que se tem revelado um total disparate face à nulidade das exibições do jogador. A verdade é que até num jogo decisivo para a continuidade na Liga Europa ( prestígio e dinheiro) se apostou num jogador que em nada justificou a aposta enquanto se deixou no banco Héldon e Hélder Ferreira e na bancada Vigário.
Razões haverá para esta insistência em Sturgeon. 
Não são é visíveis no relvado!
Em suma resta a esperança, bem pequena, de que o Salzburgo vá ganhar a Marselha para podermos aspirar ao apuramento para a próxima fase desde que ganhemos em Guimarães ao Konyaspor o que com este Vitória está muito longe de poder ser uma certeza.
É o que temos...
Depois Falamos

18 comentários:

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

Isto está cada vez pior.
Sinceramente não acredito na passagem à fase a eliminar. Ontem, tal como tem vindo a acontecer, jogámos mal. Dá pena ver este Vitória a jogar. Até os bons jogadores estão a jogar mal, até o treinador (que a meu ver é um bom treinador) esteve mal. O ambiente que se está a viver afecta toda a gente. Precisamos de fazer alguma coisa.
A Liga Europa já foi, a Taça da Liga também, a Taça de Portugal (FCP em casa deles, a jogar como estamos a jogar, e com o nosso presidente subserviente a PC) também me parece muito difícil. Só nos resta o campeonato! É bom que as campainhas toquem a tempo de acordarmos de um pesadelo não muito longínquo...

Abraço
Miguel

il disse...

Caro Cirilo:
Ontem entrei no café à noite pensei em si, quando disseram o resultado. Disse logo que conhecia quem estivesse bem triste.

Bom, agora é só pensar que a bola é redonda e para o ano há mais. Entretanto, os 'rapazes' tem de treinar mais. Até eu, que nada entendo dou uma de treinador de bancada. Pelo que diz também não há estratégia de jogo. Neste nível já não é pontapé para a frente.

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.


O treinador é que é o grande culpado... ou faz o que lhe mandam (e não tem personalidade para expor o que se passa) ou não ter potencial para o Vitória (que é naquilo que acredito).

Se me permite, repare que as suas últimas notas são relativas ao treinador e às suas opções e não à direção. Por muito fraca que a direão seja (e acredito que sim):

Será que eles querem jogadores desinteressados a jogar?
Será que querem jogadores que têm medo de receber a bola?
Será que querem jogadores que não sabem marcar cantos, livres, etc?
Será que querem jogadores mal preparados fisicamente?
Será que são eles que dizem para os jogadores continuarem a insistir a ficar com a bola até a perderem?

Facilmente nos recordaremos que na época anterior, o cenário não era muito diferente (para o campeonato). "Correu bem" durante 6 ou 7 jogos... e foi tudo uma grande ilusão, porque parte da época foi semelhante à deste ano.

Muitas vezes tenho que responder a esta pergunta que me fazem: Não gostavas de ter o Hernâni e o Marega? Gostava, mas na época passada miguem queria emprestados e agora já não se importavam? O Marega não jogou bastantes jogos (entre a estupidez com o Nacional e a CAN) e o Hernâni teve uma postura também estranha. O Heldon faz-me lembrar o Hernâni... até tem potencial, mas está "triste" com o jogo e não sabe bem o que fazer e quando isso acontece... aparece sangue a mais na cabeça e acontece como o Hernâni e o Marega na época anterior. É tudo culpa da direção? Claro que não...

O problema é que as gentes de Guimarães estão-se a tornar portugueses e então basta ganharmos 2 ou 3 jogos seguidos (até pode ser contra o Vasco da Gama...) e aqui estamos nós outra vez e fazemos e acontecemos... enfim!

Ao menos a nível de importância e de futebol sem bola estamos no G4, logo a seguir aos 3 do costume (G3)... os outros do G11 não percebem nada de cultura de enredos.

Volta Pimenta que estás mais que perdoado!


Fernandes

Anónimo disse...

E o peruano a passear ? Não jogou contra o Benfica para descansar, jogou passada uma semana pela selecção, foi assobiado contra o Feirense e foi meter nojo para a Áustria. Ontem já era tarde: RUA !

Saganowski disse...

Este não é o meu Vitória!

Pedro Silva disse...

Olho para os vizinhos e a raiva é tanta. Por muito que nos custe, em termos de dimensao europeia estamos claramente abaixo do marrakech. Enfim.

G.C. disse...

Além de tudo também temos 2 frangueiros na baliza, que concorrem um com o outro para ser o segundo maior buraco da história do Vitória depois do nenuco vermelho...

P.S. O António José que lhe enviou solicitação no Facebook sou eu...
Que se saiba para que não se desconfie que eventualmente seria o último arregimentado do estado Islâmico, que vai dirigir um ataque climático contra a estátua do Dom Afonso Henriques...
Cumprimentos.

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Também acho.
Porque por este caminho, incluindo a equipa B e os juniores,o futuro é muito negro.
Corremos o sério risco, em termos de equipa A, de falharmos todos os objectivos. Mas depois não venham dizer que a culpa é do treinador (tem alguma) e dos jogadores(também tem mas são os que tem menos) como se acima deles não estivessem os primeiros responsáveis.
Cara il:
Nem estratégia d ejogo nem estratégia de gestão desportivas. Um descalabro

luis cirilo disse...

Caro Fernandes:
O treinador tem falhado em muitas ocasiões. Numas por acção (opções que faz) e noutras por omissão (aceitando o que lhe impõe sem protestar) e é responsável por isso. Mas o problema está acima dele. Porque não é ele que define a gestão desportiva, a politica de empréstimos e de contratações que é simplesmente incompreensível e inaceitável. Falta saber quem decidiu dispensar Valente,emprestar João Afonso e Tozé que são três jogadores que tinham lugar de caras neste plantel. Mas mesmo que fosse PM,o que duvido, isso não retira a responsabilidade aos administradores. Os tais que dizem que esta é das melhores equipas dos últimos dez anos.
Caro Anónimo:
Por mim o senhor Hurtado não jogava no Vitória. Não pelo contrato em que alguém o deixoi por clausulas inaceitáveis mas porque faz disto um part time. O rendimento dele neste jogo foi nulo.
Caro Saganowski:
É o Vitória da SAD.
Caro Guimarães Carvalho:
Quanto aos guarda redes estou em total desacordo.Quanto ao facebook já respondi.

Saganowski disse...

A culpa de toda esta situação não é do Pedro Martins, muito menos dos jogadores.
A culpa é de quem andou a passear pelo o Brasil durante o defeso e de quem se andou a pavonear pelo Olival à espera de empréstimos dos jogadores que, ou já foram nossos, ou não contavam para o clube da Avenida Fernão Magalhães.

O Pedro Martins teve de trabalhar com a mão de obra que lhe arranjaram, tarde e a más horas.

Quanto ao perú, por mim não jogava mais na equipa A este ano, só para se lhe acabarem as peneiras!

E já agora, acabem com a mania de jogar de calções pretos, que já se viu que só dá azar!!!

jj disse...

Sim, o Pedro Silva tem razão... Em termos europeus, não há comparação possível entre SCB e VSC. Em 9 presenças do SCB em fases de grupos (Champions, Taça UEFA, Liga Europa), 7 delas resultaram na passagem à ronda seguinte. Temos 17 vitórias fora, em países como Alemanha, Espanha, Itália, Inglaterra, Holanda, Turquia (3 vezes), etc. E claro temos uma taça europeia (Intertoto) e uma presença numa final. Mas em 15 anos o cenário estará mais equilibrado, pois o presidente Júlio Mendes prometeu uma presença numa final europeia.

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Calções pretos sempre. É o nosso equipamento tradicional e o que dá azar é sofrer golos e não jogar nada não são as cores dos equipamentos.
Quanto ao Pedro Martins não sendo o maior culpado tem algumas responsabilidades. Faz a convocatória, escolhe a equipa, escolhe as substituições e dá a táctica de jogo. E tem falhado algumas vezes.
Mas claro que a responsabilidade maior é da SAD.
Caro jj:
Com isso tudo e a nossa média de assistência continua muito superior à vossa. Por mais que estes dez anos vos tenham sido favoráveis continuam a ser um clube mais pequeno.

Joao Afonso disse...

Luís Cirilo esse título das assistências ...sabe uma coisa, já eu estou farto! Que nos adianta ter mais 3/4 mil por jogo....eles é que brilham por essa Europa fora, e nos agarrados a estas tretices. Enfim

luis cirilo disse...

Caro João Afonso:
Também estou farto desse "titulo" das assistências.
Mas neste momento é o que temos porque no resto o Braga teve uma década bem melhor que nós

A:C: disse...

Não respondeu , e se essa era a sua resposta fico elucidado de que não que não se sente muito seguro de que eu não seja o último lançamento da moda faca e alguidar...

A:C: disse...

Não respondeu , e se essa era a sua resposta fico elucidado de que não que não se sente muito seguro de que eu não seja o último lançamento da moda faca e alguidar...

luis cirilo disse...

Caro De Guimarães:
Não tenho nenhum comentário seu por responder

A:C: disse...

Respondeu agora às dois minhas contas anteriores ;)