domingo, junho 11, 2017

Goleadores

Diz-se na gíria do futebol que os avançados ganham jogos e as defesas ganham campeonatos.
Não será tanto assim mas de facto considerando que uma equipa se constrói de trás para a frente não é difícil estar de acordo com a premissa de que uma boa defesa, composta por jogadores de qualidade e bem entrosados, é meio caminho andado para se poder ganhar uma competição seja ela um campeonato nacional ou uma prova de selecções.
Mas, lá está, depois é preciso ganhar os jogos que dão pontos e apuramentos e para isso é preciso fazer golos tarefa de que estão especialmente incumbidos os avançados em geral e os pontas de lança em particular.
Portugal ao longo dos anos tem tido excelentes defesas , médios de qualidade muito acima da média, avançados de notável categoria mas uma relativa escassez de goleadores natos daqueles que resolvem jogos e competições.
É verdade que tivemos, acima de todos ,Eusébio e Pauleta que eram os maiores goleadores da selecção até ao advento de Ronaldo mas a verdade é que os seus golos nunca corresponderam à conquista de troféus nas grande competições a nível de selecções.
Como anteriormente tivemos Peyroteu e Matateu e entre Eusébio e Pauleta nomes como Jordão, Gomes, Néné e Manuel Fernandes.
Mas nenhum deles, com notável injustiça quando se trata de Eusébio, conseguiu transformar os seus golos na mais valia decisiva para fazer a diferença entre fazer grandes competições e ganhá-las.
Depois chegou Ronaldo.
E a História mudou.
Em 2004 ainda não era o goleador que é hoje (se o fosse talvez esse europeu tivesse ficado em Portugal em vez de ter viajado para Atenas) pelo que o seu contributo também não foi suficiente para construir uma História diferente.
Mas de lá para cá tem dado um extraordinário contributo à selecção,que teve como corolário a conquista do Europeu de França, num percurso que felizmente ainda está longe do seu fim.
E agora "chegou" André Silva.
Que acompanho atentamente desde os escalões de formação e que acho ter a qualidade suficiente para se tornar no melhor ponta de lança português dos últimos largos anos e também ele atingir números excepcionais em termos de golos marcados.
E quando se juntam talentos como Ronaldo e André Silva, e ainda por cima com a compatibilidade entre ambos que tem mostrado em campo ( 17 golos na fase de apuramento para o Mundial 2018 com 11 de Ronaldo e 6 de André) , só se pode gabar a sorte de um seleccionador que pode contar com dois goleadores de categoria mundial em simultâneo.
Creio que ambos, ajudados por Rui Patrício, Fonte, Raphael Guerreiro, Moutinho, André Gomes, Gelson Martins,Bernardo Silva e outros podem perfeitamente permitir a Portugal vencer o seu segundo grande troféu internacional a nível de selecções.
Ou seja a Taça das Confederações que começa sábado na Rússia.
Depois Falamos

Sem comentários: